Pesquisar No Site

Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

Publicado em: 07/02/2019
0661b93a-3c8e-42cc-9d99-c0669a8d73b9
Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

#pracegover
Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. Vários profissionais entre homens e mulheres que atendem pessoas com deficiência estão sentadas na plateia. Elas assistem palestra de um deficiente auditivo em Libras. Ele veste camisa cinza claro e calça mostarda e tênis marrom. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Nesta quinta-feira (7) houve o encerramento do Projeto“Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, com o seminário “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”, realizado por meio de um Convênio entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE-SAP e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

O evento ocorreu no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aberto ao público e com a participação de profissionais do setor de Educação Inclusiva, da Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, APAE Caraguatatuba, Acalento e entidades que atendem pessoas desse segmento social.

O curso que teve início em dezembro do ano passado e proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas, voltadas para pessoas com deficiência.

A primeira palestra foi com o tema “Tomada de Decisão Apoiada Capacidade Jurídica”,  com o professor Pedro Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas, que explicou sobre a constituição e a legislação Brasileira para este público.

Em seguida, Cristiano Koyama e Maria Inês Vieira, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-SP), ministraram a palestra “Autonomia da Pessoa com Deficiência Auditiva”,  onde frizaram as dificuldades de um surdo. Cristiano, que é deficiente auditivo, relatou suas próprias experiências e dificuldades, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Maria Inês fez a tradução para o público.

O curso foi encerrado com a palestra “Defesa dos direitos e promoção da autonomia da Pessoa com Deficiência”, ministrada por  Cleyton Borges e Fernando Lino, do Centro de Apoio Técnico da 1° Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Segundo a Supervisora da APAE-SP, Deisiana Campos Paes, a turma em Caraguatatuba teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população. Agradeço à Prefeitura de Caraguatatuba todo apoio que tivemos nesse projeto”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
MACC recebe lançamento do catálogo e palestra do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) recebe na quarta-feira (26/06), às 15h, o lançamento do catálogo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV), localizado em Jacareí. A palestra ‘Redescobrindo o MAV’ será ministrada por Cinthia Mayumi Aizawa, autora do catálogo e é aberta ao público.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/06/2019
Prefeitura de Caraguatatuba inicia inscrições para nova turma do curso Empreenda do Sebrae/SP
Prefeitura de Caraguatatuba inicia inscrições para nova turma do curso Empreenda do Sebrae/SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo, está com inscrições abertas para o curso Empreenda do Sebrae/SP até às 23h59 do dia 23 de junho (domingo), pelo link https://sebrae-aqui-caraguatatuba.negocio.site/?m=true. O curso adquirido pela Prefeitura de Caraguatatuba será oferecido pelo Sebrae/SP para quem deseja desenvolver práticas e comportamentos

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 28/05/2019
Água Viva Coral de Caraguatatuba busca vozes masculinas para compor grupo
Água Viva Coral de Caraguatatuba busca vozes masculinas para compor grupo

O Água Viva Coral de Caraguatatuba está em busca de novas vozes masculinas para compor o grupo. Os interessados em participar devem ter, no mínimo, 16 anos de idade e comparecer ao auditório Maristela de Oliveira, na sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, no Centro, nos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/06/2019
Equipe de Caraguatatuba conquista pódio na 4º Etapa da Liga Valeparaibana de Tênis
Equipe de Caraguatatuba conquista pódio na 4º Etapa da Liga Valeparaibana de Tênis

Alunos do tênis de mesa representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes, marcaram presença na 4º Etapa da Liga Valeparaibana de Tênis (LVTM), realizada no último domingo (09/06), em Jacareí. O município teve 25 representantes. Entre eles, seis atletas conquistaram o pódio em três categorias: Mirim

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/06/2019
Sepedi promove atividades ao ar livre no Programa Praia Acessível
Sepedi promove atividades ao ar livre no Programa Praia Acessível

Com o objetivo de sair da rotina, idosos do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) realizaram nesta sexta-feira (07/06), atividades ao ar livre, no Programa Praia Acessível, no Centro. O passeio que sempre ocorre logo pela manhã promoveu para 40 participantes atividades como alongamento,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 07/06/2019