Pesquisar No Site

Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

Publicado em: 07/02/2019
0661b93a-3c8e-42cc-9d99-c0669a8d73b9
Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

#pracegover
Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. Vários profissionais entre homens e mulheres que atendem pessoas com deficiência estão sentadas na plateia. Elas assistem palestra de um deficiente auditivo em Libras. Ele veste camisa cinza claro e calça mostarda e tênis marrom. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Nesta quinta-feira (7) houve o encerramento do Projeto“Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, com o seminário “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”, realizado por meio de um Convênio entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE-SAP e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

O evento ocorreu no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aberto ao público e com a participação de profissionais do setor de Educação Inclusiva, da Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, APAE Caraguatatuba, Acalento e entidades que atendem pessoas desse segmento social.

O curso que teve início em dezembro do ano passado e proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas, voltadas para pessoas com deficiência.

A primeira palestra foi com o tema “Tomada de Decisão Apoiada Capacidade Jurídica”,  com o professor Pedro Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas, que explicou sobre a constituição e a legislação Brasileira para este público.

Em seguida, Cristiano Koyama e Maria Inês Vieira, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-SP), ministraram a palestra “Autonomia da Pessoa com Deficiência Auditiva”,  onde frizaram as dificuldades de um surdo. Cristiano, que é deficiente auditivo, relatou suas próprias experiências e dificuldades, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Maria Inês fez a tradução para o público.

O curso foi encerrado com a palestra “Defesa dos direitos e promoção da autonomia da Pessoa com Deficiência”, ministrada por  Cleyton Borges e Fernando Lino, do Centro de Apoio Técnico da 1° Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Segundo a Supervisora da APAE-SP, Deisiana Campos Paes, a turma em Caraguatatuba teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população. Agradeço à Prefeitura de Caraguatatuba todo apoio que tivemos nesse projeto”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal
Fase decisiva: times disputam semifinais do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol e Futsal

Caraguatatuba vai receber as semifinais dos jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo e Futsal neste final de semana. A competição é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação. Nesta sexta-feira (12), o ginásio Morro do Algodão vai vibrar com o embate entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/04/2024