Pesquisar No Site

Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

Publicado em: 07/02/2019
0661b93a-3c8e-42cc-9d99-c0669a8d73b9
Prefeitura encerra Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”

#pracegover
Salão Monteiro Lobato na Secretaria de Educação. Vários profissionais entre homens e mulheres que atendem pessoas com deficiência estão sentadas na plateia. Elas assistem palestra de um deficiente auditivo em Libras. Ele veste camisa cinza claro e calça mostarda e tênis marrom. (Foto: Lucas Camargo/PMC)

Nesta quinta-feira (7) houve o encerramento do Projeto“Territórios e Redes – Prevenção à violência contra Pessoas com Deficiência”, com o seminário “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”, realizado por meio de um Convênio entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE-SAP e o Centro Tecnológico e Inovação/CTI, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

O evento ocorreu no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, aberto ao público e com a participação de profissionais do setor de Educação Inclusiva, da Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, APAE Caraguatatuba, Acalento e entidades que atendem pessoas desse segmento social.

O curso que teve início em dezembro do ano passado e proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas, voltadas para pessoas com deficiência.

A primeira palestra foi com o tema “Tomada de Decisão Apoiada Capacidade Jurídica”,  com o professor Pedro Peruzzo, da Pontifícia Universidade Católica PUC Campinas, que explicou sobre a constituição e a legislação Brasileira para este público.

Em seguida, Cristiano Koyama e Maria Inês Vieira, da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic-SP), ministraram a palestra “Autonomia da Pessoa com Deficiência Auditiva”,  onde frizaram as dificuldades de um surdo. Cristiano, que é deficiente auditivo, relatou suas próprias experiências e dificuldades, utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), enquanto Maria Inês fez a tradução para o público.

O curso foi encerrado com a palestra “Defesa dos direitos e promoção da autonomia da Pessoa com Deficiência”, ministrada por  Cleyton Borges e Fernando Lino, do Centro de Apoio Técnico da 1° Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Segundo a Supervisora da APAE-SP, Deisiana Campos Paes, a turma em Caraguatatuba teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população. Agradeço à Prefeitura de Caraguatatuba todo apoio que tivemos nesse projeto”, declarou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2019-02-28 at 12.38.33
Projeto Por do Som encerra temporada de verão com sertanejo universitário de Eli&Lemos

Esta sexta-feira (1º) de março é o último dia do Projeto Por do Som que leva muita música para o Mirante do Camareiro, na região central de Caraguatatuba. Para encerrar a temporada a apresentação fica por conta dos irmãos Eli&Lemos, que interpretam o sertanejo raiz e universitário. O dueto é

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 28/02/2019
oficinas culturais
Fundacc abre inscrições para cursos de dança das Oficinas Culturais

Começou nesta segunda-feira (25), as inscrições para as Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Este ano as matriculas realizadas no primeiro dia foram referentes à área da dança, uma das mais procuradas pelos munícipes. Ofertando vagas nas modalidades: balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/02/2019
Artesanato
Comissão de Artesanato organiza 1ª Mostra da Arte de Caraguatatuba

A Comissão Municipal Setorial de Artesanato, em parceria com a Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba organiza a 1ª Mostra da Arte, realizada em comemoração ao Dia do Artesão. A exposição será realizada de 19 a 26 de março, das 17h às 21h, no Espaço Paulo Mott, na

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2019
Secretaria de Educação
Alunos da EMEF Prof. Geraldo de Lima participam do Programa “Caraguá Mais Saudável” sexta (22/02)

O programa “Caraguá Mais Saudável”, desenvolvido pela equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, iniciado no ano passado, já percorreu 19 unidades escolares da rede municipal de ensino. O programa tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol

Leia Mais Notícias Publicado em 20/02/2019
Futebol
Caraguatatuba divulga resultado de jogo da 1ª rodada do Torneio Início de Aniversário da Cidade e próximas rodadas

Na noite desta quinta-feira (14/03), no campo do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), em Caraguatatuba, foi realizado um dos jogos da 1ª rodada do torneio Início de Aniversário da Cidade, entre os times A.A Corinthians e A.E Gaivotas. Durante a partida de futebol, a equipe do A.A Corinthians fez

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/03/2019