Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

divulgação
Prefeitura de Caraguatatuba oferece esportes adaptados para pessoas com deficiência

#PraCegoVer: duas pessoas sentadas em cadeira de rodas enquanto lançam a bola da partida do jogo de bocha. Técnico observa o jogo. (Foto: Luis Gava/PMC)

Pessoas com qualquer tipo de deficiência que queiram praticar esportes, com interesse em participar de competições ou em apenas realizar alguma atividade física, podem procurar a Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer), para realizar a inscrição.

As modalidades oferecidas são natação, bocha, atletismo ou rollerski (esqui com rodas), este último, implantado neste ano. Dentro de cada categoria, o atleta pode seguir para diferentes segmentos.

As inscrições devem ser feitas na Secer, no endereço Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia (dentro do Centro Esportivo Municipal). Podem se inscrever pessoas com mais de 10 anos de idade, munidas de RG, CPF, atestado de aptidão física e avaliação médica da patologia.

Atualmente, o setor de esportes adaptados da Secer, possui 62 atletas, sendo 28 de alto rendimento, aqueles que treinam com foco em competição e representam o município em diferentes campeonatos.

Segundo o diretor de esportes adaptados, Marcio Prado, Caraguatatuba possui vários atletas competindo em grandes níveis, alcançando diversos títulos. “Temos atleta com recorde das Américas; vice-campeão sul-americano e até que compõem o ranking nacional”, disse.

“A prática de esportes é essencial para a saúde física e mental de qualquer pessoa e para as pessoas com deficiência pode significar muito além de apenas uma atividade física. Eles adquirem mais confiança em si mesmos, autoestima, além de benefícios de força e motivação”, destaca Marcio.

#PraCegoVer: atleta sozinha em cadeira do esporte rollerski na cor rosa, praticando esporte com auxilio de bastão, enquanto desce pequena ladeira. A cadeira é feita de ferro, com rodinhas no chão. Ao fundo uma grande árvore e um homem andando. (Foto: Luis Gava/PMC)

O professor de esportes adaptados, Rodrigo Brandt, conta que além atividades para atletas de alto rendimento, também oferecem aulas de iniciação, para quem busca inclusão social por meio do esporte.

“No convívio com os alunos, eles desabafam e contam que a iniciação no esporte, foi um divisor de águas em suas vidas. Muitos limites que eram impostos por eles mesmos foram superados. Hoje, alcançaram autonomia e independência na realização de tarefas simples do dia a dia, graças a melhora física conquistada pelo esporte”, conta Rodrigo.

Os treinos são realizados diariamente, nos períodos da manhã e tarde. Primeiramente os alunos passam por avaliação física para detectar os pontos fortes e fracos e qual modalidade seguir; preparação física; coleta de dados; treinamento e por último, equipe de alto rendimento, quando alcançam um nível mais alto e passam a receber bolsa paratleta.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga
‘Gabinete em Ação’ registra cerca de 350 atendimentos no primeiro dia e segue até sexta-feira no Tinga

O projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você” iniciou nesta terça-feira (19), no bairro Tinga, com cerca de 350 atendimentos realizados à população. A ação segue até sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça em frente à escola Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, na Rua Denilza

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 20/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia
Prefeitura e Sabesp realizam vistoria na Praia do Camaroeiro para coleta e análise de material na faixa de areia

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, em conjunto com a Sabesp e a Colônia de Pescadores Z8, realizou uma vistoria na Praia do Camaroeiro na última quarta-feira (28). O objetivo foi investigar e coletar amostras de uma substância presente na faixa de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024