Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba discute distribuição de royalties no STF

Publicado em: 28/02/2019
WhatsApp Image 2019-02-27 at 19.29.54
Prefeitura de Caraguatatuba discute distribuição de royalties no STF

Nesta quarta-feira (27/02), o vice-prefeito de Caraguatatuba, Eugenio de Campos Junior, esteve em audiência em Brasília em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Acompanhado do secretário de Administração e Fazenda, Ricardo Suner Romera, o intuito era solicitar ao STF que adiasse a votação da liminar apresentada pelo Estado do Rio de Janeiro, em 2012, e que prevê a divisão dos royalties da maneira que é feita hoje.

O intuito é que os municípios tenham mais tempo para formular os projetos técnicos com informações dos impactos da lei que altera o repasse que são feitos 127 municípios do país, que possuem instalações de produção ou reprocessamento. As discussões apontam uma nova distribuição entre todos os municípios do país.

Segundo Campos Junior, a reunião já começou com a boa noticia de que o julgamento da liminar não entrará em pauta no primeiro trimestre de 2019.

“A reunião foi muito produtiva e falamos do grande impacto que essa mudança representa nos orçamentos de nossos municípios, e a importância dele na construção de um município com infraestrutura suficiente, afinal somos a região que mais cresce em números de habitantes no país”, ressalta Campos.

Toffoli solicitou que as Prefeituras encaminhem informações técnicas sobre os royalties para o STF e em especial a ministra Carmem Lúcia, relatora do projeto,  para que possam analisar qual o impacto financeiro que o município poderá ter no caso da liminar seja derrubada.

Royalties

O royalty é uma compensação financeira devida à União pelas empresas que produzem petróleo e gás natural no território brasileiro: uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos não renováveis.

Os royalties incidem sobre o valor da produção do campo e são recolhidos mensalmente pelas empresas concessionárias por meio de pagamentos efetuados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até o último dia do mês seguinte àquele em que ocorreu a produção. A STN repassa os royalties aos beneficiários com base nos cálculos efetuados pela ANP, de acordo com o estabelecido pelas leis nº 9.478/1997 e nº 7.990/1989, regulamentadas, respectivamente, pelos decretos nº 2.705/1998 e nº 1/1991.

Os royalties incidem sobre a produção mensal do campo produtor. O valor a ser pago pelos concessionários é obtido multiplicando-se três fatores:
(1) Alíquota dos royalties do campo produtor, que pode variar de 5% a 10%;
(2) Produção mensal de petróleo e gás natural produzidos pelo campo;
(3) Preço de referência destes hidrocarbonetos no mês (artigos 7º e 8º do Decreto nº 2.705/1998, que regulamentou a Lei nº 9.478/1997).

Calculo do Rateio (FEV 2019)

SÃO PAULO
ZONA DE PRODUÇÃO PRINCIPAL (60%)
Município Estado População Coeficiente Individual de Participação Rateio Normal
Caraguatatuba-SP SP             100.840                                                                1,85 7,3632%  

 

(fonte ANP)

Divisão em Reais

MAR
até 5% > 5% Ajustes Total
zona principal Instalação Municípios Confrontantes afetado
instalação / zona de influência
   2.392.294,52    667.971,87        366.436,73   2.384.433,78    3.525.991,27  (4.258,46)   9.332.869,71

(fonte ANP)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos
CCZ de Caraguatatuba faz atendimento móvel no bairro Golfinhos

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba promoveu no último sábado (2), a pedido da Associação de Amigos de Bairro do Golfinhos, atendimento de 30 cães e gatos, na sede da Associação. Os animais estavam previamente agendados e foram levados pelos seus proprietários e a equipe do CCZ

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou a terceira e última audiência pública do projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de implantação e operação, reforma, restauro, implantação, operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio na última quarta-feira (28/2), na Emef Dr.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/02/2024
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté
Caraguatatuba promove Campanha de Doação de Sangue e leva doadores ao Hemonúcleo de Taubaté

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Referência da Saúde da Mulher, o Pró-Mulher, promoveu nesta sexta-feira (8), mais uma Campanha de Doação de Sangue. Quinze pessoas foram levadas ao Hemonúcleo de Taubaté. A campanha tem como objetivo levar doadores em transporte gratuito ofertado pela Prefeitura, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público
Champs Open de Beach Tennis agitou Caraguatatuba com presença do público

O Champs Open Internacional de Beach Tennis agitou o último final de semana em Caraguatatuba com grandes nomes da modalidade em todo o país e alguns dos principais destaques do mundo. Com a arena completamente lotada na Praia do Indaiá, a cidade se despediu das disputas entre os gigantes do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 06/03/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024