Pesquisar No Site

Munícipes podem adquirir gratuitamente projeto de calçada nos padrões de acessibilidade

Destaques
SEPEDI
Munícipes podem adquirir gratuitamente projeto de calçada nos padrões de acessibilidade

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) possui o serviço de orientação e elaboração de projeto gratuito para Calçada Acessível, uma padronização das calçadas que facilita o acesso de idosos, gestantes e pessoas com deficiências.

O projeto de Calçada Acessível segue orientações da Lei Municipal 2074/13 que orienta três tipos de faixas: serviço, livre e de acesso. A faixa de serviço tem largura mínima de 70 cm, destinada à instalação de equipamentos e mobiliários urbanos (lixeiras, bancos, postes, telefones públicos, sinalização, etc).

A faixa livre deve ser regular, firme, contínua e antiderrapante, preferencialmente de concreto desempenado. Deve ter largura mínima de 1,20 metros, não sendo permitidas quaisquer interferências estruturais. Esta é por onde o pedestre irá passar.

Já a faixa de acesso só pode ser instalada em calçadas com largura mínima de 2 metros, admitindo vegetação, anúncios, veículos, mesas, etc, desde que autorizados pelos órgãos competentes.

#PraCegoVer: antes e depois de calçada: no antes, calçada em obras com terra, com um muro de concreto ao lado, há um poste no meio do espaço e uma caçamba laranja de entulhos na rua; no depois, calçada cimentada pronta, com vegetação na lateral e muro finalizado. (Foto: Divulgação/PMC)

Segundo o arquiteto e chefe da área de atendimento e orientação da Sepedi, César Dolfini, as cidades devem ser projetadas para as pessoas, que primordialmente utilizam a calçada para caminhar. “A acessibilidade das calçadas é uma questão de extrema importância, não apenas para que as pessoas com deficiência consigam transitar, mas para toda a população, como crianças, jovens, adultos e idosos”.

Ele ainda destaca que quando as calçadas não estão acessíveis, todos sofrem. “É enorme a quantidade de acidentes por causa de problemas na calçada. Por isso, é extremamente importante que haja a acessibilidade contínua entre as calçadas do município, fazendo com que as pessoas consigam transitar de um lugar ao outro sem enfrentar dificuldades”, disse.

Qualquer pessoa que queira regularizar a calçada de seu imóvel ou comércio pode procurar a Sepedi e buscar orientação, no setor da Diretoria de Projetos e Acessibilidade. Uma equipe visitará o local para vistoria e assim, elaborará o projeto, conforme a lei.

Munícipes que forem notificados, após fiscalização da Secretaria de Urbanismo, devem procurar a Sepedi, no prazo de 30 dias, a partir da data de recebimento do AR (carta registrada), com a notificação para protocolo e orientação.

Em 2018 foram lavrados 936 autos de infração, destes cerca de 500 projetos foram executados. O munícipe que não atender aos critérios corre risco de multa com valor a partir de R$ 1,9 mil.

Importante destacar que, o proprietário do imóvel é o responsável pela construção da calçada em frente seu lote e deverá mantê-lo em perfeitas condições de conservação.

É orientado também que se faça o plantio de árvores que não prejudiquem a construção, como pata-de-vaca, resedá, jasmim-manga, quaresmeira, manacá-da-serra-anão, ipê, dama-da-noite, pau-fava, cássia-do-nordeste. Figueira e Chapéu de Sol não são espécies indicadas.

Mais informações e orientações podem ser obtidas na Sepedi, no endereço: Avenida Jorge Burihan, nº 10 – Jardim Jaqueira, telefone: 3886-3050.

 

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira
Fundo Social de Caraguatatuba abre 30 vagas para curso de Iniciação à Costura na próxima terça-feira

O Fundo Social de Caraguatatuba retoma no mês de março, o curso de Iniciação à Costura e irá disponibilizar cinco turmas, totalizando 30 vagas. O objetivo é capacitar alunos interessados em iniciar nesta área, como fonte de geração de renda. Serão disponibilizadas turmas de segunda à sexta-feira, das 13h30 às

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 01/03/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
1
Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Caraguatatuba receberá uma palestra sobre o Programa CACAU SP na próxima quarta-feira (13/3), às 9h. Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, a ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol tem jogos válidos pelas quartas de final neste domingo

Quatro jogos serão disputados pelas quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo neste domingo (24/3). No campo do Morro do Algodão, a partir das 11h tem a disputa entre EC Primavera e EC beira Mar, valendo uma vaga nas semifinais. Logo depois, às 13h, Pegorelli

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba terá nova modalidade Yoga pelo Projeto Nova Onda e inscrições abrem segunda-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anuncia a abertura de inscrições para a nova modalidade do Projeto Nova Onda: a Yoga. A partir de segunda-feira, dia 4 de março, os interessados poderão participar das aulas que serão oferecidas em horários variados, tanto no Centro

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 01/03/2024