Pesquisar No Site

Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue

Publicado em: 08/02/2019
Destaques
DSC_1432
Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou hoje (08/02) uma força-tarefa para realizar o bloqueio mecânico da dengue, que consiste na verificação e retirada de possíveis criadouros do mosquito  Aedes aegypti, em ruas do bairro Martim de Sá, região central da cidade. No bairro, foi registrado um caso de dengue hemorrágica, cujo morador veio a óbito. Está em investigação se a doença foi contraída em Caraguatatuba ou fora do município.

#PraCegoVer: Dois funcionários da Sesep carregam resíduos com pás para uma escavadeira (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Após o bloqueio mecânico, o bairro também receberá equipes para pulverização de inseticida. No bairro Casa Branca, onde foi registrado outro caso positivo de dengue, o CCZ já está realizando hoje a aplicação de inseticida de casa em casa. Amanhã, as operações prosseguem.

Capacitação

A Secretaria de Saúde realizou ontem (07/02), em caráter extraordinário, uma “Sala de Situação Emergencial”, reunindo representantes de unidades de saúde consideradas portas de entrada, para estabelecer medidas de combate à dengue em toda a cidade.

Participaram representantes das Unidades de Pronto Atendimento, das Unidades Básicas de Saúde, da Casa de Saúde Stella Maris, do Centro Médico São Camilo, do Hospital Santos Dumont, da Vigilância Epidemiológica da cidade, entre outras.

Uma das ações definidas será a realização, no dia 15 (sexta-feira), de um curso para capacitação de médicos e enfermeiros, que serão multiplicadores de informações atualizadas sobre a doença, levando  para demais profissionais da área.

#PraCegoVer: Agente do CCZ com uniforme e equipamentos de segurança e pulverizador entram em uma casa Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Outra medida será o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que têm a atribuição de orientar a população sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, Caraguatatuba tem registrado cinco casos suspeitos de dengue, dois positivos, sendo que um deles foi à  óbito. Em 2018, foram registrados apenas nove casos da doença e em 2017, foram 13 casos.

Operação Cata-Treco

A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou para hoje e amanhã (sábado), duas retroescavadeiras e caminhões para uma Operação Cata-treco nos bairros Olaria, Casa Branca e Martim de Sá. Os moradores devem aproveitar a oportunidade para descartar materiais inservíveis, ou seja, objetos com risco de virarem criadouro do mosquito da dengue, que deixem estes objetos para fora de casa durante o horário da operação para que possam ser recolhidos.

Conheça os principais sintomas da Dengue:

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
Perda do paladar e apetite
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
Náuseas e vômitos
Tonturas
Extremo cansaço
Moleza e dor no corpo
Muitas dores nos ossos e articulações

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Sintomas:

Dores abdominais fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Pele pálida, fria e úmida
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Manchas vermelhas na pele
Sonolência, agitação e confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Pulso rápido e fraco
Dificuldade respiratória
Perda de consciência

20 pontos que podem ser criadouros do Aedes aegypti

 

Aparadores de água de filtro

Área de descarte de sacos de lixo

Bandejas de ar condicionado/geladeiras

Banheiros/Instalações sanitárias

Caixas d’água/Reservatórios/Depósito de água

Tonéis, barris e tanques

Caixas de passagem de água

Calhas

Casas de máquinas de elevador

Geral de áreas externas

Escoadouros de áreas externas

Hortas e vasos em janelas e sacadas

Lajes

Lonas de cobertura

Marquises/Telhados

Móveis de jardim

Piscinas, fontes e espelhos d’água

Sucatas abandonadas/Objetos expostos ao tempo

Tanques, pias e ralos

Muros com cacos de vidro

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024