Pesquisar No Site

Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue

Publicado em: 08/02/2019
Destaques
DSC_1432
Caraguatatuba intensifica a guerra contra a dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou hoje (08/02) uma força-tarefa para realizar o bloqueio mecânico da dengue, que consiste na verificação e retirada de possíveis criadouros do mosquito  Aedes aegypti, em ruas do bairro Martim de Sá, região central da cidade. No bairro, foi registrado um caso de dengue hemorrágica, cujo morador veio a óbito. Está em investigação se a doença foi contraída em Caraguatatuba ou fora do município.

#PraCegoVer: Dois funcionários da Sesep carregam resíduos com pás para uma escavadeira (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Após o bloqueio mecânico, o bairro também receberá equipes para pulverização de inseticida. No bairro Casa Branca, onde foi registrado outro caso positivo de dengue, o CCZ já está realizando hoje a aplicação de inseticida de casa em casa. Amanhã, as operações prosseguem.

Capacitação

A Secretaria de Saúde realizou ontem (07/02), em caráter extraordinário, uma “Sala de Situação Emergencial”, reunindo representantes de unidades de saúde consideradas portas de entrada, para estabelecer medidas de combate à dengue em toda a cidade.

Participaram representantes das Unidades de Pronto Atendimento, das Unidades Básicas de Saúde, da Casa de Saúde Stella Maris, do Centro Médico São Camilo, do Hospital Santos Dumont, da Vigilância Epidemiológica da cidade, entre outras.

Uma das ações definidas será a realização, no dia 15 (sexta-feira), de um curso para capacitação de médicos e enfermeiros, que serão multiplicadores de informações atualizadas sobre a doença, levando  para demais profissionais da área.

#PraCegoVer: Agente do CCZ com uniforme e equipamentos de segurança e pulverizador entram em uma casa Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Outra medida será o treinamento de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que têm a atribuição de orientar a população sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti.

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, Caraguatatuba tem registrado cinco casos suspeitos de dengue, dois positivos, sendo que um deles foi à  óbito. Em 2018, foram registrados apenas nove casos da doença e em 2017, foram 13 casos.

Operação Cata-Treco

A Secretaria de Serviços Públicos disponibilizou para hoje e amanhã (sábado), duas retroescavadeiras e caminhões para uma Operação Cata-treco nos bairros Olaria, Casa Branca e Martim de Sá. Os moradores devem aproveitar a oportunidade para descartar materiais inservíveis, ou seja, objetos com risco de virarem criadouro do mosquito da dengue, que deixem estes objetos para fora de casa durante o horário da operação para que possam ser recolhidos.

Conheça os principais sintomas da Dengue:

Dengue Clássica

Febre alta com início súbito
Forte dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos
Perda do paladar e apetite
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
Náuseas e vômitos
Tonturas
Extremo cansaço
Moleza e dor no corpo
Muitas dores nos ossos e articulações

Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta. Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas. De acordo com estatísticas do Ministério da Saúde, cerca de 5% das pessoas com dengue hemorrágica morrem.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. Esse é um quadro grave que necessita de imediata atenção médica, pois pode ser fatal.

Sintomas:

Dores abdominais fortes e contínuas
Vômitos persistentes
Pele pálida, fria e úmida
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas
Manchas vermelhas na pele
Sonolência, agitação e confusão mental
Sede excessiva e boca seca
Pulso rápido e fraco
Dificuldade respiratória
Perda de consciência

20 pontos que podem ser criadouros do Aedes aegypti

 

Aparadores de água de filtro

Área de descarte de sacos de lixo

Bandejas de ar condicionado/geladeiras

Banheiros/Instalações sanitárias

Caixas d’água/Reservatórios/Depósito de água

Tonéis, barris e tanques

Caixas de passagem de água

Calhas

Casas de máquinas de elevador

Geral de áreas externas

Escoadouros de áreas externas

Hortas e vasos em janelas e sacadas

Lajes

Lonas de cobertura

Marquises/Telhados

Móveis de jardim

Piscinas, fontes e espelhos d’água

Sucatas abandonadas/Objetos expostos ao tempo

Tanques, pias e ralos

Muros com cacos de vidro

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba oferece diversas atividades na Semana do MEI do Sebrae
Atividades da Semana do MEI do Posto do Sebrae da Prefeitura de Caraguatatuba continuam até sexta-feira (24)

A Prefeitura de Caraguatatuba em parceira com o Sebrae/SP promove a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) até sexta-feira (24/05), com diversas palestras (online e presencias) e orientações técnicas para esse público. MEI’s empreendedores em potencial podem se inscrever gratuitamente para as atividades da Semana do MEI no link https://sebrae-aqui-caraguatatuba.negocio.site, que será marcadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 20/05/2019
Sala do Empreendedor de Caraguatatuba realiza Declaração Anual do MEI gratuitamente até dia 31 de maio
Sala do Empreendedor de Caraguatatuba realiza Declaração Anual do MEI gratuitamente até dia 31 de maio

Os microempreendedores individuais do município podem fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) gratuitamente até o dia 31 de maio (sexta-feira), das 9h às 16h, na Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria de Governo, no Centro. Os interessados devem apresentar seus documentos pessoais, faturamento do ano de 2018 e

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 20/05/2019
Caraguatatuba lança tabela de resultados da VII Copa Gatorade de futsal- Categoria de base 2019
Caraguatatuba lança tabela de resultados da VII Copa Gatorade de futsal- Categoria de base 2019

Na quarta-feira (15/05), a Quadra do Poiares foi palco para mais duas disputas da VII Copa Gatorade – Categoria de Base 2019, entre a equipe Cruzeiro e Massaguaçu B. No início da noite, a equipe Cruzeiro enfrentou o Massaguaçu B em uma disputa acirrada. O time do Cruzeiro conseguiu marcar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/05/2019
Prefeitura de Caraguatatuba e Colônia de Pescadores participam de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo
Prefeitura de Caraguatatuba e Colônia de Pescadores participam de audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo

Representantes da Prefeitura e da Colônia de Pescadores de Caraguatatuba estiveram na Assembleia Legislativa de São Paulo no último dia 08/05, no plenário D.Pedro I, onde participaram de uma audiência pública para discutir as demandas do setor da pesca Artesanal e o Plano de Manejo da APA Marinha do Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 13/05/2019
Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão promove várias atividades na Semana de Combate à Violência Infantil
Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão promove várias atividades na Semana de Combate à Violência Infantil

A equipe de profissionais do Núcleo de Atendimento Social do Morro do Algodão promove esta semana (13 a 17/05) várias atividades para a comunidade, em alusão ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, 18 de maio. Nessa quarta-feira (15/05), os adolescentes que

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 15/05/2019