Pesquisar No Site

Aspirantes à Guarda Mirim iniciaram as aulas nesta segunda (11/02)

Destaques
Guarda Mirim
Aspirantes à Guarda Mirim iniciaram as aulas nesta segunda (11/02)

#PraCegoVer: Alunos estão sentados em cadeiras universárias e observam atentos a explicação do responsável pela Guarda Mirim, Daniel Ribeiro. (Foto: Luis Gava/PMC)

Os aspirantes à Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciaram nesta segunda-feira (11/02) as aulas do curso preparatório do Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim, na sede do Corpo de Bombeiros (4º Subgrupamento), no Indaiá.

Os sessenta jovens, com idades entre 14 e 16 anos fazem parte da segunda turma de aspirantes à Guarda Mirim a iniciarem a primeira fase do curso, que tem duração de seis meses. Durante este período eles participam de diversas atividades e têm aulas de legislação, cidadania e projetos complementares, entre outras.

Durante as primeiras aulas do dia o responsável pelo projeto da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, resaltou a importância do projeto nas vidas dos jovens que serão integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

“Não se limitem às dificuldades que a vida impor. Aqui vocês se tornarão um modelo e irão representar uma intuição. Acima de qualquer qualificação nesse projeto, está o aprendizado, a disciplina e muitas outras coisas.”

Para a aluna Ana Carolina Contreras, de 14 anos, participar do projeto é um grande passo em sua vida. “Estou achando muito legal e acredito que isso já é um caminho andado pois quero seguir a carreira de policial”, conta.

Já o aspirante Eric Nunes, de 15 anos, acredita que o projeto contribui para sua vida toda. “É um projeto muito legal. Estou bem animado e com tudo que foi apresentado minhas expectativas estão subindo. A forma de eu me expressar, a educação, tudo está contribuindo.”

Depois da conclusão do curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e recebe uma bolsa auxílio, desenvolvendo atividades em horário contrário ao período escolar com carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde).

Na segunda fase, o Guarda Mirim realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

Processo seletivo

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 20 de janeiro, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. Foram 30 vagas disponibilizadas, que estão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024