Pesquisar No Site

Aspirantes à Guarda Mirim iniciaram as aulas nesta segunda (11/02)

Destaques
Guarda Mirim
Aspirantes à Guarda Mirim iniciaram as aulas nesta segunda (11/02)

#PraCegoVer: Alunos estão sentados em cadeiras universárias e observam atentos a explicação do responsável pela Guarda Mirim, Daniel Ribeiro. (Foto: Luis Gava/PMC)

Os aspirantes à Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciaram nesta segunda-feira (11/02) as aulas do curso preparatório do Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim, na sede do Corpo de Bombeiros (4º Subgrupamento), no Indaiá.

Os sessenta jovens, com idades entre 14 e 16 anos fazem parte da segunda turma de aspirantes à Guarda Mirim a iniciarem a primeira fase do curso, que tem duração de seis meses. Durante este período eles participam de diversas atividades e têm aulas de legislação, cidadania e projetos complementares, entre outras.

Durante as primeiras aulas do dia o responsável pelo projeto da Guarda Mirim, Daniel Ribeiro de Souza, resaltou a importância do projeto nas vidas dos jovens que serão integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

“Não se limitem às dificuldades que a vida impor. Aqui vocês se tornarão um modelo e irão representar uma intuição. Acima de qualquer qualificação nesse projeto, está o aprendizado, a disciplina e muitas outras coisas.”

Para a aluna Ana Carolina Contreras, de 14 anos, participar do projeto é um grande passo em sua vida. “Estou achando muito legal e acredito que isso já é um caminho andado pois quero seguir a carreira de policial”, conta.

Já o aspirante Eric Nunes, de 15 anos, acredita que o projeto contribui para sua vida toda. “É um projeto muito legal. Estou bem animado e com tudo que foi apresentado minhas expectativas estão subindo. A forma de eu me expressar, a educação, tudo está contribuindo.”

Depois da conclusão do curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e recebe uma bolsa auxílio, desenvolvendo atividades em horário contrário ao período escolar com carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde).

Na segunda fase, o Guarda Mirim realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

Processo seletivo

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 20 de janeiro, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. Foram 30 vagas disponibilizadas, que estão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Operação Tapa-Buracos chega aos bairros Caputera, Jardim Jaqueira e Jardim Primavera
Operação Tapa-Buracos chega aos bairros Caputera, Jardim Jaqueira e Jardim Primavera

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue levando a Operação Tapa-Buracos para toda a cidade. Hoje (23/04), a equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) está realizando os trabalhos na Avenida Miguel Varlez, no trecho que liga à Rodovia Governador Mário Covas, também na rua Irmã São Francisco, no bairro Caputera e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 23/04/2019
Fundo Social dá início ao curso de Panificação Artesanal para alunos do PROEJA
Fundo Social dá início ao curso de Panificação Artesanal para alunos do PROEJA

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com o IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo – iniciou as aulas do curso de Panificação nesta terça-feira (23/04) para alunos do PROEJA. O curso será realizado toda terça-feira, às 14 horas. Toda a matéria-prima será disponibilizada pelo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 23/04/2019
Aulas de Natação no Cemug são suspensas para manutenção da piscina
Aulas de Natação no Cemug são suspensas para manutenção da piscina

A Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba informa que estão suspensas as atividades de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A medida se faz necessária para manutenção das piscinas e troca de azulejos danificados. A expectativa é de que as intervenções sejam feitas em, aproximadamente, 15 dias,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/05/2019
22ª edição do MMA Max Fight arrecada mais de mil pacotes de leite em pó
Caraguatatuba inicia troca de ingressos para 22ª edição do MMA Max Fight

Na primeira sexta-feira de maio (03/05), a Praça da Cultura em Caraguatatuba será palco da 22ª edição do Max Fight, luta de MMA, com a participação de lutadores profissionais consagrados. O lançamento do evento aconteceu na última quarta-feira (17/04) no Espeticho Bar, no Balneário Copa Cabana, em Caraguatatuba. O Max

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/04/2019
Prefeitura melhora drenagem construindo nove bocas de lobo em avenida próxima ao AME no Indaiá
Prefeitura melhora drenagem construindo nove bocas de lobo em avenida próxima ao AME no Indaiá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), prossegue hoje (06/05) com a manutenção das bocas de lobo da Avenida Aristides Anízio dos Santos, localizada no bairro Indaiá, região central da cidade. Estão sendo totalmente reconstruídas nove bocas de lobo em toda a avenida. Segundo o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/05/2019