Pesquisar No Site

Aprovados no processo da Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam curso na segunda-feira (11/02)

Guarda Mirim
Aprovados no processo da Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam curso na segunda-feira (11/02)

#PraCegoVer: Candidatos fazem fila diante de uma funcionária que checa os nomes dos inscritos em uma lista. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

As aulas do curso preparatório para Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira (11/02), nos períodos da manhã e da tarde, na sede do Corpo de Bombeiros (4º Subgrupamento), no Indaiá. Sessenta jovens do  município com idades entre 14 e 16 anos integram o programa.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso são aspirantes a Guarda Mirim. Os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

Mais informações pelo telefone (12) 3886-6080. O Corpo de Bombeiro fica na Av. Ver. Aristides A. dos Santos, 393 – Indaiá, próximo à Secretaria Municipal  de Educação.

Processo seletivo

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 20 de janeiro, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Casa Beija-Flor promove Torneio de Mangá para crianças e adolescentes
Casa Beija-Flor promove Torneio de Mangá para crianças e adolescentes

A Casa Beija-Flor, no bairro Caputera, entidade social parceira da Prefeitura de Caraguatatuba por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, promoveu nessa quinta-feira (30/05), o Iº Torneio de Mangá. O projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de seis a 17 anos de

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 31/05/2019
Palestras sobre “Pesca predatória e resíduos no mar” e “Manipulação de Pescados” lotam anfiteatro da Fundacc
Palestras sobre “Pesca predatória e resíduos no mar” e “Manipulação de Pescados” lotam anfiteatro da Fundacc

A palestra “Pesca Predatória e resíduos no mar” promovida pelo Instituto Argonauta, organização que visa à conservação costeira e marinha, abriu a Semana do Meio Ambiente, nesta segunda-feira (03/06). O evento foi voltado para pescadores e participantes da Festa da Tainha e Festa do Camarão, que lotaram o auditório da

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 03/06/2019
Professora da rede municipal apresenta trabalho em congresso em São Paulo
Professora da rede municipal apresenta trabalho em congresso em São Paulo

A professora Amélia França de Avelar representou Caraguatatuba durante o 11º Congresso ICLOC – de Práticas na Sala de Aula, realizado na cidade de São Paulo no último sábado, (25/05). Promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho – ICLOC, o congresso é um espaço aberto para debates sobre as melhores ideias

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/05/2019
Obesidade na Terceira Idade é tema de palestra no Ciapi
Obesidade na Terceira Idade é tema de palestra no Ciapi

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) promove na próxima quinta-feira (27/06), às 10h, palestra sobre “Obesidade na Terceira Idade”. A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode participar. O tema será ministrado pelos professores de Educação Física do espaço, Rogério Cardoso e José

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 25/06/2019
Caraguatatuba segue com a Campanha do Agasalho 2019
Caraguatatuba segue com a Campanha do Agasalho 2019

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba começou a recolher nesta segunda-feira (10/06), as primeiras caixas de arrecadação da Campanha do Agasalho 2019, que encerra no dia 30 de junho. A Campanha tem como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, que têm uma grande missão: engajar a sociedade

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 11/06/2019