Pesquisar No Site

Aprovados no processo da Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam curso na segunda-feira (11/02)

Guarda Mirim
Aprovados no processo da Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam curso na segunda-feira (11/02)

#PraCegoVer: Candidatos fazem fila diante de uma funcionária que checa os nomes dos inscritos em uma lista. (Foto: Claudio Gomes/PMC)

As aulas do curso preparatório para Guarda Mirim da Prefeitura de Caraguatatuba começam na próxima segunda-feira (11/02), nos períodos da manhã e da tarde, na sede do Corpo de Bombeiros (4º Subgrupamento), no Indaiá. Sessenta jovens do  município com idades entre 14 e 16 anos integram o programa.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso são aspirantes a Guarda Mirim. Os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim tem um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente é aspirante à Guarda Mirim e não é remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades são desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passa pela pré-aprendizagem e formação que conta com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordam aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes recebem orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realiza o curso de formação profissional para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

Mais informações pelo telefone (12) 3886-6080. O Corpo de Bombeiro fica na Av. Ver. Aristides A. dos Santos, 393 – Indaiá, próximo à Secretaria Municipal  de Educação.

Processo seletivo

A prova para o processo seletivo da Guarda Mirim foi realizada no dia 20 de janeiro, com o comparecimento de 238 dos 418 inscritos. São 30 vagas disponibilizadas, que serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

Os convocados têm entre 14 e 16 anos e 11 meses; moram em Caraguatatuba há no mínimo três anos; estão matriculados e frequentam o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular com a comprovação de que possuem bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); e têm renda familiar de até três salários mínimos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Procon
Procon promove painel sobre comércio eletrônico e palestra financeira no dia 15 março

O Procon de Caraguatatuba realiza o Painel de debates “Comércio Eletrônico na Atualidade” e a palestra “Inteligência Financeira” no próximo dia 15 de março (sexta-feira), das 18h30 às 21h30, no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. O encontro em comemoração ao Dia do Consumidor é

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/03/2019
Formandos
Inscrições para o Projeto Caraguatatuba Empreendedora III terminam na próxima semana

Empresários, microempreendedores, artesãos e pequenos produtores rurais podem se inscrever gratuitamente no Projeto Caraguatatuba Empreendedora III, das 9h às 16h, no Posto Sebrae, localizado na Secretaria de Governo, no Centro.  O prazo encerra no dia 8 de março (sexta-feira). As vagas são limitadas em 30 e restam algumas para os

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 28/02/2019
oficinas culturais
Fundacc abre inscrições para cursos de dança das Oficinas Culturais

Começou nesta segunda-feira (25), as inscrições para as Oficinas Culturais da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba. Este ano as matriculas realizadas no primeiro dia foram referentes à área da dança, uma das mais procuradas pelos munícipes. Ofertando vagas nas modalidades: balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/02/2019
Secretaria de Esportes
Prefeitura de Caraguatatuba promove palestras nas escolas sobre esportes para pessoas com deficiências

Em alusão ao Dia do Esportista, lembrado dia 19 de fevereiro, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio do setor de Esportes Adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) realizou nesta terça-feira (19/02) uma palestra educativa no Colégio CBIC, no Jardim Primavera. A palestra teve como tema “A superação por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/02/2019
Atletas Tênis de Mesa
Mais de 20 mesatenistas de Caraguatatuba disputam a 1ª Etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa

Atletas de Caraguatatuba trouxeram para casa 18 medalhas conquistadas na 1ª Etapa da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa (LVTM), realizada no SESI, em São José dos Campos, no último domingo (10/03). A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, foi representada por 23 jogadores.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 12/03/2019