Pesquisar No Site

Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário

Destaques
SMAAP
Após reforma, Entreposto de Pesca do Porto Novo recebe Alvará Sanitário

#PraCegoVer: Imagem da área externa do box com pia e cubas de inox, mármore ao lado da pia utilizado para limpar o pescado. Na parede estão perdurados utensílios domésticos como uma colher, três facas e tesouras. (Foto: Luis Gava/PMC)

Há muitos anos a Assopazca (Associação de Pescadores Artesanais da Zona Sul de Caraguatatuba) tenta regularizar a licença de funcionamento sanitário do Entreposto de Pesca do Porto Novo, mas este ano, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, o espaço foi reformado e o Alvará Sanitário concedido pela Vigilância Sanitária (VS) do município.

Em 2016, a última vistoria realizada pela VS apontou irregularidades como cubas antigas e quebradas, pisos inadequados e a falta do Curso de Manipulação de Alimentos aos associados. A Assopazca abriu um processo junto a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca solicitando apoio com as adequações do espaço e curso para obtenção do Alvará Sanitário.

As obras foram realizadas no final do ano passado, onde foram instaladas novas cubas de inox, novos pisos e azulejos, troca de portas, pintura interna e externa, revisão elétrica e hidráulica e piso em concreto na parte externa. Além disso, todos os pescadores associados participaram do curso de atualização em Manipulação de Alimentos, garantindo a obtenção do alvará.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, a reforma beneficia os pescadores e proporciona mais segurança sanitária aos clientes. “Agora eles estão trabalhando com mais conforto em um ambiente adequado e seguindo as normas da vigilância sanitária. Esse Alvará é uma conquista importante a todos os pescadores artesanais que trabalham no entreposto”, destacou.

 

#PraCegoVer: Imagem mostra um freezer e diversas caixas de isopor. O destaque é o piso novo, na cor bege, instalado com a reforma do entreposto. (Foto: Luis Gava/PMC)

Entreposto de Pesca do Camaroeiro

O prédio do Entreposto de Pesca do Camaroeiro também irá receber uma obra de revitalização, que está prevista para iniciar logo após o carnaval.

O novo espaço terá um layout mais aconchegante e agradável, com uma cobertura maior para atender os pescadores e consumidores, melhor disposição dos boxes e melhorias na câmara fria, gerando grande impacto positivo no âmbito comercial e sanitário no espaço.

A obra contempla reforço estrutural (fundações e pilares); substituição total da cobertura atual por cobertura metálica termoacústica, apoiada em estrutura metálica galvanizada a fogo; execução de cobertura central que unirá os blocos; substituição de todo revestimento e piso cerâmico dos boxes; execução de alvenaria na parte posterior dos boxes, criando despensas para guarda de isopores e utensílios de pesca; substituição das portas e esquadrias de madeira por esquadrias de alumínio e aço galvanizado; substituição da bancada em granito dos boxes de processamento de camarão; instalação de pista refrigerada nos boxes de venda de pescados; execução de cisterna em alvenaria para captação d’água da chuva e utilização da mesma na lavagem da área externa do entreposto; revisão de toda elétrica e hidráulica dos boxes e blocos que compõem o entreposto, assim como a adequação às necessidades dos mesmos; revisão e execução de novo sistema de esgoto conforme projeto; execução de pavimentação (externa) em concreto polido e serrado; além da execução de paisagismo com a introdução de árvores nativas e arbustos ornamentais. A reforma contempla uma área coberta de 754,28m², pavimentação em 1.095,61m², totalizando 1.849,89m².

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem
Caraguatatuba comemora 167 Anos com homenagem ao seu povo, convocação de novos GCM’s e posse da Câmara Jovem

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (20/4) no Teatro Mário Covas das comemorações do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa na cidade. As festividades foram iniciadas às 8h com o hasteamento de bandeiras e a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, o capitão

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Secretaria de Educação Publicado em 22/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento
Prefeitura de Caraguatatuba amplia opções do Projeto Nova Onda com aulas de alongamento

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, trouxe uma novidade para os aliados da atividade física e do bem-estar. O projeto Nova Onda, que já oferece diversas opções esportivas, agora inclui a modalidade “Alongamento”. As aulas de alongamento são realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024