Pesquisar No Site

Alunos da EMEF Prof. Geraldo de Lima participam do Programa “Caraguá Mais Saudável” sexta (22/02)

Publicado em: 20/02/2019
Secretaria de Educação
Alunos da EMEF Prof. Geraldo de Lima participam do Programa “Caraguá Mais Saudável” sexta (22/02)

#PraCegoVer Pátio da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira. A nutricionista Karina Tavares Magalhães e o servidor público José Maria Pereira da Silva estão de pé com dois alunos, uma menina e um menino. Os alunos estão com camiseta de malha branca com gola azul com o brasão do uniforme do município e calça jeans. Karina veste camiseta de malha cinza escuro e calça preta. José Maria veste camisa de tecido com listas finas rosa e branca. . As crianças seguram pratos com imitação de alimentos confeccionados em feltro e espuma. À frente deles está uma mesa e sobre ela imitação de vários alimentos em feltro: brócolis, feijão, sanduíche, doces, frango, ovo, peixe, entre outros. (Foto: Divulgação)

O programa “Caraguá Mais Saudável”, desenvolvido pela equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, iniciado no ano passado, já percorreu 19 unidades escolares da rede municipal de ensino.

O programa tem o objetivo de conscientizar as crianças e adolescentes sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.

Esta semana as palestras foram retomadas nas escolas: segunda-feira (18), na EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado (Casa Branca) e terça-feira (19), na EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira (Jardim Gaivotas). Na sexta (22), o encontro será na EMEF Prof. Geraldo de Lima (Perequê-Mirim).

Nas palestras ministradas pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães, e o servidor público José Maria Pereira da Silva, os alunos aprendem sobre os grupos alimentares, características e funções – carboidratos (energéticos), proteínas (construtores), vitaminas e minerais (reguladores); diferenças entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e como montar um prato saudável.

Com o auxílio de material confeccionado em feltro e espuma, que reproduz vários alimentos como carnes, peixe, macarrão, frutas, arroz, feijão, sorvete, chocolate, suco de caixinha, refrigerante, a equipe da Alimentação Escolar conversa com os alunos sobre os componentes encontrados em cada um, principalmente nos ultraprocessados.

“Revelamos as quantidades reais de açúcar, sal e gordura, presentes num pacote de bolacha recheada, caixinha de suco, lata de refrigerante, achocolatados, enlatados, entre outros produtos. Nossa intenção é mostrar os perigos e danos à saúde, como a obesidade e o diabetes, causados pelo excesso de consumo desses alimentos. Principalmente conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação adequada para ter saúde”, explicou a nutricionista Fernanda Nunes Pereira, coordenadora do Programa.

Depois da demonstração, os alunos são desafiados a montar um prato saudável e equilibrado e submetido a aprovação das nutricionistas.

O programa será concluído em mais oito EMEI/EMEF da rede municipal e, em seguida, o “Caraguá Mais Saudável” será aplicado também nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais
Projeto ‘Encantando com as Mãos’ traz música como ferramenta para ensino da Libras nas escolas municipais

O CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no Perequê-Mirim, recebeu ontem (27) a emocionante estreia do projeto ‘Encantando com as Mãos’. Com a missão de promover a inclusão por meio da música e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o projeto traz consigo uma abordagem criativa e eficaz para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
WhatsApp Image 2024-03-28 at 12.56.53
Prefeitura de Caraguatatuba inicia na próxima semana reforma da ponte do Verde Mar

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a reforma da ponte sobre o rio Cocanha, no bairro Verde Mar, Região Norte do município. A estrutura foi danificada por conta das chuvas do ano passado e o problema se agravou em

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024