Pesquisar No Site

Prefeitura prorroga até segunda (14/01), às 12h, as inscrições no processo seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba

Destaques
01_09 Inscrições para o seletivo da Guarda Mirim
Prefeitura prorroga até segunda (14/01), às 12h, as inscrições no processo seletivo da Guarda Mirim de Caraguatatuba

Em função da instabilidade do site da Prefeitura de Caraguatatuba, o prazo para as inscrições para o processo seletivo da Guarda Mirim foi prorrogado até segunda-feira (14/01), às 12h.

Foram disponibilizadas 30 vagas e o edital completo está disponível no Diário Oficial Eletrônico (Edição 68), no site da Prefeitura de Caraguatatuba. As inscrições deverão ser realizadas no endereço eletrônico https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/guardamirim/.

Para se inscrever é necessário ter entre 14 e 16 anos e 11 meses; morar em Caraguatatuba por no mínimo três anos; estar matriculado e frequentar o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em algum colégio da rede pública de ensino ou em colégio particular mediante apresentação de documento que comprove bolsa integral de estudo (Bolsa de 100%); ter renda familiar de até três salários mínimos.

Mais vagas

Outras 30 vagas serão preenchidas e distribuídas por programas sociais geridos exclusivamente pela Prefeitura para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A seleção será feita pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

As vagas serão distribuídas em dois períodos (manhã e tarde), com carga horária de até 20 horas semanais.

O programa

O Programa de Aprendizagem da Guarda Mirim terá um ano e seis meses de duração, sendo que nos primeiros seis meses o adolescente será aspirante à Guarda Mirim e não será remunerado.

Depois de concluído o curso preparatório, o jovem passa a ser Guarda Mirim e passa receber a bolsa auxílio. A carga horária é de 20 horas semanais dividido em dois períodos (manhã e tarde). As atividades serão desenvolvidas em horário contrário ao período escolar.

O aspirante à Guarda Mirim (primeira fase) passará pela pré-aprendizagem e formação que contará com conteúdos de disciplinas da Base Nacional Comum, aulas de cultura caiçara, que abordarão aspectos históricos e geográficos da região, em especial Caraguatatuba, além de aulas de legislação, cidadania e atividades e projetos complementares.

Nesta fase os integrantes receberão orientações em temas como Defesa Civil, atividade física, ética, cidadania, noções gerais de direito e direito constitucional, noções gerais de legislação e trânsito, além de noções básicas de ecologia e preservação do meio ambiente.

Já o Guarda Mirim (segunda fase) realizará o curso de formação profissional ministrados por uma instituição ainda a ser escolhida, mediantes a legislação vigente, para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho pelo Projeto Primeiro Emprego.

A sede do programa deverá ser no prédio do Corpo de Bombeiros, que terá uma sala adaptada para as aulas da pré-aprendizagem, além de contar com outras áreas fundamentais para o funcionamento do projeto.

Atualmente, a Guarda Mirim já atende 60 jovens da cidade selecionados no começo de 2018.

O projeto socioeducativo tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã desses adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes a Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, os participantes recebem também uma bolsa auxílio.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura realiza reforma de 14 escolas municipais e 10 Unidades Básicas de Saúde

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, continua com a reforma e manutenção de 14 escolas da rede municipal de ensino e 10 Unidades Básicas de Saúde, cujo investimento gira em torno de R$ 10 milhões. As unidades de ensino receberão uma série de serviços, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/04/2024
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura analisa sugestões e abrirá nova audiência pública para concessão do Complexo do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba continua a análise de sugestões e apontamentos que foram encaminhados durante as audiências públicas realizadas em fevereiro nos bairros Massaguaçu, Travessão e Indaiá referente ao projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/03/2024
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu
Caraguatatuba espera 100 participantes na 1º Etapa de Pesca do Campeonato Paulista na praia do Massaguaçu

Caraguatatuba conta neste final de semana com mais um evento esportivo. A 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista será realizada na praia do Massaguaçu, a partir das 8h. A competição é organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento e conta com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. A expectativa

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado prevê que entre quita-feira (21) e sábado (23), toda a costa da região Sudeste, especialmente no Litoral Norte e Vale do Paraíba, deverá ser atingida por fortes chuvas e rajadas de ventos a partir da tarde. Haverá uma mudança extrema nas

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 20/03/2024