Pesquisar No Site

Ação conjunta da Prefeitura com a PM desfaz acampamento de 30 pessoas no bairro Ponte Seca

Destaques
DSC_6755
Ação conjunta da Prefeitura com a PM desfaz acampamento de 30 pessoas no bairro Ponte Seca

Após denúncia de um munícipe por meio do facebook da Prefeitura de Caraguatatuba, na tarde dessa quinta-feira (17/01), foi constatado um acampamento irregular embaixo do viaduto do bairro Ponte Seca, próxima à escola Comendador Mário Trombini.

#PraCegoVer: homem segura lixo, para jogar em caminhão cheio de entulho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

No local, cerca de 30 pessoas, inclusive crianças, ocupavam o espaço com muita sujeira, panelas, comida estragada, produtos queimados e colchões embolorados. Alguns dormiam no chão ou dentro de veículos, foram observados oito com placa do município de Taubaté.

Após atendimento com assistente social, foi constatado que as pessoas não se enquadravam em situação de rua, pois no município residente possuem imóveis e veículos.

#PraCegoVer: duas mulheres conversam com outra mulher enquanto recolhe os pertences (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Foi orientado que retornem para suas casas e retomem a vida habitual, inclusive matricular as crianças na escola, que informaram não frequentar há algum tempo. Além de que, situações deste tipo não oferecem nenhuma segurança.

Um morador próximo ao local informou serem todos ciganos, que chegaram de madrugada, por volta das 4h da manhã e se instalaram no local sem a mínima condição de higiene.

A ação conjunta teve apoio das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Serviços Públicos, Comunicação, Urbanismo;  Atividade Delegada da Polícia Militar e Conselho Tutelar.

O objetivo foi promover a garantia de direitos das crianças, adolescentes e idosas que estavam em situação precária e de vulnerabilidade, além de manter a ordem no local e assim evitar que vire um acampamento irregular.

A ação foi pacífica e efetiva. Após deixarem o local, foi recolhido quase um caminhão de resíduos e inservíveis deixados pelas famílias. O local está limpo e todos já saíram.

Serviço de abordagem e denúncia – A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania explica que a melhor forma de ajudar as pessoas em situação de rua, é acionar a equipe de abordagem do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ou da Casa do Caminho.

#PraCegoVer: mulher em pé faz atendimento à duas mulheres que recolhem os pertences e uma criança; (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O serviço de abordagem é realizado todos os dias, das 8h às 23h. No atendimento, os profissionais ofertam os serviços à pessoa que está em situação de rua com acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, alimentação e retorno à cidade de origem, se necessário.

“Ofertar esmola não é o melhor caminho para ajudar esse público, pois o resultado é a permanência nas ruas. O correto é irem para um local adequado, onde poderão ser acompanhados por uma equipe técnica especializada”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes.

Segundo a Secretária de Comunicação, Malu Baracat o mais importante é conscientizar a população para que usem os canais certos para suas denuncias. Hoje todo mundo está com um celular na mão e pode fazer sua denuncia pelo Facebook da Prefeitura de Caraguatatuba que estamos preparados para atender a todos, frisou Malu.

#PraCegoVer: homem segura lixo, para jogar em caminhão cheio de entulho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Serviço

Casa do Caminho – Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287

Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Rua Senador Feijó – Jardim Aruan. Telefone: (12) 3882-5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje
Mais dois jogos pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal são realizados hoje

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal terá mais duas rodadas de jogos pelas oitavas de final nesta quarta-feira (27), no Ginásio Morro do Algodão. A competição promete muita emoção com dois jogos imperdíveis. Às 20h terá o confronto entre Hidráulica Caiçara e Litoral City. Em seguida, às 21h, será

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024