Pesquisar No Site

Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

Destaques
P_20181208_112214
Comunidade e poder público constroem juntos o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

#PraCegoVer Participantes sentados assistem a apresentação do cronograma de trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque. (Foto: Luis Gava/PMC)

Na manhã do último sábado, dia 08 de dezembro, foi realizada a Oficina de Apresentação de Trabalho para construção do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), na EMEF Carlos Altero Ortega, no Porto Novo.

O encontro, aberto ao público, teve por objetivo nivelar o entendimento sobre a elaboração do plano de manejo do PNMJ, apresentar o plano de trabalho e trocar informações sobre aspectos socioambientais e econômicos importantes da região, especialmente do ponto de vista dos participantes locais.

Antes do início da oficina, foram apresentados os membros do conselho gestor do parque. Ao total são 14 cadeiras, sendo sete representantes do poder público e sete da sociedade civil. Também foi realizada a primeira deliberação que definiu o logotipo do Parque. Apesar de ser consultivo, o conselho deve aprovar o documento final do Plano de Manejo.

Durante a oficina, que durou cerca de 3 horas, a empresa Ambiens, responsável pelos estudos e elaboração do plano, realizou a apresentação do cronograma de trabalho e suas fases e iniciou uma dinâmica de grupo com os presentes para levantar as expectativas e ideias da comunidade e conselho com relação ao manejo do parque. Ao final, os participantes sentaram em roda para partilhar e comentar todos os pontos discutidos, com destaque para o incentivo à pesquisa, turismo, desenvolvimento socioambiental e educação ambiental, temas bastante enfatizados por todos.

Conhecido na comunidade por seu trabalho à frente da ONG ACAJU, Pedro Paes Sobrinho é membro do conselho e participante assíduo dos eventos que discutem melhorias para o Juqueriquerê. “Eu já participei de muitos encontros como esse porque quero o melhor para o parque e o rio. Se estou aqui hoje é porque acredito que agora vou ver as coisas acontecerem”, destacou.

Para o secretário da pasta, Marcel Luiz Giorgeti, foi uma excelente oportunidade para troca de experiências e dar sequência às etapas do plano. “Conversamos com a comunidade e ouvimos aqueles que vivem no entorno do Parque, assim como fizemos com os estudos para revitalização do Rio Juqueriquerê. O prefeito Aguilar Junior quer que este seja um governo cada vez mais participativo, onde o poder público e comunidade se unem para um bem comum”, destacou.

#PraCegoVer Participantes se reúnem em grupos para discutir aspectos do uso do parque. Na mesa, eles têm um cartaz e canetinhas para anotar os pontos importantes. (Foto: Mayara Peixoto/PMC)

Plano de Manejo para o PNMJ

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê foi criado através do Decreto Nº 47, de 28 de março de 2012. Segundo a Lei Federal nº 9.985/2000, regulamentada pelo Decreto n° 4.340/2002, o Parque Natural Municipal é uma Unidade de Proteção Integral, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos em lei, e tem como objetivo a preservação da natureza, o turismo de base ecológica e a realização de pesquisas científicas.

O Plano de Manejo tem por objetivo ordenar o território e orientar as ações de gestão para que os objetivos de criação da Unidade de Conservação sejam cumpridos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou formulário para as empresas ligadas ao setor turístico do município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de Estância Balneária, concedido pela Lei Estadual nº 38/1947, em reconhecimento ao seu enorme

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba encerra audiências públicas do PPA 2025 e LDO 2025

A terceira e última audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de quarta-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba, no bairro do Indaiá, região central da cidade.

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 28/03/2024