Pesquisar No Site

Caraguatatuba busca adesão do Selo Pleno de cidade “Amiga do Idoso”

Destaques
Caragua busca Selo Pleno (3)
Caraguatatuba busca adesão do Selo Pleno de cidade “Amiga do Idoso”

Caraguatatuba alcançou o Selo Intermediário de município “Amigo do Idoso”, no final do mês de novembro. A ação objetiva a adoção de políticas públicas e de melhorias no atendimento ao idoso. Atualmente é a única cidade do Vale do Paraíba e Litoral Norte a alcançar o programa. A meta é que em 2019 receba o Selo Pleno.

Dos 641 municípios do Estado de São Paulo a aderirem ao Programa, 264 possuem o Selo Inicial e quatro possuem o Selo Intermediário, sendo um deles Caraguatatuba. Além disso, o município é o único do Litoral Norte e do Vale do Paraíba a dispor desse mérito.

#PraCegoVer: idosos praticando exercícios na academia (Foto: Luis Gava/PMC)

“Falta apenas uma ação, o diagnóstico do município, para que nos tornemos “Cidade Amiga do Idoso”, explica o secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso

#PraCegoVer: idoso na cadeira de rodas sendo aplaudido por crianças (Foto: Luis Gava/PMC)

(Sepedi), Leonardo Macedo.

Para aderir ao Selo Intermediário foi necessário realizar diversas ações, como Cadastro dos idosos no CadÚnico; Programa de Qualificação e Formação dos funcionários envolvidos no transporte público; Representantes idosos nos Conselhos Municipais da Assistência Social e Saúde.

Além de desenvolver ações para ampliar a cobertura dos idosos que tem direito ao Benefício de Prestação Continuada – BPC/LOAS; ações de saúde ocular, auditiva e bucal para idosos; fiscalizar as Instituições de Longa Permanência; atendimento domiciliar para idosos, dentre outros.

Com a obtenção do Selo Pleno é disponibilizado pelo Governo do Estado recursos financeiros para implantação dos projetos relacionados à efetivação das Cidades Amigas do Idoso, como ampliação dos Centros Dia e de Convivência.

Caraguatatuba foi declarada em 2005 como Cidade Amiga do Idoso, por meio do decreto municipal 140/2005 de autoria do Prefeito José Pereira de Aguilar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PROCON (1)
Procon de Caraguatatuba alerta sobre golpistas que vendem livretos do Código do Consumidor

O Procon de Caraguatatuba recebeu denúncias relacionada às pessoas desconhecidas que visitam os comércios do município e obrigam os proprietários e funcionários dos estabelecimentos a comprarem exemplares do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990), sob pena de multa pela ausência do livreto.

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 13/11/2018
ciapiINSS_raiana (1)
Caraguatatuba promove roda de conversa sobre Meu INSS

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) recebeu nessa quinta-feira (22/11) uma roda de conversa sobre a plataforma online “Meu INSS”, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  O encontro teve como objetivo tirar dúvidas sobre o instrumento e suas novas aplicações. “A ideia

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 22/11/2018
DSC_2790
Praça Dr. Cândido Mota recebe Concertos Natalinos no mês de dezembro

As surpresas natalinas continuam neste mês de dezembro com o especial ‘Concertos Natalinos’, na Praça Dr. Cândido Mota (Coreto), nos fins de semana de 07 a 09 e 21 a 23/12. As apresentações começam a partir das 20h30, são gratuitas e possuem diferentes estilos que irá agradar todos o gostos.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 06/12/2018
IMG_6520
Alunos do 8ª e 9ª ano apresentam projeto de conscientização negra

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (12), por meio da Secretaria de Educação, o projeto de conscientização negra realizado pelas escolas CIEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz e EMEF Antonio de Freitas Avelar. O evento contou com interpretações musicais, roda de capoeira, paródias, concurso de beleza afrodescendente e demonstrações

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/11/2018
DSC_3928
Alunos de escola particular participam de blitz e formatura pelo Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba

Os alunos do 4º e 5º ano do Colégio Caraguatá abordaram diversos motoristas nesta terça-feira (27/11), em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro, em Caraguatatuba. Após essa atividade prática pelo Programa Trânsito Legal, eles participaram da formatura de encerramento do programa. A blitz dos 30 estudantes

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/11/2018