Pesquisar No Site

Bairro Jetuba ganha nova UBS em Caraguatatuba

Publicado em: 03/12/2018
Destaques
DSC_4831
Bairro Jetuba ganha nova UBS em Caraguatatuba

Imagem 2 #PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior decerra placa de inauguração da UBS Jetuba (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba entregou, na última sexta-feira (30/11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jetuba, localizada na Região Norte na cidade. A UBS leva o nome da Enfermeira Santina Carvalho do Prado.

Com 485 m² de construção, o local conta com seis consultórios médicos, dois consultórios odontológicos, sala de vacina, sala de curativo, sala de coleta e inalação, playground, vagas de estacionamento e banheiros.

A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito Aguilar Junior, secretários e vereadores municipais; do deputado eleito Altair Moraes e de familiares da homenageada. O prefeito destacou, entre os presentes, a importância do trabalho da homenageada no município e em toda região e falou das obras que ainda vêm sendo feitas na região Norte.

“Mês passado, nós entregamos aqui uma creche; temos obras na escola, desafios da drenagem; revitalização da Rodovia SP-55. Sabemos que esta região sofre muito na alta temporada e aos finais de semana com o acesso. Então, estamos melhorando alguns pontos, tais como a iluminação da Serrinha, a construção da ponte. Fico ainda mais contente, porque, em menos de dois anos, esta é a terceira UBS que nós entregamos na cidade; fizemos a inauguração, no aniversário da cidade deste ano, do atendimento 24h na UBS Massaguaçu também”, destacou.

O prefeito informou ainda que outras novas UBSs também estão por vir. “Teremos ainda uma UBS no Rio do Ouro; outra UBS no Gaivotas e uma UBS no Golfinho, que, se Deus quiser, entregaremos nos próximos meses. Quero também destacar o nosso esforço em melhorar a vida do servidor. Oficializamos agora o Vale Refeição e estamos cheios de alegria para entregar sempre mais a população e gerar mais qualidade de vida ao servidor público municipal. Este é só o começo. Entregaremos e faremos muito mais”, ressaltou.

O investimento na obra é superior aos R$ 702 mil. O secretário da Saúde, Amauri Toledo, ressaltou a importância do envolvimento de todas as secretarias ligadas ao porjeto e funcionários. “Muito obrigada, prefeito Aguilar Junior, porque agora a equipe do Jetuba terá um lugar adequado e humanizado para trabalhar. Hoje é um dia de festa, pois recebemos mais um instrumento de melhoria da qualidade na saúde de Caraguatatuba”, avaliou.

A UBS Jetuba atenderá cerca de 3,5 mil pessoas com uma equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) composta pelos seguintes profissionais:  médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico e  técnico de farmácia, além de auxiliares administrativos. A unidade funcionará na Rua Gabriel Fagundes da Rosa, 295, no bairro Jetuba.

Homenageada

A UBS Jetuba leva o nome da enfermeira Santina Carvalho do Prado, nascida em 02 de agosto de 1939 em Caraguatatuba, Santina é mãe de quatro filhos, Adriana, Marcelo, Jorge e Pedro; avó de oito netos e bisavô de um bisneto.

A filha Adriana conta que a mãe, primeira enfermeira do Hospital das Clínicas de São Sebastião, exerceu sua profissão boa parte de sua carreira em Caraguatatuba, onde sempre lutou pela qualidade saúde municipal. Na cidade, passou por vários setores e marcou sua história na Saúde Mental, Fisioterapia, no administrativo da Saúde municipal e no antigo Centro de Saúde da Região Central, onde serviu a maior parte de sua jornada.

Santina veio a falecer em 2010, aos 71 anos, após cirurgia cardíaca, depois de uma brilhante história na Saúde não só municipal, mas também no âmbito estadual, onde passou por cidades como Cruzeiro, Taubaté e Lorena, como professora universitária na Unisal.

A sua principal luta era sempre a favor dos mais necessitados. Sua filha Adriana conta que ela era a “enfermeira do amor”, pois nunca deixou de lutar a favor da técnica que deve ser eficaz não somente aos abastados.

“Amor ao próximo”, é a frase que define a enfermeira Santina Carvalho do Prado, afirma a filha Adriana.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo
Torneio Aniversário da Cidade chega à reta final com disputas de Futsal e Futebol de Campo

O Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo chega ao clímax, com as equipes finalistas já definidas e prontas para a grande final que acontecerá no próximo sábado, dia 20. No Futsal, a equipe Tuka Bike garantiu seu lugar na final ao vencer o time Travados/Caiçaras por

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024