Pesquisar No Site

Turma de Maternal do CEI no Sertão dos Tourinhos faz apresentação das atividades em italiano para os pais

Publicado em: 30/11/2018
Destaques
DSC_0611
Turma de Maternal do CEI no Sertão dos Tourinhos faz apresentação das atividades em italiano para os pais

Os alunos do Maternal II, turma C, do CEI Profª Ester Nunes de Souza, no bairro Sertão dos Tourinhos, em Caraguatatuba,  fizeram uma apresentação musical para os pais, nesta sexta-feira (30), da música “Viva la pappa col pomodoro” (viva a papinha com tomate) e de um vídeo com as atividades das aulas de italiano, desenvolvidas em sala entre maio e novembro deste ano.

O projeto “Itália Peri Bambini” é desenvolvido, desde o ano passado, pela agente de desenvolvimento infantil, Cássia Aparecida Gonçalves, com o apoio da diretora Simoni Alves da Silva Rocha, a vice-diretora Ana Flávia de Oliveira, e a coordenadora pedagógica Aline dos Santos Krueger. A educadora é formada em italiano pelo curso oferecido pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, iniciado em 2013.

#PraCegoVer: Equipe gestora, professores e agentes de desenvolvimento infantil posam com as crianças da turma do Maternal II C. (Foto: Bianca de Oliveira/PMC)

“Começamos ensinando frutas, legumes e verduras em italiano. Depois fizemos um piquenique, no qual íamos pronunciando e manuseando o nome de cada um. Depois passamos para o nome das cores básicas vermelho, azul, verde, amarelo, branco e preto. Também fizemos o dia da pizza com eles, quando ensinamos os ingredientes em italiano. O material de cada atividade era enviado para casa, no diário escolar para os pais acompanharem. Eles são bem participativos”, contou Cássia.

A professora das crianças, Marta Tanuri, disse que as crianças responderam bem ao aprendizado. “Passamos vídeo com músicas infantis em italiano, desenhos animados. A Cássia trouxe fotos dos lugares e monumentos da viagem que ela fez à Itália, isso tudo enriqueceu muito a cultura deles”, avaliou.

A mãe da Sofia Lauren, 3 anos e meio, Renata dos Santos Amaral, 29 anos,disse que acabou aprendendo a língua por tabela. “Minha filha chegava em casa contando  o nome das coisas que aprendia na escola e também ajudei ela a ensaiar a música da apresentação. Foi  muito interessante para a família”, afirmou.

#PraCegoVer: Em uma sala de aula, pais, alunos, professores educadores e alunos assistem a um vídeo com as atividades no curso de italiano desenvolvida durante o ano letivo. (Foto: Bianca de Oliveira/PMC)

Já o pai do Enzo, 3 anos e 11 meses, Lindomar Paulo de Souza, 35 anos, contou que o filho passou a conversar mais em casa e ensinar aos pais o que aprendia nas aulas. “Ele é um menino que assimila rápido as coisas. Ele hoje associa palavras em português e italiano e explica o significado para a gente. Foi ótimo para o desenvolvimento dele”, avaliou.

A diretora da unidade escolar considera as aulas de italiano um ganho para a vida dos pequenos. “Acredito que essas crianças foram privilegiadas por terem contato com uma segunda língua. Principalmente um ganho cultural. Eles se lembrarão para sempre do que aprenderam”, afirmou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro
GCM fecha balanço com mais de 3 mil ações em fevereiro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no mês de fevereiro 3.064 atividades realizadas, entre ocorrências, bloqueios, prisão de indivíduos, ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha, rondas escolares e outros. Foram 57 ações em apoio às secretarias municipais, 10 ocorrências, 76 ocorrências resolvidas no local, dois indivíduos presos,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/03/2024
Caraguatatuba recebe 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária na próxima quinta-feira
Caraguatatuba recebe 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária na próxima quinta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, e em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, realiza na próxima quinta-feira (7), às 8h, a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária, no Teatro Mario Covas. A Vigilância Sanitária tem um importante papel no contexto da

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/03/2024
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco
Representantes de municípios da região debatem sobre Vigilância Sanitária em oficina de gerenciamento de risco

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Grupo de Vigilância Sanitária Estadual, promoveram nesta quinta-feira (7), a 1ª Oficina de Gerenciamento de Risco em Vigilância Sanitária. O evento foi realizado no auditório do polo da Fundacc, no Centro, e reuniu representantes dos municípios do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/03/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024