Pesquisar No Site

Samu Caraguatatuba comemora oito anos com mais de 115 mil atendimentos

Publicado em: 23/11/2018
DSC_2572
Samu Caraguatatuba comemora oito anos com mais de 115 mil atendimentos

Desde sua inauguração, em 22 de novembro de 2010, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192) de Caraguatatuba já atendeu 115.195 urgências até a última quinta-feira (22/11), quando completa oito anos de atuação no município. Somente em 2018, o serviço já realizou 12.356 ocorrências até a mesma data. Em 2017, o Samu registrou um total de 13.876 atendimentos.

Nesta quinta-feira, em menção a data, profissionais do Samu receberam profissionais de Saúde e o vereador Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Butiá) para comemorar o aniversário da unidade dentro da Base do Samu, na região Central. O coordenador do SAMU, o médico Arthur Maranha, afirma que, nestes oito anos, só tem a agradecer à equipe que passa por treinamentos constantes. “Temos apenas 0,0002% de reclamações que se voltam aos serviços prestados pelo Samu Caraguatatuba. Isto é resultado da efetividade dos nossos serviços”, conta.

#PraCegoVer: Foto do bolo comemorativo escrito: Samu – 192 – Parabéns SAMU pelos 8 anos – Caraguatatuba – Litoral Norte SP (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Em 2018, em meio a todas as ocorrências efetivadas, tivemos apenas três reclamações. Isso tudo se deve aos investimentos feitos pelo poder público municipal, em especial pela construção da Base do Massaguaçu da USB 09, que muito contribuiu para um melhor fluxo no atendimento”, ressalta.

Apesar de ter muito o que comemorar, o coordenador lembra  que a população deve colaborar, ligando apenas mediante ocorrências reais. Segundo ele, o grande problema que o serviço enfrenta na cidade são os trotes realizados pelos próprios usuários. “Isto é perigoso porque no intervalo deste deslocamento, alguém pode falecer por atraso na chegada da ambulância por questões de segundos”, afirma Maranha.

Projeto Verão

De 20/12/2018 a 01/01/2019, Caraguatatuba contará com uma Unidade de Suporte Básico a mais todos os dias. Em janeiro de 2019, todas as sextas, sábados e domingos, o município também contará com uma ambulância a mais. De 01 a 05 de março de 2019, durante o Carnaval, haverá também uma Unidade de Suporte Básico a mais.

Normalmente, o serviço funciona com três Unidades de Suporte Básico (distribuídas entre as regiões centro, norte e sul) e uma de suporte avançado que cobre a cidade inteira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions
Caraguatatuba participa da 2ª Edição do Conexão Smart Solutions

Caraguatatuba esteve presente na 2ª Edição do Conexão Smart Solutions, evento voltado para a troca de experiências entre poder público e empresas privadas sobre o uso de novas tecnologias na gestão de projetos. O evento, realizado no Parque Tecnológico de São José dos Campos, contou com a presença de diversas

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 02/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba

Pessoas que desejam conquistar o primeiro emprego contam na próxima terça-feira (16), com um mutirão voltado a este público. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A ação será das 9h às 15h, no Teatro Mario Covas. Serão ofertadas 80 vagas,

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 12/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024