Pesquisar No Site

Programa “Caraguá Mais Saudável” percorre 17 escolas municipais em três meses

Publicado em: 29/11/2018
DSC_0604
Programa “Caraguá Mais Saudável” percorre 17 escolas municipais em três meses

Nessa quarta-feira (28), foi a vez dos alunos do 2º ao 9º anos, da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio (Porto Novo), em Caraguatatuba, participarem do Programa Caraguá Mais Saudável.

As palestras ministradas na parte da manhã e da tarde mostraram os grupos alimentares, características e funções – carboidratos (energéticos), proteínas (construtores), vitaminas e minerais (reguladores); diferenças entre alimentos naturais, processados e ultraprocessados e como montar um prato saudável.

Esse programa tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados.

#PraCegoVer: Dois alunos estão em pé à sua frente vários alimentos confeccionados em feltro estão disponíveis em uma mesa. Eles montam um prato saudável com os produtos disponíveis. (Foto: Cláudia Moysés)

Com material confeccionado em feltro e espuma, que reproduz vários alimentos como carnes, peixe, macarrão, frutas, arroz, feijão, sorvete, chocolate, suco de caixinha, refrigerante, as nutricionistas Fernanda Nunes Pereira e Karina Tavares Magalhães, e o servidor público José Maria Pereira da Silva conversam com as crianças e adolescentes sobre os componentes encontrados em cada um, principalmente nos ultraprocessados.

“Demonstramos as quantidades reais de açúcar, sal e gordura, presentes num pacote de bolacha recheada, caixinha de suco, lata de refrigerante, achocolatados, enlatados, entre outros produtos. Nosso objetivo é mostrar aos alunos os perigos e danos à saúde, como a obesidade e o diabetes, causados pelo excesso alimentares no organismo. Principalmente conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação adequada para ter saúde”, explicou a nutricionista Fernanda Nunes Pereira, coordenadora do Programa.

A aluna Lívia Vitória do Nascimento, 13 anos, disse que não tinha noção da quantidade de açúcar, sal e gordura nos alimentos. “Tenho uma alimentação saudável, mas todo final de semana chupo bala ou pirulito. Depois da palestra vou comer menos doces”, contou.

As amigas Heloísa Vitória, 14 anos, Gabriela Silva, 14 anos, e Thainá Corrêa, 15 anos, também ficaram impressionadas com a palestra. “Meu irmão come biscoito recheado todos os dias e não sabia que tem tanto sal, gordura e açúcar num pacote”, comentou Heloísa. Já Thainá não tinha conhecimento sobre a composição de um pacotinho de macarrão instantâneo. “Lá em casa minha mãe faz direto. Agora sei que não é saudável”, disse.

No próximo ano, mais 11 escolas serão visitadas e o programa também será estendido aos pais agentes de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar e inspetores.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos
Credenciamento Shows de Aniversário – 167 Anos

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Comunicação Social, informa que liberou a solicitação de CREDENCIAMENTO DOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO que desejam realizar a cobertura dos shows de aniversário da cidade, que serão realizados dias 19 e 20 de abril de 2024 na Praça da Cultura. Os pedidos de credenciamento deverão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 11/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024