Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba capacita 130 agentes administrativos em gestão documental

DSC_4223
Prefeitura de Caraguatatuba capacita 130 agentes administrativos em gestão documental

Cento e trinta agentes administrativos de diversas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba, empossados entre 2017 e 2018, fizeram a capacitação em Gestão Documental durante o mês de novembro. O treinamento que envolveu sete turmas de servidores, divididas entre os períodos da manhã e da tarde, terminou na quarta-feira (28/11), na Escola de Governo, no Indaiá.

O objetivo foi orientar os novos servidores em relação à gestão documental pública, com ênfase nos procedimentos e operações das “rotinas” que garantem o controle dos documentos desde a produção a destinação final.

A técnica do Arquivo Documental da Prefeitura de Caraguatatuba, Luzia Rodrigues de Toledo Prado, acompanhada da historiadora do Arquivo Permanente e Histórico da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Denise Lemes, aplicou o treinamento.

Com 28 horas/aula, a capacitação abordou os seguintes tópicos: “Conceito de arquivo e/ou documento”; “O princípio das três idades: Arquivo Corrente, Arquivo Intermediário e Arquivo Permanente”; “O que é Gestão de Documentos, suas fases e seu objetivo?”; “Cuidados com o documento”; “O que é a avaliação de documentos”; “O que é Plano de Classificação Documental”; “O que é Tabela de Temporalidade Documental”; “Sistema de Protocolo de Processos/Prescon (produção de remessas e arquivamento de processo)”; “Avaliação e eliminação de documentos”; e “Conhecendo s legislações municipal, estadual e federal.”

A Escola de Governo está localizada na Av. Goiás, 615 – Indaiá.  Mais informações pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668,  WhatsApp (12) 99775-2420, http://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br/ ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br.

 

#pracegover Técnica de Arquivo, Luzia Rodrigues de Toledo Prado, fala sobre a destinação de documentos públicos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

História

Os trabalhos de gestão documental em Caraguatatuba iniciaram em 1998, com a criação do Arquivo Histórico Arino Sant’Ana de Barros.  Em 2010, começou a organização do acervo documental do Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara. A Lei Municipal 2.218/2015 estruturou a Divisão de Arquivo Público Municipal, responsável pela Gestão Documental Municipal. Com a sanção da Lei nº 2.419/2018 (Reestruturação Administrativa da Prefeitura de Caraguatatuba), o setor passou a ser denominado Departamento de Arquivo Público Municipal, ligado à Secretaria de Administração.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP), por meio do Centro de Assistência aos Municípios (CAM), considera o “Arquivo Administrativo José Lúcio de Alcântara” de Caraguatatuba (Arquivo Geral Municipal) e o Arquivo Arino Santa’Ana de Barros  (Arquivo Permanente e Histórico) referências em gestão documental. Representantes de diversos municípios paulistas o visitam para estruturar um Arquivo Documental em suas cidades, além de Minas Gerais, Santa Catarina e Nordeste.

O Departamento de Arquivo Público Municipal fica na Av. Ministro Dílson Funaro, 725 – Jardim Britânia. O telefone é o (12) 3882-5706

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Caraguatatuba inicia Escutas Públicas da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)

A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura, a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil, destinará R$940.917,51 para Caraguatatuba, verba que será administrada em cogestão pela sociedade civil e setor público. Os artistas e amantes da cultura irão decidir como usar esse dinheiro participando

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024