Pesquisar No Site

Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens

WhatsApp Image 2018-11-15 at 11.08.28
Pioneiro na região, Caraguatatuba implanta Serviço de Acolhimento em República para Jovens

A Prefeitura de Caraguatatuba implantou nesta quarta-feira (14/11), a primeira República do Litoral Norte e Vale do Paraíba, destinada a acolher jovens de 18 a 21 anos de idade, exclusivamente da Casa de Acolhimento, como extensão do Sistema de Garantia de Direitos.

Inicialmente, foi entregue a casa para atender o público feminino. Um espaço completo, com três quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de todo o mobiliário. Tem capacidade para atender seis jovens com foco na inclusão social, emancipação e o exercício da cidadania.

A previsão é que, no início do próximo ano, seja implantada a casa na modalidade masculina, também no mesmo padrão.

#PraCegoVer: em um quarto, sofá-cama verde de madeira e almofadas coloridas, tapete marrom, cômoda de madeira ao fundo e quadro na parede.(Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes destacou “É uma satisfação ofertar mais um serviço que só a população tem a ganhar e conto com o apoio de toda equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para garantir o fortalecimento destes jovens.

Presente na visita do espaço, o prefeito Aguilar Junior, ofereceu todo o apoio aos jovens nesta nova fase de amadurecimento. “O que o Poder Público puder fazer para ajudar, vai fazer, conte com a gente”.

“É um serviço essencial que não podia mais ser adiado. É mais uma urgência, que o município implanta, visando sempre o melhor à população. Nosso objetivo é que os jovens levem da casa referências positivas. Que um dia o município foi capaz de acolhê-los e como foi importante este trabalho”, destacou Aguilar Junior.

Também esteve no local, o juiz de direito da 3ª Vara Cível de Caraguatatuba, Gilberto Alaby Soubihe Filho; a promotora da Vara da Infância e Juventude de Caraguatatuba, Dra Regiane Maria Heil Portes; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Cintia Alves; e a coordenadora da Proteção Especial da Sedesc, Ana Maria Magagnini.

O serviço

O tempo de permanência é de até três anos, visando gradual autonomia e independência dos moradores. Para isto, semanalmente os jovens receberão atendimento com assistente social e psicólogo.

O serviço irá preparar os atendidos em como conviver numa gestão coletiva e na construção de regras de convívio, definir a forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas.

O equipamento será subsidiado pela Prefeitura de Caraguatatuba, com manutenção, alimentação, locação do imóvel e instalações, além da contratação dos profissionais. A gestão do projeto será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana
Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal agitam final de semana

Caraguatatuba terá novas disputas do Torneio Aniversário da Cidade de futebol de campo e futsal que prometem animar o final de semana. Já nesta sexta-feira (8/3), o Ginásio Morro do Algodão vai receber os jogos entre Unidos Ponte Seca e Raíz Negra, às 20h, seguido por Ajax e Hidráulica Caiçara,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/03/2024
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana
Mutirão contra dengue é cancelado por conta da previsão de chuvas para o final de semana

O mutirão de combate à dengue que seria realizado neste sábado (23), no bairro Travessão, teve que ser suspenso por conta da previsão de chuvas. Uma nova data será remarcada e comunicada nos canais oficiais da Prefeitura de Caraguatatuba. A ação tem o objetivo de alertar a população sobre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024