Pesquisar No Site

Mulheres assistidas pelo CIAM fazem Sarau dentro da campanha dos 16 dias pela não violência

IMG_6924
Mulheres assistidas pelo CIAM fazem Sarau dentro da campanha dos 16 dias pela não violência

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba promoveu o “I Sarau Cultural” organizado pelas psicólogas, assistentes sociais, servidoras e frequentadoras do espaço, na noite dessa quinta-feira (29).

O evento realizado na sede da entidade, no Indaiá, teve apresentações de poesia, pintura, teatro, bate-papo e música, dentro das atividades da campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos”, aberta na última segunda-feira (26) pelo prefeito Aguilar Junior e o secretário Jonas Fontes.

A confraternização começou com um monólogo escrito e encenado pela atriz Keiliane Dias, 19 anos. Na peça, a atriz conta a história de uma mulher que, após sofrer violência e vários reveses na vida, descobre na culinária uma forma de ganhar dinheiro e se realizar profissionalmente. “Minha intenção foi mostrar ao público feminino que todas têm um talento e força interior capazes de mudar o destino”, afirmou.

#PraCegoVer: A coordenadora do CIAM Márcia Gusmão dá boas vindas ao público presente no I Sarau Cultural. (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Outra apresentação marcante da noite foi da contadora de histórias, Rogéria Dutra. A ex-gari, que conseguiu formar-se em Pedagogia e hoje é professora, contou a história de um sapo que se apaixonou por uma pata e que, apesar das diferenças, casaram-se e tiveram dois filhos: um sapato e uma sapatilha. “Uma fábula que mostra que as dificuldades de um casal podem ser superadas com amor e respeito”, ressaltou a pedagoga.

Também teve a roda de conversa “Mulheres Empoderadas” com depoimentos de Darci Apolinário, Iracema Mendes, Cláudia Conoscchia e Elilde Browning.

“Vim de uma família numerosa e pobre. Fiz muito trabalho braçal para sobreviver. Fiz curso de cabeleireira, depilação, design de sobrancelhas e atualmente faço pintura na Fundacc. Sou muito orgulhosa de mim. Meu conselho é que cada uma de vocês que aqui estão nunca desistem de si”, declarou Cláudia Conoscchia.

Outra que fez questão de dar seu depoimento foi Elilde Browning, 79 anos. Ela contou que nasceu no interior da Bahia, em uma família de 12 irmãos e enfrentou a pobreza. “Lembro-me que aos 11 anos, depois de um dia exaustivo de trabalho fui dormir com a dor da fome, porque em casa não havia nada para comer. Hoje sou uma pessoa feliz e de bem com a vida. Essa trajetória de luta e superação foi contada no seu livro “E assim foi a vida”, publicado há três anos, que foi sorteado entre o público presente.

#PraCegoVer: Mulheres assistidas pelo CIAM do grupo de canto coral posam para foto (Foto: Cláudia Moysés/PMC)

Thaíza Gonçalves do Nascimento, 24 anos, é uma das mulheres assistidas pelo CIAM. “Vim de Cruzeiro (SP) morar em Caraguatatuba, há dois anos. Aqui passei por um caso de agressão com um ex-namorado e tive toda assistência do CIAM para prestar queixa na delegacia, também psicológica e junto à minha chefia no trabalho. Já fiz o curso de cuidadora de idosos, de depilação e atualmente faço o de confeitaria. Estou juntando dinheiro para fazer faculdade de direito. O CIAM foi um divisor de águas na minha vida. Recuperei a autoestima e motivação para construir um futuro melhor”, afirmou.

Para encerrar, as mulheres assistidas pelo CIAM fizeram uma apresentação de canto coral acompanhadas ao violão pela artista Mara Amaral. O grupo cantou as músicas “Jesus Cristo”, famosa na voz de Roberto Carlos, “Pai eu quero te amar”, e “Assim caminha a humanidade” de Lulu Santos.

O “I Sarau Cultural do CIAM” foi uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Serviço – Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Avenida Cuiabá, 400, bairro Indaiá. Horário de atendimento: 8h às 17h. Telefone: 3883-9908.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação
Cerca de 30 atendimentos são realizados pela Defensoria Pública durante projeto Gabinete em Ação

Uma das novidades desta edição do projeto Gabinete em Ação foi o atendimento da Defensoria Pública nesta quarta-feira (10), no bairro Massaguaçu. Cerca de 30 pessoas receberam orientações e agendamentos de demandas relacionadas à família (pensão alimentícia, guarda, visitas, divórcio), cível (possessórias, locação, consumidor), fazenda pública (saúde, concurso público), defesa

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Eleição o Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo
Eleição do Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba será nesta quinta-feira na Secretaria de Turismo

Interessados podem participar nesta quinta-feira (18), da eleição dos conselheiros da sociedade civil do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). A votação será das 10h às 17h, na Secretaria de Turismo, no Centro. O Conselho terá composição paritária entre membros do poder público e da

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 17/04/2024
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba

Pessoas que desejam conquistar o primeiro emprego contam na próxima terça-feira (16), com um mutirão voltado a este público. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A ação será das 9h às 15h, no Teatro Mario Covas. Serão ofertadas 80 vagas,

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 12/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024