Pesquisar No Site

Macarrão à Peppa é a receita vencedora do “Masterchef na Escola”, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba

Publicado em: 14/11/2018
WhatsApp Image 2018-11-14 at 22.05.38
Macarrão à Peppa é a receita vencedora do “Masterchef na Escola”, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba

A vencedora do concurso “MasterChef na Escola”, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação e disputado pelas cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais, foi a receita “Macarrão à Peppa Pig”. As autoras são Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).

A cerimônia de premiação da vencedora foi realizada hoje (14/11), às 20, na Faculdade Módulo, no centro da cidade e contou com a presença do prefeito Aguilar Junior, que cumprimentou todos presentes, desde a Secretária de Educação, Márcia Paiva, o presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, até professores, coordenadores e especialmente as cozinheiras.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala no microfone em cima do palco. No palco estão outras autoridades também. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Fazemos hoje o reconhecimento do melhor trabalho, lembrando que esse prato vai fazer parte do dia-a-dia como refeição de toda a rede municipal. E gostaria de, já na semana que vem, visitar as escolas finalistas para experimentar os pratos. Quem sai ganhando com essa competição são as nossas crianças. Todos estão de parabéns e as cozinheiras são todas vencedoras”, disse o prefeito.

O “Masterchef na Escola” foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

Outras duas receitas que participaram como finalistas do concurso: “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim) e “Pernil na cebola dourada” acompanhado de farofa de banana, arroz, feijão e salada de alface e tomate, das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga), que ficou na segunda colocação e também constará do cardápio escolar, assim como a primeira colocada.

#PraCegoVer: foto tirada do fundo do auditório onde mostra o publico de assistindo a premiação. No palco está o vereador Tato Aguilar falando no microfone e o prefeito Aguilar Junior e outras autoridades estão em pé ao lado dele. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Para a escolha da receita vendedora, os alunos responderam a um questionário da escala hedônica estruturada, que mede a preferência do consumidor de forma direta, com as opções: detestei, não gostei, indiferente, gostei, adorei. O resultado da aceitação foi por meio de porcentagem e comparação entre as escolas.

Ao todo, 29 unidades escolares participaram do concurso. Em dois meses e duas semanas, coube à equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação pelas nutricionistas Fernanda Nunes Pereira (diretora) e Karina Tavares Magalhães e do técnico José Maria Pereira, percorrer as escolas para provar os pratos.

Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.

O evento contou com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira
Serviços de roçada, varrição e operação Bota-fora chegam a vários bairros nessa sexta-feira

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) da Prefeitura de Caraguatatuba encerra a semana levando serviços de limpeza de ruas para diversos bairros da cidade. Desde a quinta-feira (14), a Sesep está com equipes espalhadas em várias regiões, levando roçada, varrição e operação Bota-fora, que é a retirada de inservíveis como

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas
IF de Caraguatatuba abre edital com vagas para curso de introdução ao controle tecnológico em usinas

O Instituto Federal de São Paulo, Campus Caraguatatuba, abriu Edital de Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Edital nº 02/2024 para o curso FIC de Introdução ao Controle Tecnológico em Usinas de Concreto. O curso ocorrerá de 18 de março a 30 de abril de 2024, de forma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 06/03/2024