Pesquisar No Site

Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência

aab80a15-d907-45a5-b5c1-d7ee40f9b0b2
Crianças assistidas pelo CRAS e CREAS assistem apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência

Crianças atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Jetuba, Massaguaçu, Casabranca, Porto Novo e Centro lotaram o auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro, nessa quarta-feira (28), para assistir a uma apresentação teatral sobre trabalho infantil e violência.

A ação faz parte da campanha “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, lançada na segunda-feira (26). A campanha é voltada para dar visibilidade aos atos violentos contra as mulheres, os idosos, crianças e adolescentes, seja ela por gênero, identidade social, racial, etc.

A peça encenada por crianças e adolescentes frequentadores das oficinas de teatro da Fundacc, gratuitas, conta a história de um pai que chega do interior com o filho para tentar a vida na cidade grande e se depara com uma mulher que explora os cinco filhos, obrigando-os a pedir dinheiro nas ruas. As crianças sofrem humilhações, violência verbal e psicológica por parte da matriarca.

#PraCegoVer: Plateia do anfiteatro mostra vários adultos e crianças que assistem à peça teatral. (Foto: JC Curtis/Fundacc)

“A ideia é que as crianças reflitam sobre as formas de violência contra elas e que saibam que existe uma rede de apoio e defesa dos seus direitos e onde estão disponíveis” explicou a psicóloga Viviane Veríssimo.

A menina Camilly, 10 anos, disse que o teatro fez com que ela se lembrasse do caso de uma vizinha. “A mãe batia muito na filha e ainda obrigava a menina a pedir dinheiro na rua. A mãe foi denunciada no Conselho Tutelar várias vezes. Ela morreu e a filha foi morar com o pai, que não sabia de nada do que acontecia. A peça mostrou como é triste a vida dessas crianças. Não podemos deixar acontecer, temos que denunciar”, afirmou.

As amigas Rayanne Soares, 17 anos, e Nicole Ribeiro, 18 anos, também se emocionaram com a encenação. Ambas fazem parte do projeto “Amigos Multiplicadores de Caraguatatuba”, desenvolvido pelo CRAS. “Fazemos palestras para crianças e adolescentes sobre os direitos, a rede de proteção que existe no município e como denunciar em caso de qualquer tipo de violência”, explicou Rayanne.

De acordo com o artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade”. A partir dos 14 anos, “a proteção ao trabalho dos adolescentes é regulada por legislação especial, sem prejuízo do disposto nesta Lei” (art. 61). Após a Emenda Constitucional 98, ficou estabelecida a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.

As atividades da campanha dos “16 dias de Ativismo – Basta! Viver sem violência é direito de todos” prosseguirá até o dia 13 de dezembro com programação no CRAS Centro, Sul, Norte, Jetuba e Massaguaçu.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê
Prefeitura executa maior obra de drenagem do Litoral Norte no Juqueriquerê

As obras do enrocamento do Rio Juqueriquerê avançam em Caraguatatuba e vão trazer benefícios à comunidade pesqueira e aos moradores da Região Sul, contribuindo com o sistema de drenagem do município e também a navegação. A Prefeitura de Caraguatatuba executa o empreendimento e para a construção dos molhes Norte e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 09/04/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024