Pesquisar No Site

Caraguatatuba realizou Caminhada Novembro Azul

Publicado em: 27/11/2018
Caraguatatuba promove ações de alerta contra o Câncer de Próstata no Novembro Azul
Caraguatatuba realizou Caminhada Novembro Azul

#PraCegoVer: Pessoas realizam caminhada vestidas de azul em menção ao Novembro Azul nas ruas de Caraguatatuba. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Em menção ao mês de prevenção ao câncer de próstata, Novembro Azul, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira (26/11) a Caminhada Novembro Azul, em parceria com a Rádio Caraguá FM. A saída foi em frente ao Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas Madre Teresa do Calcutá.

A caminhada foi encerrada na Praça Cândido Mota com sorteios de cortes de cabelo; canecas e saquinhos com kit Novembro Azul, contendo camiseta, boné e botom. O evento foi aberto a toda população.

O secretário de Saúde, Amauri Toledo, destaca a importância da ação que promove conscientização sobre a importância da prevenção. “Estsa caminha da de hoje é o corroamento de todo um trabalho realizado durante todo o mês. Nossas Unidades Básicas de Saúde estão abertas durante todo o ano, mas este é um mês especial de conscientização com foco na quebra de tabu contra o exame de próstata. Este tabu deve ser quebrado, pois o exame de próstata mais o PSA são de extrema importância para prevenir contra o câncer de próstata”, afirma.

O munícipe José Pedro de Souza Soares, de 66 anos, participante da caminhada, conta que faz o exame de próstata regularmente há cinco anos e desmistifica o medo que os homens têm de fazer o exame. “Este é um exame simples, que começa pelo PSA e depois é realizado o toque. Mas é algo simples e de extrema importância para preservarmos nossa saúde”, avalia.

 

Novembro Azul

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, o mês de novembro tornou-se “Azul” para lembrar aos homens a partir dos 40 anos sobre a importância do combate à doença, por meio da prevenção. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos.

Por esta razão, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza mensalmente 380 vagas em urologia no município, distribuídas entre o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (CEM/CEM), Casa de Saúde Stella Maris e Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Além disso, durante o Novembro Azul, todas as Unidades Básicas de Saúde contam com uma programação especial voltada aos homens

Segundo o Ministério da Saúde, homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que as mulheres. As principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 89.528 óbitos (36,4%).

Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório – infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca –, que correspondem a 43.518 óbitos (17,7%); neoplasias (brônquios e pulmões, estômago), que correspondem a 29.274 óbitos (11,9%) e doenças do aparelho respiratório (12.388 óbitos ou 5%).

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024