Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Publicado em: 14/11/2018
Destaques
Foto 3
Caraguatatuba realiza Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades

Em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da coordenadoria municipal de Proteção da Defesa Civil de Caraguatatuba, promoveu Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão a outras 23 cidades do Estado de São Paulo nesta terça e quarta-feira (13 e 14/11) no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba.

Entre as cidades participantes, estavam representantes da Defesa Civil de Caraguatatuba, Aparecida, Caçapava, Campos do Jordão, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos, São Luis do Paraitinga, São Sebastião, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.

#PraCegoVer: Prefeito Aguilar Junior fala a representantes da Defesa Civil de todo o Estado no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

O prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior esteve na abertura da oficina e falou sobre a importância do trabalho da Defesa Civil nas ações de prevenções do município. “Fico muito contente em recebê-los para esta oficina. Caraguatatuba é uma cidade em que chove muito, mas colocamos em prática o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e conseguimos dar respostas rápidas à população. Dentro deste plano, cada profissional envolvido sabe qual é o seu papel. Importante que cada secretaria entenda o seu papel e coloque isso em prática. Caraguatatuba é uma cidade resiliente, que sabe o que é sofrer e aprendeu a levantar-se”, destacou.

Além do prefeito de Caraguatatuba, também estiveram presentes na abertura o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior; o presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Tato Aguilar; o major da Polícia Militar, Marcelo Vieira, secretários municipais, servidores públicos e convidados.

Esta foi a 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão, ministrada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que teve como objetivo capacitar os municípios participantes a atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão. Os participantes têm como meta serem os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a divulgação da Defesa Civil na sociedade.

#PraCegoVer: Representantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo participam da 5ª Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão no Auditório da Associação Comercial de Caraguatatuba (Foto: Talita Fernanda/PMC)

Na terça-feira, o vice-prefeito de Caraguatatuba e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Eugênio de Campos Junior, falou sobre a relevância da humanização em todas as ações da Defesa Civil.

“Nos aproximamos das pessoas na hora mais difícil da vida delas; por isso, precisamos de humildade para lidar com indivíduos desde os mais carentes aos mais ricos. Toda técnica é importante, mas não se esqueçam da sensibilidade do ser humano na hora de abordar cada vítima das chuvas”, alertou. O vice-prefeito destacou ainda que o trabalho da Defesa Civil, muitas vezes, não pode evitar acidentes; mas poderá amenizar os impactos.

O treinamento teórico no auditório foi ministrado pelos profissionais da Defesa Civil de São Paulo, tenente Felipe Zaupa e a meteorologista, Adriana Iwashita. Os participantes também realizaram visita in loco próximo ao Morro Santo Antônio para averiguar os estragos feitos pelas chuvas de março de 2017. Nesta quarta-feira, os participantes reforçaram os conhecimentos sobre o preenchimento da ficha de vistoria técnica mediante atendimentos realizados da Defesa Civil.

Dentro desta ficha, os principais tópicos a serem preenchidos são: caracterização do local; evidências de movimentação; condições da concentração de água; vegetação no talude ou proximidades; tipo de moradia; tipo de movimentação ocorrida ou esperada e grau de risco.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba
Programa Educa Sabesp promove capacitação para professores da rede municipal de Caraguatatuba

Em comemoração ao Mês da Água, a Sabesp realiza nesta quinta-feira (14/3), das 8h às 11h, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo, uma capacitação para 20 professores da rede municipal de Caraguatatuba junto ao Programa Educa Sabesp. A iniciativa da Companhia, em parceria com a Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 13/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba
Problemas financeiros e de internet dominam balanço de fevereiro do Procon de Caraguatatuba

O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 592 procedimentos formalizados dos 1.210 atendimentos realizados entre os dias 1º e 29 de fevereiro. Desse montante, 618 registros foram orientados e encaminhados para outros órgãos. O ranking do mês passado foi dominado por queixas de envio de produtos sem solicitação do consumidor

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 05/03/2024
#PraCegoVer: Estagiário da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Caraguatatuba trabalhando no computador.
Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo para estagiários de 20 cursos

As inscrições do Processo Seletivo para Criação de Cadastro de Reserva de Estagiários da Prefeitura de Caraguatatuba podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de abril, pelo site do CIEE (https://pp.ciee.org.br/vitrine/12128/detalhe). As oportunidades de estágio são para alunos de 20 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março
Prefeitura de Caraguatatuba realiza a 5ª edição do Educatech nos dias 21 e 23 de março

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), realiza na próxima quinta-feira (21/3) e no sábado (23/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/03/2024