Pesquisar No Site

Projeto que regulamenta o recolhimento de veículos abandonados é aprovado pela Câmara

10_24 Projeto sobre veículos abandonados 1
Projeto que regulamenta o recolhimento de veículos abandonados é aprovado pela Câmara

O Projeto de Lei que regulamenta o serviço de recolhimento de veículos abandonados em vias e logradouros públicos, de autoria da Prefeitura de Caraguatatuba, foi aprovado ontem (23/10), durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

#PraCegoVer: Close de frente de um carro preto abandonado na rua (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A propositura, que também regulamenta a remoção e guarda de veículos envolvidos em ocorrências policiais e de trânsito, visa tornar mais abrangente e eficaz a normatização do serviço já realizado no município.

Sob a responsabilidade da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, a operação já tirou das ruas mais de 150 veículos abandonados em vias públicas da cidade em menos de 60 dias de fiscalização.

O projeto define como veículos (motos, carros ou caminhões) abandonados aqueles que permanecem irregularmente em áreas públicas por mais de 10 dias ou em áreas privadas por qualquer tempo; que representem algum risco à saúde e à segurança públicas e que impeçam ou dificultem a livre circulação de veículos e/ou pedestres.

São observadas condições dos veículos como vidros quebrados, pneus murchos, sem para-lamas, sem bancos ou todo enferrujado, que funcionam como pontos acumuladores de águas de chuva e que, por conseguinte, acarretam a proliferação dos criadouros do mosquito aedes aegypti e o consequente aumento dos casos de dengue.

#PraCegoVer: Rua com dois veículos abandonados e duas capotas de carro sobre a calçada (Foto: Claudio Gomes/PMC)

As sucatas são levadas para um pátio credenciado, localizado na região do bairro do Tinga. O trabalho é realizado pelos agentes de trânsito, que constatam o estado de abandono a aplicam as multas cabíveis, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro.

Antes de fazer a remoção, o proprietário é identificado e notificado via Correios, recebendo um prazo de 24 horas para a retirada do veículo, a contar pela data do recebimento da notificação.

Caso o proprietário não seja identificado, a Prefeitura faz a notificação por meio de publicação de um edital em jornal de circulação na cidade. No caso de ficar constatado por laudo do setor competente da Secretaria Municipal de Saúde que o veículo apresenta risco para a saúde pública, a remoção será imediata.

Passado o prazo da notificação ou do edital, o veículo será imediatamente recolhido pela Prefeitura ao pátio, ficando à disposição do seu proprietário. Só será liberado após o pagamento das multas e taxas respectivas de estadia e guinchamento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034
Caraguatatuba realiza Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, e o Comitê da Primeira Infância realizaram nessa quarta-feira (06) a Audiência Pública sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância 2024-2034(PMPI). Mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento. O objetivo do PMPI é estabelecer a priorização da primeira infância

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 07/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba destaca Turismo Ecológico e alinha ações sobre observação de aves
Prefeitura de Caraguatatuba destaca Turismo Ecológico e alinha ações sobre observação de aves

Em comemoração ao Dia do Turismo Ecológico, celebrado em 1º de março, a Prefeitura de Caraguatatuba alinhou uma série de atividades que visam evidenciar a oferta do ecoturismo na cidade. Nesta sexta-feira (1/03), a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca promoveu reuniões a respeito de ações voltadas ao ecoturismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/03/2024
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos
Dermatologista orienta como usar corretamente repelente e evitar picadas de mosquitos

Diante do aumento de casos de dengue em território nacional, o uso de repelente é indicado para reforçar a prevenção contra as picadas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças. A dermatologista da rede municipal de saúde, Aline Bortoliero, dá orientações sobre a forma adequada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Jogos Recreativos da Melhor Idade de Caraguatatuba reúne centena de atletas
Jogos Recreativos da Melhor Idade de Caraguatatuba reúne mais de uma centena de atletas

Caraguatatuba recebeu neste final de semana a 13ª edição dos Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (JOREMI). As competições foram realizadas no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, e no Centro Convivência da Terceira Idade, no Cidade Jardim. Os atletas disputaram várias modalidades, entre elas, atletismo, bocha, buraco,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024