Pesquisar No Site

Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba reúne produtores locais e surpreende moradores da cidade

CAPA Claudio Gomes DSC_9129
Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba reúne produtores locais e surpreende moradores da cidade

#PraCegoVer: Foto mostra as bancas com legumes, verduras e frutas dos expositores. Grande movimentação de pessoas no entorno de cada stand. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Na última sexta-feira (05/10), foi realizada na Praça do Caiçara, a 1ª Feira de Agricultura Familiar de Caraguatatuba. O evento, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reuniu cerca de 10 produtores rurais locais que expuseram e venderam seus produtos.

A feirinha, que começou às 16h, durou cerca de quatro horas e recebeu um fluxo de aproximadamente 200 pessoas durante o período. Os munícipes puderam conferir e levar para casa frutas e hortaliças fresquinhas produzidas em nossas terras, como banana, coco verde, berinjela, salsa, cambuci, nhame, alface,cenoura, abobrinha, couve, cacau, entre outras.

Os amantes das pimentas e molhos também puderam aproveitar para encontrar produtos artesanais fabricados na cidade, como molho de pimenta malagueta verde e vermelha, molho de alho com coentro, pimenta com Cambuci e diversos outros.

Os doces artesanais também tiveram seu espaço: Doce de banana artesanal na palha de bananeira, paçocas, amendoim, pé de moça e geleias de frutas em vários sabores estavam disponíveis para venda aos visitantes da feira.

Para José Carlos (75), morador do bairro Ipiranga, o evento foi uma ótima oportunidade para ‘fazer a feira’ e conhecer os produtos produzidos na cidade. “Estou admirado com isso tudo! É ótimo poder consumir produtos fresquinhos e de qualidade, que são produzidos com amor pelas pessoas da nossa cidade. Eu aprovei e estou na torcida para se torne uma feirinha periódica”, comentou.

#PraCegoVer Homem coloca na sacola bananas que acabou de comprar do agricultor. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Outra opção para aqueles que gostam de praticidade, sem abrir mão da qualidade, eram os mix de verduras e legumes prontos para consumo. Higienizados, descascados, cortados e embalados, os produtos são uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma saudável no dia a dia. “Iniciei no plantio há seis meses já pensando em vender os produtos embalados. As pessoas querem coisas práticas e o fato dos produtos serem daqui ajudam muito a garantir a qualidade. Eu monto as melhores combinações conforme o que tenho e seguindo as tabelas nutricionais. Meu próximo passo é investir no suco detox e na salada no pote, ainda mais completa”, destacou o produtor e empreendedor, Evandro Pires.

As inovações são importantes para o movimento do mercado, mas no sítio da dona Eva Ana Pinheiro, a agricultura familiar tradicional segue firme e forte há mais de 10 anos. “Em casa somos eu, minha filha e genro. Nós plantamos, colhemos e vendemos. Vivemos disso. Hoje atendemos clientes que compram em grande quantidade e também atendemos pequenos pedidos”, contou. Os produtos mais produzidos no sítio de Dona Eva são salsinha, couve, abóbora seca e verde, entre outros. “Nós adoramos nosso trabalho. Trabalhar com terra é gratificante do começo ao fim”, ressaltou.

#PraCegoVer A feira, já em período noturno, com presença de diversas pessoas ao redor da exposição dos produtos. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

De acordo com Claudia Viana, técnica agropecuária da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a primeira edição da feira surpreendeu a todos. “Ficamos muito contentes com o resultado. Foi a primeira feira de produtores locais que realizamos e os moradores nos deram um retorno muito positivo. Além de divulgar a existência de agricultores rurais no município, queremos também incentivar a economia solidária. Consumindo esses produtos os munícipes apoiam os pequenos produtores locais e mantemos o giro financeiro dentro da própria cidade”, esclarece.

A 1ª Feira da Agricultura Familiar de Caraguatatuba contou com a parceria da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e da FUNDACC, com apresentações musicais durante a feira.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp
Prefeitura faz alteração no trânsito da avenida Miguel Varlez para obras da Sabesp

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 12/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para turmas de futevôlei no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novas turmas de futevôlei no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG). As inscrições já estão abertas. O professor Fabio Lunardi será o responsável por ministrar as aulas, realizadas todas as sextas-feiras, das 13h30 às 14h30, das 14h30

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Cinema_bairros_garotocosmico
Cinema nos Bairros tem sessão com pipoca no Pegorelli

O cinema itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sua primeira sessão gratuita de 2024, na quinta-feira (4/4), às 19h, no Centro Comunitário Galpão do Pegorelli, na região sul da cidade. O projeto Cinema nos Bairros tem como intuito proporcionar cultura e entretenimento aos munícipes de Caraguatatuba

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 03/04/2024