Pesquisar No Site

Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove 1º Seminário de Segurança Alimentar

IMG_1736
Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove 1º Seminário de Segurança Alimentar

#PraCegoVer: Palestrante Gilberto Job Borges de Figueiredo está em pé no palco fala ao microfone. À sua frente várias pessoas sentadas na plateia. (Foto: Luís Gava/PMC)

Dentro da 3ª Semana de Segurança Alimentar, a Prefeitura de Caraguatatuba por meio do Banco Municipal de Alimentos promoveu, quarta-feira (17/10), o 1º Seminário de Segurança Alimentar com três palestras: “Compostagem e Produção de Adubos Naturais”, “Nossa História” e “Obesidade Infantil”.

As atividades de Segurança Alimentar são promovidas o ano inteiro, com objetivo de oferecer à população dicas de alimentação saudável, por meio do curso de Reaproveitamento de Alimentos, que ensina como utilizá-los integralmente.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, ressaltou que em um ano de funcionamento, o Banco de Alimentos arrecadou 40 toneladas de produtos entregues às instituições de assistência social do município.

“Esse projeto ficou desativado por oito anos e sabemos o impacto que ele gera na vida de muitas pessoas. Além das doações, o Banco também desenvolve oficinas de manuseio do alimento, entre outras atividades. Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esse trabalho junto à comunidade”, afirmou.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, ressaltou que o Banco de Alimentos é muito mais do que um projeto de processamento e distribuição.

“É um olhar para o outro. Um olhar sobre o que seria desperdiçado por não ter mais valor comercial, mas que mantém seu valor nutricional e pode ser reaproveitado, alimentando muitas pessoas. Criamos um ciclo onde podemos ajudar uns aos outros. Isso é o mais importante”, declarou.

#PraCegoVer: Várias pessoas entre homens e mulheres sentadas na plateia. (Foto: Luís Gava/PMC)

Palestras

O ciclo de palestras foi aberto com o tema “Compostagem e Produção de Adubos Naturais”, com o engenheiro agrônomo, Gilberto Job Borges de Figueiredo, chefe da Casa da Agricultura de Caraguatatuba.

No bate-papo, o engenheiro mostrou como é possível aproveitar cascas de crustáceos, resíduos de poda, restos de alimentos que não sejam fritos ou carnes, utilizar minhocas e rochas calcárias para fazer adubo natural. Também como fazer uma composteira em casa.

“As pessoas podem e devem fazer seu próprio adubo natural para utilizá-los em jardins, vasos e hortas. Nossa intenção é oferecer essa oficina nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”, disse.

Em seguida, a gastróloga Táta Ramos, 47 anos, emocionou a plateia contando um pouco da sua trajetória. Professora do curso livre de Formação Básica de Gastronomia do Senac Campos do Jordão (SP), cresceu dentro de uma cozinha ítalo-brasileira, onde aprendeu a cozinha com a avó Ana Valentina e a mãe Ernesta Abade. Aos sete anos já fazia o “arroz com feijão”.

“Minha vontade sempre foi a de me dedicar à arte de cozinhar. Mas aí vinha a família com aquele discurso de que culinária não dá dinheiro e acabava recuando na minha decisão”, disse.

Foi então que entre idas e vindas entre a cozinha e cargos administrativos, ela tomou conhecimento de dois cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, no Centro de Referência e Segurança Alimentar (Cresans): Técnica Básica de Gastronomia e Técnicas Básicas de Confeitaria, em parceria com o Senac de São José dos Campos.

“Essas capacitações foram um divisor de águas na minha vida. Foi ali que realmente decidi encarar a minha verdadeira vocação. A professora me indicou o curso de capacitação para cozinheiros no Senac em Campos do Jordão, gratuito, de quatro meses. Fiz e depois prestei o vestibular de Gastronomia lá e concluí a formação este ano e fui convidada para ser professora. O que eu quis trazer nessa palestra é que muitas vezes temos oportunidades na nossa frente que deixamos passar como foram os cursos do Cresans. É possível realizar sonhos com constância, perseverança e amor”, afirmou.

Para encerrar o evento, o médico Alessandro Loiola, autor de quatro livros, entre eles “Crianças em forma: Saúde na Balança”, abordou o tema “Obesidade Infantil”.

De acordo com o profissional, a obesidade infantil está diretamente relacionada aos hábitos alimentares da família e à falta de atividade física adequada para a criança e ao grau de ansiedade dos pais ou responsáveis, que na maioria das vezes é compensada com a ingestão de produtos industrializados altamente calóricos (massas, refrigerantes, doces, etc.).

“A equação para perder peso é simples tanto para crianças quanto para adultos: é mudar os hábitos alimentares. Isso implica, sim, em comer menos e, consequentemente, passar fome um certo período.  Garanto que em três meses a pessoa já começa a sentir os resultados”, declarou.

Participante do Seminário, Francilane Novaes, desempregada, atualmente frequenta o curso de Recursos Humanos oferecido pelo Senac em parceria com a  Prefeitura de Caraguatatuba. “Gostei muito das palestras, principalmente porque aprendi noções básicas de compostagem, que futuramente quero fazer esse curso. A palestra da gastróloga foi um incentivo para que a gente não desista dos sonhos”, avaliou.

O agricultor, Silvio Saito, geralmente não perde eventos gratuitos nos quais é convidado. “Sempre aprendo algo em cada capacitação. Acho uma pena que as pessoas da cidade, principalmente as desempregadas, não aproveitem as atividades gratuitas oferecidas. Como foi dito, aqui, essas formações podem mudar o rumo da sua história”, afirmou.

A programação prossegue no sábado (20), às 14h, com a Hora do Mamaço, no Serramar Shopping. O evento inicia com uma apresentação cultural e segue com a palestra da enfermeira Ana Claudia Tripac, sobre a “Importância do Aleitamento Materno”. A ação é em parceria com o Banco de Leite Humano e o Centro de Aleitamento Materno Infantil (Ceami), da Secretaria Municipal de Saúde.

A 3ª Semana de Segurança Alimentar é uma iniciativa da Prefeitura de Caraguatatuba para marcar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Este ano o tema é “Fome Zero”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba
Alta demanda de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe provoca superlotação em UPAs de Caraguatatuba

Dados divulgados pela Organização Social João Marchesi, responsável pela administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro, Sul e Norte, apontam um crescimento de mais de 30% no número de atendimentos nas últimas semanas. Esse crescimento se deve ao aumento de casos suspeitos de dengue, Covid-19 e gripe. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/03/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024