Pesquisar No Site

Alunos do Projeto CLIMA produzem vídeo para 8ª FLIC

Publicado em: 19/10/2018
IMG_20181008_172038935
Alunos do Projeto CLIMA produzem vídeo para 8ª FLIC

#PraCegoVer: Pessoas reunidas em torno da mesa, conversando

Nesse sábado (20//10), a partir das 9 horas, alunos do 8º e do 9º da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar, que fazem parte do Projeto Ciranda de Literatura, Imagem e Meio Ambiente ou Projeto Clima, apresentam um vídeo produzido especialmente para a 8ª Feira Literária de Caraguatatuba, que este ano homenageia no segmento Ensino Fundamental II, Clarice Lispector.

O projeto Clima é desenvolvido há três anos pelos professores de História e Geografia, José de Barros Pinto Filho e Emerson Reis de Oliveira, e tem o objetivo de promover a intersecção da Literatura, Imagem e Meio Ambiente por meio de práticas pedagógicas e novas vivências.

Juntando um dos trechos mais famosos de um dos livros de Clarice – “Que minha solidão me sirva de companhia/ que eu tenha a coragem de me enfrentar/ que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo” (Um sopro de vida), com o clássico dos Beatles, “Eleanor Rigby”, cuja música fala das pessoas solitárias, os professores Emerson Reis de Oliveira (História) e José de Barros Filho (Geografia), propuseram aos adolescentes, o desafio de realizarem uma produção para a FLIC.

A provocação foi aceita e calhou como uma luva, já que o sentimento de solidão é bem comum na adolescência, fase de transição entre a infância e a vida adulta, cheia de mudanças físicas e emocionais.

“A partir da leitura de alguns textos, iniciamos as discussões em sala de aula sobre quais trabalhos poderiam ser produzidos. Vimos técnicas de roteiro, filmagem, edição, animação, desenho e de voz. Discutimos imagens que pudessem expressar o que é solidão”, contou o professor Z (José).

Cauê Lobo, 13 anos, foi um dos que participou da elaboração do vídeo. “Solidão é um assunto pesado. Ela aparece de várias maneiras e todos os dias quando alguém fala da cor da pele, julga se o outro é bonito ou feio, enfim, quando diminuem a gente de alguma forma. Então, prefiro usar da ironia para encarar o assunto”, analisou.

A galera saiu em campo para captar as imagens na praia do Camaroeiro e na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Coube a Maria Eduarda Siqueira das Chaves, 13 anos, ser a protagonista das filmagens. “Fiquei um pouco envergonhada no início da gravação, mas fui me soltando. Esse trabalho foi muito bom para eu vencer minha timidez”, contou.

Em outra etapa, Jasmim Almeida Oliveira, 14 anos, encarou a missão de colocar nova letra na música “Eleanor Rigby” e cantá-la. “O desafio maior de fazer a letra da música foi o de encontrar palavras que se encaixassem com as imagens do vídeo. Não pensei que o resultado fosse ficar tão bom e ficou. Também gostei de cantar. Gostei da minha evolução nesse trabalho”, disse Jasmim.

A outra letrista, Melissa Anísio Godoy, 14 anos, lamenta que no próximo ano não esteja mais na escola: “Pude ocupar meu tempo fora da escola e exercitar minha criatividade. Foi muito bom laço formado com os professores e colegas”.

O professor Emerson, que também é músico e tem um estúdio, disponibilizou parte do seu equipamento para gravar com os alunos. “Fui surpreendido pela qualidade da letra, muito rica e madura. Cada um que participou trouxe elementos artísticos diferentes, unindo poesia, música, vídeo e literatura. O resultado foi excelente”, declarou.

Outra etapa de confecção para o vídeo foi a animação do brasão de Caraguatatuba. Essa parte ficou a cargo da equipe formada por Cauã Carvalho Marques, 15 anos, Fabrício Leandro Morais Freitas, 14 anos, Patrick da Silva Collares Ferreira, 13 anos, e William James Medeiros de Oliveira, 15 anos.

“Foi um super trabalho do time. Levamos quase dois meses para fazer entre estudar as linhas do brasão, redesenhá-las e terminar a animação. Na escola e em casa. Foram 163 frames (quadro a quadro) no total”, explicou Cauã, que faz oficina de animação gratuita na Fundacc.

O resultado desse trabalho pode ser conferido das 9h às 12h, na unidade escolar e no facebook da EMEF Prof. Antonio de Freitas Avelar.

Neste sábado, a 8ª Feira Literária de Caraguatatuba acontece em todas as unidades escolares das 9h às 13h. A FLIC também homenageia Eva Funari, no segmento Educação Infantil; Tatiana Belinky, no Ensino Fundamental I; e Chico Buarque no segmento Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Na sexta e no sábado, dias 26 e 27, no Serramar Shopping, haverá várias apresentações e oficinas para o público, a partir das 13 horas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril
Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 em abril

Caraguatatuba receberá a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições devem ser concluídas até o dia 9. A expectativa para este ano é bastante positiva já que são esperados 1.300 pessoas, entre

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024