Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta-feira (19/09)

Publicado em: 17/09/2018
09_17_Samu
Prefeitura de Caraguatatuba inaugura base do SAMU-192 na região Norte nesta quarta-feira (19/09)

#PraCegoVer: Coordenador do Samu Caraguatatuba, Arthur Aranha, junto ao prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior e o coordenador de enfermagem e responsável técnico do Samu, Marcelo Santana de Melo, conversam em frente à ambulância do Samu. Foto foi registrada dentro da ambulância e mostra o veículo por dentro

Nesta quarta-feira (19/09), a Região Norte de Caraguatatuba ganha uma base fixa do SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) para ampliar as possibilidades de socorro às emergências. A instalação da nova base é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde. A inauguração da obra será às 8h30.

Em 2017, quando ainda não tinha sede própria, a base da região Norte atendeu a 1.990 ocorrências durante todo o ano. Em 2018, de janeiro até a manhã desta segunda-feira (17), registrou 1.381 atendimentos, o que gerou uma média de 190 ocorrências por mês.

Agora, esta base contará com espaço próprio, localizado na Rua Itália Baffi Magni, no bairro Massaguaçu, e servirá de apoio para que todos os atendimentos daquela região sejam feitos de forma mais ágil.

Ao todo, o SAMU Caraguatatuba conta com 53 funcionários, entre médicos socorristas, profissionais da enfermagem (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem), condutores e agente administrativos. Todos estes são disponibilizados em todas as unidades do SAMU por meio de rodízio.

Estará disponível para a população da região Norte uma Unidade de Suporte Básico (ambulância) para os casos de urgências pré-hospitalares, com motoristas e enfermeiros em sistema de plantão 24 horas.

O veículo possui equipamentos de vias aéreas, oxigênioterapia, imobilização provisória, kit de parto de emergência, DEA (Desfibrilador Elétrico Automático), oxímetro de pulso e rádio comunicação digital direto com a Central de Regulação, por meio de orientação de médico regulador 24 horas.

O local terá dois dormitórios (masculino e feminino), dois banheiros privativos com fluxo de descontaminação, sala de estar, cozinha e área de cobertura para ambulância com saída independente automatizada.

Todas as ocorrências serão atendidas pela equipe da base descentralizada que realiza o diagnóstico do paciente e identifica se há necessidade de remoção para unidade especializada (Casa de Saúde Stella Maris) ou se o caso pode ser estabilizado no próprio Pronto Atendimento do Massaguaçu.

A Secretaria de Saúde informa que o investimento total da obra gira em torno de R$ 220 mil.

Atendimentos SAMU 192 de Caraguatatuba

Em 2018, o SAMU de Caraguatatuba já realizou um total de 9.647 atendimentos até o último domingo (16). Todas as emergências voltadas ao SAMU devem ser direcionadas ao 192, que acionará as equipes conforme cada chamado.

Atualmente, a Região Sul também conta com uma base na Subprefeitura do Porto Novo, que já atendeu 2.433 ocorrências somente em 2018 até às 7h desta segunda-feira (17). No local, o atendimento também é feito por uma Unidade de Suporte Básico.

Fotos: Luis Gava/PMC

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo
Prefeitura de Caraguatatuba reforça inscrição no processo seletivo para professor esportivo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abriu novo processo seletivo para a contratação de professores nos polos esportivos da cidade. O Projeto Nova Onda, por meio do Instituto Social Boa Esperança, está à frente da contratação dos profissionais. Os educadores físicos interessados em participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários
Caraguatatuba reforça importância de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 02/04/2024