Pesquisar No Site

Ponto MIS traz para Caraguá ciclos de palestra com narrativas sobre novelas, séries e seriados

Publicado em: 22/09/2018
DSC_8373 VIDEOTECA
Ponto MIS traz para Caraguá ciclos de palestra com narrativas sobre novelas, séries e seriados

Aos apaixonados por narrativas da TV, o Ponto Mis traz para Caraguatatuba, nos dias 26 e 28 de setembro, na videoteca Lucio Braun, a partir das 19h, um ciclo de palestras que aborda questões como novelas, séries e seriados.

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será contextualizado por Murilo Cleto, enquanto ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’ recebe uma abordagem de Lucas Néia.

Voltada para um público maior de 16 anos e com 35 vagas disponíveis, a o palestra ‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’ será apresentada no dia 26 por Murilo Cleto,historiador, especialista em História Cultural e mestre em Cultura e Sociedade.

A série britânica de ficção científica ‘Black Mirror’ tem se consolidado como uma das distopias mais perturbadoras da atualidade. Isso porque exige dos expectadores um exercício não mais do que discreto de imaginação que apenas potencializa tendências tecnológicas, políticas e sociais já estabelecidas, em maior ou menor grau, no mundo.

Guiado pelos episódios da série, “Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo” é um passeio por algumas dessas tendências: a hiperconectividade, a desregulamentação, o autoritarismo, o espetáculo e o narcisismo.

Incluem-se nesse debate reflexões acerca das redes sociais, das democracias modernas e das fronteiras entre o público e o privado.

Telenovelas

No dia 28, o tema escolhido é ‘Telenovela Brasileira e Pesquisa Histórica: A Investigação em Acervos Audiovisuais, com 30 vagas e Faixa Etária de 14 anos.

Nesta palestra, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Néia aborda como a telenovela se tornou o principal produto cultural do Brasil? E como séries contemporâneas internacionais dialogam com telenovelas brasileiras das décadas de 1970 e 1980?

A palestra se desenvolve a partir destes dois eixos, privilegiando a questão da memória – histórica e afetiva – e promovendo uma reflexão referente à conservação do audiovisual televisivo no País.

Lucas Néia é doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina, pesquisador do Centro de Estudos de Telenovela (CETVN/ ECA-USP) e do Observatório Ibero-americano da Ficção Televisiva (Obitel). Também é fundador, ao lado de Stefany Araújo, da Cia. Suspeita de Teatro.

Serviços

Pontos MIS – Caraguatatuba

‘Black Mirror e os sintomas do mal-estar contemporâneo’

Com Murilo Cleto

Data: 26/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 35

‘Telenovela Brasileira e Pesquisa História: A Investigação em Acervos Audiovisuais’

Com Lucas Néia

Data: 28/9

Horário: 19h às22h

Vagas: 30

 

Local: Videoteca Lucio Braun (MACC)

Praça Cândido Motta, 72, Centro

Informação (12) 3897-5660 – Com Sal Santa Fé

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo
Comtur de Caraguatatuba responde esclarecimentos das audiências públicas da revisão do Plano Diretor de Turismo

Após o fim das audiências públicas da Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu em reunião ordinária na última quinta-feira (4), para fazer uma avaliação dos encontros e finalizar o Plano. O PDTur é um documento que

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 08/04/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024