Pesquisar No Site

Nova versão da Cartilha de Arborização Urbana já está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba

mockup
Nova versão da Cartilha de Arborização Urbana já está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba

#PraCegoVer Nova cartilha de arborização aberta em cima de mesa

A nova versão digital da Cartilha de Arborização Urbana já está disponível no site da Prefeitura de Caraguatatuba, para acessar basta clicar no ícone “Meio Ambiente” e selecionar o item da cartilha, ou clicar direto no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f .

O material, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, em parceria com a Secretaria de Comunicação.

A atualização foi aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente e tem por objetivo auxiliar os moradores a plantar de forma adequada e planejada, espécies que mais se adaptam na região.

A segunda edição conta com um layout mais atraente, ilustrativo e didático. No conteúdo o munícipe encontra informações sobre os benefícios do plantio, como cuidar, locais corretos para o manejo, melhores espécies, a criação do espaço árvore, técnicas de poda, entre outras.

A versão impressa, aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e custeada através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, será distribuída apenas em ações direcionadas de educação ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibilizará também algumas unidades para os munícipes que estejam interessados em realizar pequenos plantios em áreas urbanas.

“A cartilha contém diversas informações para ajudar na conscientização e plantio, bem como incentivar a participação de todos nesta ação que só trará benefícios a toda população”, comentou Marcel Giorgeti, secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba.

 

Sobre Arborização Urbana

A arborização urbana é toda cobertura vegetal presente nas cidades, formada pelas áreas livres de uso público (praças, parques ou orla da praia), as áreas livres particulares (quintais, jardins internos e pátios) e as áreas que acompanham o sistema viário (calçadas, canteiros ou rotatórias).

As árvores, por meio de suas funções ecológicas e paisagísticas, desempenham relevante melhoria da qualidade de vida das populações urbanas, como por exemplo, a redução da temperatura climática; diminuição da sensação térmica de pedestres e motoristas; redução da poluição atmosférica melhorando a qualidade do ar, servindo como alimento e abrigo natural a pequenos e médios animais, favorecendo também ao equilíbrio ambiental; ajudam na infiltração das águas pluviais diminuindo erosões e enchentes; minimizam a aridez da paisagem urbana; embelezam e perfumam as ruas, avenidas e praças; além de valorizar os imóveis.

As áreas arborizadas proporcionam a diminuição da degradação e da manutenção das áreas pavimentadas e do efeito dos raios solares sobre a população, gerando economia dos recursos públicos nas áreas de infraestrutura e saúde. Além de auxiliar no controle da temperatura e na umidade do ar.

Foto: Divulgação

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato
Mulheres do CRAS Massaguaçu se reúnem para encontros e oficinas de artesanato

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Massaguaçu, da Prefeitura de Caraguatatuba, um grupo de mulheres “Super Poderosas” está envolvido em uma ação que inclui reuniões e oficinas. Essas mulheres farão um total de 12 encontros, que estão sendo realizados a cada 15 dias. Cada encontro segue uma sequência,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 22/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto
Banda Carlos Gomes faz 60 anos e apresenta concerto

A apresentação é no dia 19 no Teatro Mario Covas. Participam do espetáculo o Água Viva Coral e o Corpo de Baile de Caraguatatuba. A entrada é gratuita Em comemoração aos 60 anos da Banda Municipal “Carlos Gomes”, comemorado dia 20 de abril, e aos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/04/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024