Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae/SP capacita 180 empresários do município em projeto de empreendedorismo

Publicado em: 01/08/2018
IMG_3428
Prefeitura de Caraguatatuba e Sebrae/SP capacita 180 empresários do município em projeto de empreendedorismo

#Pracegover Auditório lotado com os formandos do Projeto Caraguatatuba Empreendedora II. (Foto: Luis Gava/PMC)

Cerca de 180 empresários dos ramos de artesanato, alimentação, vestuário, hospedagem, beleza e agricultura participaram das capacitações do Projeto Caraguatatuba Empreendedora II da Prefeitura Municipal e do Sebrae. A entrega dos certificados de conclusão ocorreu na terça-feira (31/07), em cerimônia na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), no Sumaré.

A formatura contou as presenças do prefeito Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do gerente regional do Sebrae/SP, Rodrigo Matos do Carmo; do secretário de Governo, José Mendes de Souza Neto Bota; do secretário de Turismo, Cristian de Souza; do secretário de Meio Ambiente, Marcel Luiz Giorgeti; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos; e da presidente do Conselho Municipal Turismo (Contur), Sandra Abril; além de secretários municipais, servidores públicos e familiares dos formandos.

Durante a cerimônia, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos, disse que a entidade sempre apoiará as iniciativas da Prefeitura e do Sebrae. “A associação está de portas abertas para todos. Estou muito feliz por ter participado dessa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae/SP. Só tenho a agradecer a todos que fizeram o curso porque isso vai ficar na memória de vocês para sempre”, comemorou.

O secretário de Turismo, Cristian de Souza, falou sobre a representatividade do município no Sebrae/SP. “Hoje é um dia de realizações de sonhos. Assim que o Rodrigo do Sebrae fez a proposta de cinco cursos, o prefeito usou a frase: ‘Cristian as pessoas têm sonhos, vamos realizá-los’, e assinou a proposta. Caraguatatuba é a cidade com mais participantes de cursos do Sebrae da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba”, enfatizou.

O gerente regional do Sebrae/SP, Rodrigo Matos do Carmo, destacou a importância da capacitação nos dias atuais. “Não existe mágica para ganhar dinheiro e inovar. Às vezes, vemos o concorrente inovando e ficamos bravos. Temos que ficar bravos conosco. Separar um tempo da rotina diária para fazer o que vocês fizeram é apostar no sucesso do seu negócio. Se conseguirmos manter essa sinergia, ninguém segura Caraguatatuba”, explica. “As micros e pequenas empresas representam 99% das empresas do Brasil. Coloquem ações para MP’s em seus planos de governos e atingirão os moradores dos municípios”, complementou.

O prefeito Aguilar Junior parabenizou e reconheceu o empenho de cada um dos formandos. “Vocês aproveitaram uma oportunidade. Não acredito em sorte, mas em trabalho e bênçãos. Se tivemos vontade trabalhar, vamos prosperar. Eu sou empresário e por várias vezes precisei do Sebrae. Ter uma consultoria que vai no estabelecimento entender o seu negócio, é diferente”, destacou. “Já Estamos planejando cursos para 2019. O objetivo é tornar o Caraguatatuba Empreendedora perene. A prefeitura não consegue fazer mágica, o prefeito não é mágico, mas podemos proporcionar que empresários tenham condições de apreender, empreender, atender melhor, gerir, melhorar o seu negócio e lucrar”, finalizou.

O Projeto Caraguatatuba Empreendedora II é organizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Governo e Sebrae/SP, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba; Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores/LN); e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

 

#Pracegover Prefeito Aguilar Junior entrega certificado a formanda. (Foto: Luis Gava/PMC)

Caraguatatuba Empreendedora II

Nos seis meses do Caraguatatuba Empreendedora II, as gestoras do Sebrae, Natália Liese, Lívia Torres, Rosangela Campos e Julia Guaragna capacitaram 180 empresários da cidade com palestras, consultorias e oficina nos Programas Artesanato, Alimentação Fora do Lar, Vestuário, Meios de Hospedagem, Beleza & Estética e Olericultura.

 

Artesanato

Os artesãos (pessoas físicas ou jurídicas) participaram da palestra “Tendências Setoriais” e das ações “Diagnóstico Inicial (Check Up)”, “Começar Bem” (Plano de Negócios), “Como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI)”, “Fluxo de Caixa”, “Programa Super MEI Formar Preço”, “Controle de Estoque”, “Planeje Suas Vendas” e “Na Medida! Como Criar Uma Página no Facebook”. O aperfeiçoamento é destinado aos especialistas em lapidação de gemas; joalheria e ourivesaria; cunhagem de moedas e medalhas; e fabricação de artefatos semelhantes.

 

Hospedagem

Os proprietários de hotéis, apart-hotéis, pousadas e motéis tiveram a palestra “Tendências Setoriais”, além das atividades “Diagnóstico Inicial (Check Up)”, “Consultoria na Empresa: Marketing e Finanças/ Transforme Seu Negócio em um Atrativo Turístico”, “Na Medida/Gestão Financeira”, “Consultoria Na Medida (2 horas)”, “Marketing Digital para Pequena Hotelaria”, “Processos: Ajustando a Qualidade e os Custos na Pequena Hotelaria”, “Inove para Ganhar Mais”, “Equipe Motivada” e “Oficina Sebrae Responde (Temas Variados)”.

 

Beleza & Estética

A capacitação para cabeleireiros, manicures, pedicures, estéticas, agências matrimonias, body piercings, estúdios de tatuagens, saunas e pets shops envolveu a palestra “Mercado e Tendências em Beleza”, “Diagnóstico Inicial (Check Up)”, “Na Medida/Gestão Financeira”, “Consultoria Na Medida – Gestão Financeira”, “Oficina Beleza Legal”, “Consultoria na Empresa (Marketing e Finanças)”, “Gestão Financeira Para Salões de Beleza/ Avaliação de Resultados Financeiros”, “Qualidade no Atendimento ao Cliente (EAD)”, “Oficina Promover e Divulgar para Vender” e “Oficina Sebrae Responde”

 

Alimentação Fora do Lar               

Para restaurantes, bares, lanchonetes, quiosques, cantinas, buffet, delivery, pizzarias, ambulantes do ramo alimentício e similares houve a palestra “Tendências Setoriais”, “Diagnóstico Inicial (Check UP)”, “Consultoria na Empresa (Marketing e Finanças)”, “Na Medida Gestão Financeira”, “Consultoria Na Medida (2 horas)”, “Oficina Elaboração de Fichas Técnicas para Controle de Bares e Restaurantes”, “Oficina Engenharia de Cardápio para Alimentação Fora do Lar”, “Oficina Controle de Estoque”, “Oficina Equipe Motivada” e “Ferramentas de Gestão Para Alimentação Fora do Lar/ Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF) e  Procedimentos Operacionais Padrão (POP)” e “Oficina Sebrae Responde”.

 

Vestuário

Os comércios atacadistas e varejistas de tecidos, roupas, cama, mesa, banho, acessórios, calçados, bolsas, malas e armarinhos ficaram com a palestra “Tendências Setoriais”, “Diagnóstico Inicial (Check Up)”, “Na Media Gestão Financeira”, “Na Medida Gestão Financeira”, “Consultoria Na Medida”, “Oficina Controle de Estoque”, “Oficina Como Ganhar Mais, Perdendo Menos Varejo de Vestuário”, “Na Medida – Gestão Estratégica de Vendas”, “Oficina Vivi”, “Consultoria na Empresa (Marketing e Finanças)” e “Oficina Sebrae Responde”.

 

Olericultura

Os pequenos produtores e agricultores do município conheceram as “Tendências Setoriais”, “Oficina Produza Fácil Agricultura”, “Controlar Meu Dinheiro no Campo”, “Custo para Produzir no Campo”, “Como Vender para o Governo”, “A importância de embalar e expor produtos para venda”, “SEI (Sebrae Microempreendedor Individual) Unir Forças para Melhorar” e “Consultoria de Gestão nas Empresas.”

Em 2017, cerca de 50 empresários participantes do Caraguatatuba Empreendedora I fizeram encontros avançados e oficinas gratuitas de finanças, marketing, vendas, planejamento e gestão de pessoas.

 

Certificados

Quem não compareceu a entrega dos certificados de conclusão dos Caraguatatuba Empreendedora II, pode retirá-los no Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba (no prédio da Secretaria de Governo). O endereço é Av. Frei Pacífico Wagner, 1011 – Centro. O atendimento é das 9h às 13h e das 14h às 16h. Mais informações pelo telefone (12) 3882-3854 ou e-mail pae.caragua@gmail.com.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo
14ª Paixão de Cristo de Caraguatatuba será na Praça de Eventos do Porto Novo

Além do novo local, a encenação contará com tradução em libras Em um espaço de quase 5 mil m², com estruturas de arquibancada, palcos que ocupam 970m² e painéis de led de cenários cobrindo 90m², a 14ª edição da Paixão de Cristo de Caraguatatuba será realizada na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/03/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Entrada de veículos no Parque Juqueriquerê está restrita devido a obras na rodovia SP-55
Entrada de veículos no Parque Juqueriquerê está restrita devido a obras na rodovia SP-55

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, reforça que o Parque Natural Municipal Juqueriquerê continua temporariamente indisponível para entrada de veículos devido às obras na rodovia SP-55. Ao longo desta semana, as atividades no local continuam em pleno funcionamento. Porém, o acesso aos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024