Pesquisar No Site

I Fórum de Regularização Fundiária termina nesta sexta (17/08) com sucesso de público nos três dias

Publicado em: 17/08/2018
08_17_2018 I Fórum de Regularização Fundiária termina nesta sexta 1
I Fórum de Regularização Fundiária termina nesta sexta (17/08) com sucesso de público nos três dias

#pracegover: Palestrante fala em púlpito em cima de palco do Teatro Mário Covas. (Foto: Luis Gava/PMC)

O I Fórum Regional de Regularização Fundiária encerra nesta sexta-feira (17/08), o ciclo de encontros (15 a 17) com três palestras, no Teatro Mario Covas.

A primeira será “Os papéis do Registro de Imóveis e da Prefeitura na Regularização Fundiária Urbana”, a partir das 18h30, com o mestre e doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e documentos e de Pessoa Jurídica de Caraguatatuba, Diego Selhane Perez.

Às 19h30, será a vez do advogado e mestre em Direito pela Unisal/Lorena, Moacir Licarião Neto, abordar o “Panorama Legislativo Municipal para a Reurb” e às 20h30, o doutor em Direito pela PUC/SP na área de concentração dos Direitos Difusos e Coletivos, Marcelino Sato Matsuda, falará sobre os “Direitos de propriedade, moradia na Constituição Federal; Parcelamento do Solo Urbano”.

Ontem, o Secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Gilmar Souza Santos, falou para uma plateia lotada sobre a “Política de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades”.

“A Regularização Fundiária é prioridade no Ministério das Cidades. Temos andado pelo Brasil e pudemos constatar a emoção das pessoas que recebem o título de propriedade. Um exemplo que me chamou muito a atenção ocorreu na cidade de Governador Dix Sept Rosado, no Rio Grande do Norte. Um homem de 92 anos, analfabeto, que recebeu o documento e disse que estava muito feliz, pois achava que ia morrer sem deixar essa segurança para os filhos e netos em relação à  propriedade da família”, contou.

Souza Santos afirmou ainda que o Ministério das Cidades está trabalhando em quatro pilares básicos para o desenvolvimento dos municípios brasileiros – habitação, saneamento, desenvolvimento urbano e mobilidade urbana. “Estamos à disposição de toda sociedade – prefeitos, vereadores, advogados, estudantes de direito, engenheiros, etc. – para projetos nessas áreas. Podem entrar em contato e, em breve, faremos um amplo Seminário sobre o assunto, em Brasília, e gostaria de contar inclusive com os alunos da Faculdade Módulo”, afirmou o secretário.

Em seguida, foi a vez do arquiteto e urbanista, Sílvio Figueiredo, um dos idealizadores do Programa Cidade Legal, iniciado em 2007, em São Paulo, e ex-diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos do Ministério das Cidades, abordar o tema – “Novo marco da Regularização Fundiária – Lei 13.465/17”.

De acordo com dados apresentados por Figueiredo, atualmente há mais de 30 milhões de imóveis com algum tipo de irregularidade, sendo que 80% das irregularidades estão nos municípios com menos de 20 mil habitantes, no Brasil. “Em Florianópolis, 73% dos imóveis estão irregulares; em Guarulhos, 80%; em Campinas, 63%, só para citar alguns exemplos”, disse.

Para o arquiteto e urbanista, a Lei 13.465, permite que milhares de domicílios, principalmente os da Amazônia Legal, possam ser regularizados, pois desburocratiza, simplifica, agiliza e destrava os procedimentos da regularização fundiária urbana.

“O resultado da lei, na prática, é o reconhecimento dos direitos reais aos ocupantes dos imóveis informais, conferindo-lhes segurança jurídica; ingresso dos núcleos urbanos regularizados na economia formal, gerando receitas para os municípios; Além de ter sido indutora de ações de desenvolvimento econômico, ordenação do espaço urbano, com sustentabilidade fiscal”, ressaltou.

Figueiredo frisou ainda que a competência da regularização fundiária cabe aos municípios. “Cabe a Administração Municipal classificar as modalidades da Reurb (Social ou Específica); processar, analisar e aprovar os projetos de regularização fundiária e encaminhá-los ao registro; notificar os proprietários, loteadores, incorporadores, confinantes e terceiros eventualmente interessados, para, querendo, apresentar impugnação no prazo de 30 dias, contados da data de recebimento da notificação. A ausência de manifestação será interpretada como concordância”, afirmou.

O I Fórum Regional de Regularização Fundiária é uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Fórum local com o objetivo de promover uma série de debates sobre a Lei 13.465 de 11 de julho de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, entre outros aspectos, e também prestar esclarecimentos sobre questões práticas de sua aplicabilidade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis
Prefeitura de Caraguatatuba notifica comerciantes por descarte irregular de materiais recicláveis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, está notificando comerciantes que estão depositando materiais recicláveis em dias em que não é feita a coleta seletiva. O caminhão da coleta seletiva passa na porta de residências, prédios e casas comerciais de acordo com a

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 20/03/2024
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio
Prefeitura finaliza audiências públicas da concessão do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro Santo Antônio

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou a terceira e última audiência pública do projeto da outorga da concessão para a prestação dos serviços de implantação e operação, reforma, restauro, implantação, operação, exploração e manutenção do Complexo Turístico do Camaroeiro e Morro de Santo Antônio na última quarta-feira (28/2), na Emef Dr.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 29/02/2024
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente
Fiscalização em Caraguatatuba impede tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em colaboração com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a polícia ambiental, realizou mais uma ação na quinta-feira (7) para coibir uma tentativa de invasão em uma Área de Preservação Permanente (APP). Os fiscais identificaram a invasão em uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 08/03/2024
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos
Torneio Aniversário da Cidade de Futebol registra 26 gols em oito jogos

O Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo teve uma rodada movimentada no final de semana com 26 gols em oito jogos, média de mais de três gols por jogo. No campo Toca do Gato, no Golfinhos, quatro jogos eliminatórios foram realizados. O EC Primavera venceu o Vasco Caraguá

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 18/03/2024