Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Publicado em: 22/11/2017
DSC_0109
Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22/11) com representantes de Ongs que tratam da proteção de animais do município.

Participaram do encontro Lígia Moammar, da Ong Anjo de Patas; Márcia Danese, da Cia das Patas; além do secretário de Saúde, Amauri Toledo; e a equipe técnica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entre os assuntos em pauta estavam os avanços em relação ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado em 2011 e que estabelece os deveres da administração em relação ao bem estar animal.

Pelo documento, a Prefeitura necessitaria realizar pelo menos 1,8 mil castrações de animais por ano. Em 2017, foram realizados 2,4 mil encaminhamentos, superando em 600 procedimentos.

Recolhimento de animais

Outro ponto abordado no encontro foi o fato de que, pelo TAC, a Prefeitura não pode recolher indiscriminadamente animais abandonados e nem superlotar o Centro de Controle de Zoonoses.

Prefeitura se reúne com Ongs para tratar de ações no atendimento e proteção aos animais

Fotos: Lucas Camargo/PMC

Para tentar atenuar o problema, a Prefeitura determinou que os casos de animais sem dono, em situação de urgência/emergência ou de risco a saúde pública, serão encaminhados para tratamento em clínicas conveniadas. A medida vale a pena para os animais apreendidos.

Aguilar Junior anunciou ainda a construção, para o início do ano, do novo Canil Municipal. O local será adequado a todas as legislações exigentes e visa o bem estar animal.

“São pontos importantes que precisamos debater com os técnicos e com as Ongs que participaram da confecção do TAC na Justiça. Passo a passo, vamos implementando ações para estabelecer políticas de atendimento aos animais”, explica o prefeito Aguilar Junior.

 

Moradores de rua

Na reunião, os técnicos e o prefeito também debateram a questão dos moradores de rua na cidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza atualmente a campanha “Não dê esmola, dê futuro”, porém nas abordagens feitas pela equipe de assistentes sociais, muitas pessoas que vivem nesta situação não querem o atendimento oferecido pela Casa Transitória Caminho da Luz por conta de não poder levar os animais de estimação.

Ficou acordado que a equipe técnica do CCZ e as Ongs farão um trabalho de conscientização junto aos moradores de rua para que os animais sejam chipados e castrados.

Além disso, a administração vai estabelecer na parceria, que o local de abrigo de moradores de rua tenha baias para que os animais sejam também acolhidos e supervisionados periodicamente pelos técnicos do CCZ.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

cemceo (2)
Prefeitura reativa Centro Cirúrgico na UBS do Porto Novo e reforma área de reabilitação do CEM/CEO

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou em setembro a reforma de várias Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e dos locais que cuidam e tratam de pacientes da cidade. Na UBS do Porto Novo, a novidade será a reativação de um Centro Cirúrgico, local que terá procedimentos de pequenas cirurgias, biópsias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 27/09/2018
IMG_0091
Prefeitura de Caraguatatuba se inscreve no Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

A Prefeitura de Caraguatatuba concorre ao Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio a partir das 8h do dia 22 de outubro até às 23h59 do dia 7 de dezembro. No período, cerca de 630 estagiários avaliarão a Prefeitura Municipal por meio de um formulário eletrônico que será encaminhado pela The

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/10/2018
Img002- Lucas
CEI/EMEI do Ipiranga promove interação das crianças com a Banda Municipal de Caraguatatuba

O CEI/EMEI Messias Mendes de Souza, localizado no bairro do Ipiranga, em Caraguatatuba, levou a Banda Municipal hoje (28/9) até a escola para interagir com alunos do Berçário até 1º Fase (de 4 meses a 5 anos). Além de tocar, os componentes da banda apresentaram individualmente cada instrumento. No total,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/09/2018
IMG_0077
Prefeitura de Caraguatatuba seleciona estagiários de gestão empresarial e contabilidade em outubro

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) divulgaram o processo seletivo para a formação de cadastro de reserva de estagiários dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Empresarial do mês que vem.  As inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 20 de outubro, das 9h

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/09/2018
DSC_3857
Teatro Mario Covas recebe ensaio aberto do Processo Criativo ‘Carpe Diem’

O Teatro Mario Covas (TMC) em parceria com o ProAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, recebe ensaio aberto do Processo Criativo  ‘Carpe Diem’ com o grupo Coletivo Pé na Areia, nesta quarta-feira (17), às 18h30. Ao todo, são 50 vagas que podem ser preenchidas por

Leia Mais FUNDACC Publicado em 15/10/2018