Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Publicado em: 25/10/2017
DSC_8046 Espaço acessibilidade
Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região
 Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Fotos: JC Curtis/Fundacc

A Biblioteca Municipal “Afonso Schmidt”, de Caraguatatuba, inaugurou, nesta quarta-feira (26), o primeiro espaço acessível para uso os equipamentos de acessibilidade e tecnologia assistiva para deficientes, concedidos pelo programa “Acessibilidade em Bibliotecas” da Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência.

O espaço é equipado com ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA, computador, display braile e impressora braile.

A Biblioteca Municipal, que fica na Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, foi uma das 18 do Estado de São Paulo, selecionada em 2016, para receber os equipamentos que fazem parte do programa.

Responsável pela biblioteca, Fabiana Crnkowise destacou a importância de receber esses equipamentos e que toda a equipe foi capacitada para atender os usuários. Segundo ela, a biblioteca tem cerca de 5 mil pessoas com cadastro ativo e quase 150 usam o espaço diariamente para empréstimo e devolução de livros e acesso à internet. “Com a Biblioteca Acessível o usuário poderá usar o computador por 40 minutos e se não tiver fila pode ficar mais tempo”, antecipou.

 Caraguatatuba inaugura primeira biblioteca acessível da região

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Na avaliação do secretário dos Diretos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Léo Macedo, a Prefeitura e a Fundacc deram um salto na acessibilidade com a implantação do espaço de extrema importância na vida das pessoas com deficiência e para a inclusão.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, chamou a atenção para quem tem algum deficiente na família e sabe como é difícil para colocá-lo em acesso às redes sociais. “Hoje temos um teclado em brailes e vamos formar agentes multiplicadores para que possam atender todos que têm algum tipo de necessidade especial”.

Durante a inauguração da Biblioteca Acessível, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou que “este é mais um ponto do nosso jeito de governar, tratar o próximo com todo o carinho que me merece. Só quem vive o dia a dia do deficiente sabe como o trabalho é árduo”.

O deficiente visual Marcos Wellington de Souza, 26 anos, foi conhecer a biblioteca acessível e disse ter ficar muito feliz. “Há muito tempo esperava por um espaço assim. A prefeitura evolui e pensa nos deficientes, promovendo a inclusão para o desenvolvimento das pessoas que precisam”.

Para ele, será muito mais fácil para quem precisa mexer no computador, nos equipamentos, sem complicação alguma. “Eu nem sabia que existia impressora em braile. Essa biblioteca é uma inspiração para o deficiente ter a sua independência”.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral
Prefeitura de Caraguatatuba reforça mudança no atendimento ao benefício Auxílio Funeral

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, atualizou o processo de solicitação e avaliação do Auxílio Funeral. As mudanças, que foram implementadas a partir de 1° de janeiro, seguem as diretrizes do Decreto nº 1908/2023. Para solicitar o Auxílio Funeral, é necessário dirigir-se diretamente à funerária

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024