Pesquisar No Site

2ª Semana de Segurança Alimentar esclarece sobre a importância do aleitamento materno

_DSC6032
2ª Semana de Segurança Alimentar esclarece sobre a importância do aleitamento materno

Em continuidade às atividades da 2ª Semana de Segurança Alimentar, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde desta quarta-feira (18/10), na Praça Cândido Mota, no Centro, diversas ações às gestantes e nutrizes do município.

2ª Semana de Segurança Alimentar esclarece sobre a importância do aleitamento materno (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

A coordenadora do evento e nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fernanda Cardoso Fernandes, enfatiza que a segurança alimentar começa com o aleitamento materno, que é o primeiro alimento que todos recebem na vida. “A participação das mães e muito importante e aguardamos todas no próximo ano novamente”, disse.

A coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac, explicou que o aleitamento materno, além de evitar infecções e alergias no bebê, também é benéfico para as mães, ajudando a prevenir o câncer de mama.

“Até os seis primeiros meses de vida do bebê, é recomendado apenas o leite materno. Água ou chá, não contém todas as vitaminas necessárias, por isto, evite esse tipo de alimentação”, explica Ana Cláudia.

As nutricionistas da Secretaria de Educação esclareceram sobre a introdução de papinhas nas crianças, após os seis meses de vida. “Importante frisar que é a papinha feita em casa e não aquela de mercado, pois esta contém muito sódio”, explicam.

A ação também contou com a apresentação de roda de capoeira e dança de rua das oficinas com crianças e adolescentes da Casa Beija Flor.

Estiverem presentes na Praça do Coreto os secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, e de Saúde, Amauri Toledo.

A programação da 2ª Semana de Segurança Alimentar continua hoje (19/10), às 18h30, no auditório do Centro Universitário Módulo. Os palestrantes Alexandre Stanzioni, técnico de vôlei masculino do Corinthians Paulista e o Sidão, jogador de vôlei do Corinthians e Seleção Brasileira, ministrarão a palestra sobre Prática Desportiva, Importância e Benefícios.

2ª Semana de Segurança Alimentar esclarece sobre a importância do aleitamento materno (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

O encerramento será no dia 21 (sábado), com o 1º Fórum de Segurança Alimentar de Caraguatatuba – “Políticas Públicas, como ferramenta para o desenvolvimento municipal”. O evento será às 8h, no auditório da Fundacc.

As atividades também acontecem nos CRAS e por toda a cidade, com palestras, oficinas, danças e diversas ações voltadas ao fomento de uma rotina saudável.

Inscrições limitadas no site da Prefeitura para os dias 19 e 21. Mais informações no telefone 3887-3551.

 

 

Confira a programação completa:

 

Dia 19 – Quinta-Feira

 

18h30 – Auditório do Centro Universitário Módulo: Palestra com Alexandre Stanzioni (Técnico do Vôlei Masculino do Sport Club Corinthians Paulista) e Sidão (Jogador de Vôlei, Corinthians e Seleção) – “Pratica Desportiva, Importância e Benefícios”.

 

Dia 20 – Sexta-Feira

 

19h às 20h30 – Praça Tom Ferreira (Praça do Skate): Aula de Dança e alongamento (parceria com Secretaria de Esporte e Academias)

 

Dia 21 – Sábado

 

8h – Auditório da FUNDACC – 1º Fórum de Segurança Alimentar de Caraguatatuba – “Políticas Públicas, como ferramenta para o desenvolvimento municipal”

 

8h – Credenciamento e Café

 

9h – Mesa de Abertura

 

9h30 – Histórico, Objetivo do Fórum e Apresentação do Banco de Alimentos e CRESANS.

 

10h: Palestra 1: Políticas Públicas, onde e como funciona?

 

10h50: Palestra 2: Aleitamento Materno –  Educação Alimentar e Nutricional
Palestrantes: Casa da Criança de Taubaté – Nutricionista: Marcos Moreira e Psicóloga: Silsa Gomes

 

12h – 13h30: Brunch

 

13h30: Recredenciamento

 

14h – Palestra 3: Alimentação, do Campo a Mesa. Palestrante: Agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan

 

15h: Momento expositivo – dialogando: O que constatamos?

 

15h30: Encerramento/Entrega de Certificados

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário - Caraguá 167 anos
Prefeitura segue com inscrições para Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para os interessados que queiram participar da Corrida de Aniversário – Caraguá 167 anos, que será realizado em 28 de abril, dentro das comemorações do aniversário da cidade. São disponibilizadas 1 mil vagas para os atletas e o valor da inscrição é

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 14/03/2024
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino
Empreenda Já reforça cursos voltados ao empreendedorismo feminino

Neste Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Caraguatatuba, através do ‘Empreenda Já’ reforça um serviço especial voltado à mulher empreendedora. Em parceria com o Sebrae, o programa ‘Movimento Sebrae Delas SP’, incentiva o apoio e o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Com o slogan ‘Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso’,

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar
Fundacc promove “Sarau no Museu” com os coletivos femininos Teodoras do Cordel e Linhas do Mar

O encontro será no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba e contará com visita guiada dos grupos na exposição “Mulheres Artistas!? Mulheres Artistas!” No  próximo sábado, dia 30 de março, das 14 às 17 horas, os coletivos femininos “Teodoras do Cordel – Artevistas SP” e “Linhas do Mar”, participam da primeira

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes entre quinta-feira e sábado

A Defesa Civil de Caraguatatuba, representada por seu coordenador, Capitão Campos Júnior, participou na tarde de quinta-feira (21) de uma reunião on line convocada pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado, para tratar de questões diante do alerta de fortes chuvas e ventos entre quinta-feira e sábado (23)

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 21/03/2024