Para celebrar o aniversário de 40 anos do Parque Estadual Serra do Mar (PESM) –completos no dia 30 de agosto, bem como 61 anos da Reserva Florestal de Caraguatatuba, completos no último dia 11, o Núcleo Caraguatatuba do PESM realiza duas trilhas no próximo domingo (17 de setembro).

Uma delas é a descida comemorativa da Trilha dos Tropeiros, um caminho histórico que remonta ao século XVIII e a outra é a subida ao Mirante da Tropa. O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever por telefone ou email.

Trilhas históricas marcam os 40 anos do Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba

Fotos: Claudio Gomes/PMC

A concentração será a partir das 7h na sede do Parque em Caraguatatuba e a saída para a Base Gravi será às 8h. Os participantes devem usar calça comprida e calçado fechado (tênis ou bota).

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por responsável e a idade mínima é de 12 anos. Levar na mochila lanche, água, boné, toalha, traje de banho, repelente e protetor solar.

A chegada à sede administrativa será marcada por uma cerimônia com hasteamento de bandeira e exposição de itens históricos das tropas de muares.

Segundo o gestor do PESM – Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema Neto, a ideia é aproveitar a data festiva para incentivar a população a visitar o parque.

O evento tem como parceiros o G.A.C. (Grupo de Auxílio Civil) e a Prefeitura de Caraguatatuba.

Trilha dos Tropeiros

A Trilha dos Tropeiros foi utilizada principalmente como rota comercial pelas tropas de muares, possibilitando a troca de especiarias e café, conhecido como “ouro verde”,  entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte.

Trilhas históricas marcam os 40 anos do Parque Estadual Serra do Mar em Caraguatatuba

Fotos: Claudio Gomes/PMC

O traçado é marcado pelas valas esculpidas pela passagem das tropas montadas em suas mulas e por trechos de calçadas e muros, construídos por escravos. O percurso tem 8 km de extensão, partindo da Base Graví, em Natividade da Serra, até a sede administrativa em Caraguatatuba e possui nível difícil, necessitando certo preparo físico.

O Mirante da Tropa possui 1 km (ida e volta) de extensão – nível fácil, e dele é possível contemplar quatro Unidades de Conservação (Núcleos Caraguatatuba e São Sebastião do PESM, Parque Estadual Ilhabela e APA Marinha Litoral Norte), além de toda a orla do Litoral Norte.

Serviço

A sede administrativa do PESM – Núcleo Caraguatatuba fica na Rua Horto Florestal, 1200, Bairro Rio do Ouro, Caraguatatuba. O telefone para agendamentos e inscrições é (12) 3882-5999; atendimento das 8h às 17h.