Pesquisar No Site

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Publicado em: 14/09/2017
DSC_2051
Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Cerca de 700 jovens fizeram d juramento à Bandeira Nacional na manhã desta quinta-feira (14/9), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.  Os jovens nascidos em 1999 e anos anteriores foram dispensados do Exército Brasileiro por excesso de contingente.

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

A solenidade contou com a participação do prefeito de Aguilar Junior; do presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar; do delegado da 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o tenente do exército Carlos Fernando de Oliveira; do comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior (20º BPMI/1), tenente-coronel PM César Eduardo Ferreira; 4º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral Norte), capitão PM Newton Kruger Júnior; do secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria; do secretário de Esportes e Recreação, João Silva de Paula; e dos vereadores Denis Guerra e Evandro do Nascimento, além de autoridades civis, militares e familiares dos adolescentes.

O tenente do Exército, Carlos Fernando de Oliveira, disse que os jovens fizeram um compromisso de dedicação integral à nação. “Não puderam ser recrutados por motivos alheios a nossa vontade, mas estão regularizados como Serviço Militar para cumprir as obrigações sociais, políticas e militares”, destaca.

O prefeito Aguilar Junior falou sobre o maior símbolo do país. “Quando vocês nasceram, eu estava fazendo esse ato. A Bandeira do Brasil deve ser respeitada. Nunca se esqueçam da importância de estarem apostos para servir o país”, reforça.

O estagiário Matheus Santos de Sousa ressaltou o dever do Compromisso à Bandeira Nacional. “Caso seja necessário, estou disposto a defender o Brasil em uma guerra”.

O estudante Matheus Gomes Almeida manifestou o sentimento de honra de um guerreiro. “Ajudarei o país na batalha com o sacrifício da vida para proteger 207 milhões de habitantes, se for preciso.”

Setecentos jovens reservistas firmam compromisso à Bandeira em Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Ao todo, 800 jovens nascidos em 1999 e anos anteriores se alistaram entre os meses de janeiro e junho de 2017.  Os Certificados de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar e a justificativa de participação no evento poderão ser retirados na próxima segunda-feira (18/9), na Junta de Serviço Militar. O prazo máximo para retirada dos certificados de reservista é de 90 dias. Após esse período, os documentos esquecidos são incinerados.

A final do evento, o secretário da Junta Militar de Caraguatatuba, José Roberto Faria, e o assessor Osman de Souza Leite foram homenageados pela 7ª Delegacia de Serviço Militar do Vale do Paraíba e Litoral Norte, em função do trabalho desenvolvido nos períodos de alistamentos ao longo dos anos.

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3882-6006.

O juramento

Antes de receberem os Certificados de Dispensa de Incorporação, os compromitentes proferiram as seguintes palavras: “Dispensado da prestação do Serviço Militar inicial, por força de disposições legais e consciente dos deveres que a Constituição impõe a todos os brasileiros, para com a defesa nacional, prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender a convocações de emergência e, na esfera das minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei, com o sacrifício da própria vida.”

A cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional atende as exigências do Decreto nº 57.654, de 20 de janeiro de 1966, que regulamenta a Lei do Serviço Militar (Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba estará reunido na próxima semana (27), no Centro

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove no dia 27 de março (quarta-feira), a partir das 18h, mais uma reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 21/03/2024
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia
Atleta de Caraguatatuba é consagrada campeã mundial de Muay Thai na Tailândia

A atleta de Caraguatatuba, Maria Eduarda, conhecida como Duda Santana, foi consagrada campeã mundial de Muay Thai Profissional, na Tailândia. A competição ocorreu no dia 16/03, na província de Ayuttaya, e foi organizada pela AITMA & IMTF. Duda Santana é a primeira atleta profissional do litoral Norte e Vale do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024