Pesquisar No Site

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

WhatsApp Image 2017-09-29 at 12.25.51
Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Os empresários do setor de comércio e serviços que concorrem esse ano ao prêmio “Selo Empresa Inclusiva”, promovido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), acompanharam nesta sexta-feira (29) uma palestra com o empresário Marcelo Pires, proprietário de um posto de gasolina em São Sebastião e da empresa Consolidar. Na oportunidade, o empresário contou sua experiência bem sucedida em contratar pessoas com deficiência.

O objetivo do concurso “Selo Empresa Inclusiva”, é de incentivar e premiar as empresas do município de diferentes categorias, que se destaquem na implementação de ações promotoras da acessibilidade e da empregabilidade de pessoas com deficiência e idosas, que criam condições de inserção no mercado de trabalho, acesso e participação a bens e serviços.

O empresário que já passou por dificuldades e inclusive falência contou como reergueu os negócios com a ajuda de funcionários comprometidos. Também como obteve sucesso empregando pelo menos 50% de pessoas com deficiência.

“As pessoas querem trabalhar, contribuir, se sentirem úteis. Quando atendi ao meu chamado interior em proporcionar, por meio do meu negócio, a valorização de pessoas com deficiência, dando a oportunidade a elas de mostrarem o seu valor, gerei uma onda de situações positivas que me reergueram e me projetaram, inclusive nacionalmente”, declarou Marcelo.

Sepedi reúne empresários locais em palestra sobre Selo Empresa Inclusiva

Fotos: Claudio Gomes/PMC

O conselho dado por ele, durante o bate-papo, foi o de que os empresários olhem para si e para o outro com humanidade, com amor e admiração. “Vocês têm que fazer o negócio de vocês como único. Tem que despertar nos consumidores a falta que ele faria, caso não existisse”, frisou.

Para Marcelo Pires, as empresas que não reconhecerem o potencial no outro, a diversidade do mercado e que não se adequarem à inclusão, estão fadadas a serem eliminadas do mercado.

Para o proprietário do restaurante Fornalha Grill, Oscar Molnard Júnior, o encontro foi produtivo. “Percebi melhor as dificuldades das pessoas com deficiência e como posso fazer adaptações no meu estabelecimento para recebê-las com qualidade”, disse.

Os concorrentes também tiveram palestras sobre Aspectos Gerais da Pessoa com Deficiência, com Keiko Simon Ushiwata; sobre Envelhecimento, com Luíza Sales; e sobre Acessibilidade Arquitetônica com Cesar Rocha Machado Filho e Talita Pelays, todos profissionais da Sepedi.

Ao todo são 21 participantes – nove microempresas (até nove funcionários), dez pequenas empresas (10 a 49 funcionários) e duas de grande porte (acima de 99 funcionários), que terão até novembro para implementar ações para que a equipe da Sepedi avalie e julgue as melhores iniciativas nos quesitos acessibilidade e empregabilidade. Profissionais da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso prestarão consultoria gratuita às empresas.

O primeiro lugar nas categorias empresa de grande e médio porte receberá R$ 10 mil e troféu. O primeiro lugar nas categorias pequena e microempresa receberá R$ 8 mil e troféu. O selo “Empresa Inclusiva 2017” poderá ser utilizado nas veiculações publicitárias para promover serviços e produtos da empresa. Os vencedores também terão publicidade nos eventos da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso e da Prefeitura Municipal.

A premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro, data em que se comemora o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, durante a realização do Fórum Inclusivo.

Critérios Avaliados

As empresas participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora, formada por profissionais interdisciplinares que já desenvolvem trabalhos na área de inclusão e acessibilidade. Dois critérios serão julgados: empregabilidade e acessibilidade.

Na primeira área serão analisados os seguintes itens: contratação e tempo de serviço; condições de trabalho; quantidade de pessoas com deficiência e idosos; tipos e graus de deficiências; variação de Idade; capacitação referente à atividade e função profissional; sensibilização com a equipe de trabalho; valorização.

Na segunda, as questões: atendimento prioritário; estacionamento ou área de embarque e desembarque; calçada e entrada do estabelecimento; circulação; ambientes; mobiliário interno; sanitários; sistema de comunicação e sinalização; e tecnologia assistiva empregada.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira
CCZ de Caraguatatuba é alvo de furto e suspende atendimento nesta segunda-feira

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informa que excepcionalmente nesta segunda-feira (4), o atendimento está suspenso, pois o espaço foi alvo de invasão e furto. Os servidores estão nesta manhã contabilizando os prejuízos para elaborar o Boletim de Ocorrência. O atendimento será retomado na terça-feira (5).

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/03/2024
02Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana
Fiscalização intensa contra a perturbação do sossego no final de semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou mais uma operação contra perturbação do sossego público. A ação tem a parceria com a Polícia Militar. Após receber várias denúncias de locais onde estariam ocorrendo o desrespeito a legislação, foi organizada uma estratégia para conter esse tipo de

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/03/2024
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro, Norte e Sul registraram nesta semana, 1,6 mil atendimentos por dia, o que resulta em um aumento de 30% da demanda diária das unidades. A demanda é referente a mais 1.200 atendimentos do setor adulto, cerca de 360 da pediatra e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal
Prefeitura realiza tradicional entrega dos “Coelhinhos da Páscoa” aos alunos da rede municipal

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza hoje e amanhã (27 e 28/3) a distribuição de chocolate a todos os alunos da rede municipal de ensino. Além dos tradicionais coelhinhos a base de chocolate, o município distribuirá opções zero lactose e diets para crianças alérgicas, diabéticas ou com intolerância alimentar. A entrega

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 27/03/2024
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba
Curso de Iniciação à Costura começa no Fundo Social de Caraguatatuba

O Fundo Social de Caraguatatuba iniciou nesta segunda-feira (11), o curso de Iniciação à Costura para 30 alunas, sendo cinco turmas no período da tarde. A qualificação é ofertada de forma gratuita, sendo uma oportunidade para fomentar a geração de renda e criar possibilidades de ingresso ao mercado de trabalho.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/03/2024