Pesquisar No Site

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

DSC_0041
Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

A Prefeitura de Caraguatatuba por intermédio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), em alusão ao Dia Nacional de Conscientização da doença de Alzheimer, 21 de setembro, promoveu nesta segunda e terça (25 e 26) palestras e filmes sobre o tema.

Nesta terça-feira (26), foram exibidos os filmes “Para sempre Alice” e “Iris”. O primeiro conta a história fictícia da professora de Harvard e especialista em linguística, Alice Howland, que descobre sofrer de Alzheimer aos 50 anos. O segundo aborda a história real da escritora e filósofa, na Iris Murdoch. Professora da Universidade de Oxford, atuante política referência na Inglaterra na década de 50, que morreu em 1999, em consequência de complicações da doença.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Ontem (26), na parte da manhã foi ministrada uma palestra com a enfermeira, Vanessa Fogaça da Silva, que abordou os sintomas, e manifestações clínicas da doença. Em seguida foi da vez da médica geriatra, Regina Gambaro, que discorreu sobre o diagnóstico e tratamento.

A médica ressaltou que não existe um exame de sangue para detectar a doença, mas que há marcadores que podem identificar alterações no organismo que dão indícios de possível desenvolvimento do Alzheimer.

“Exames laboratoriais para checarem as taxas de colesterol, funcionamento da tireóide, níveis de ácido fólico e vitamina B12, sífilis, exame do líquor para ver marcadores biológicos da proteína tau e beta-amilóide, responsáveis pelas placas senis e ressonância magnética para ver alterações no tamanho do cérebro são utilizados para o diagnóstico. Também é importante a avaliação neuropsicológica, entrevistas com familiares e aplicação de questionário específico”, esclareceu.

A geriatra disse que atualmente o tratamento é para estabilização da doença com remédios específicos que são disponibilizados gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. “Os medicamentos seguram a evolução da doença por três a cinco anos e a resposta não é igual para todos”, disse.

Quanto ao tratamento não farmacológico, Regina disse que é importante uma equipe multidisciplinar acompanhando o paciente como nutricionista, enfermagem, assistência social, gerontólogo, fonoaudiólogo, estímulos cognitivos, estímulos sociais, físicos, organização da rotina, grupos de apoio para o paciente e a família.

O aposentado Roberto Nogueira, 77 anos, afirmou que as palestras foram bem esclarecedoras. “Sempre primeira pela qualidade de vida inclusive nessa idade. Faço ginástica e aula de dança durante a semana e também gosto muito de ler. O negócio é ficar atento aos sinais e fazer tudo o que é possível para prevenir os males da idade”.

Prefeitura promove palestras sobre prevenção ao Alzheimer

Fotos: Cláudia Moysés /PMC

Outra freqüentadora do CIAPI, Simone Bento, 70 anos, disse que tem uma irmã com a doença. “Ela já não lembra mais de ninguém. Fico atenta sobre o assunto para me precaver”.

Na parte da tarde, teve palestra sobre o “Direito da pessoa com Alzheimer” com a assistente social, Fernanda Vieira, que explicou os benefícios concedidos pelo INSS, conceitos sobre interdição, curatela, tutela, quando a pessoa não está com a faculdade mental preservada.

A coordenadora técnica do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), Inara Cabral Soares, conversou sobre o “Cuidando de quem cuida”, pois, de acordo com ela, pessoa que cuida de pacientes idosos também precisa contar com uma rede de ajuda já que o estresse do cotidiano é alto.

A psicóloga do CIAPI, Yasmim Ferreira, deu dicas para estimular a memória, como mudar o percurso da caminhada, praticar relaxamento, concentração, brincar de jogo da memória, caça palavras, entre outras atividades.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi
Prefeitura revitaliza demarcação de vagas de estacionamento em frente à Sepedi

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, revitalizou esta semana a demarcação de vagas de estacionamento em frente à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Foram demarcadas um total de 20 vagas, sendo sete para pessoas com deficiência

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024