Pesquisar No Site

Amor e limites são as bases da boa educação, diz apresentadora do Programa Super Nanny

Publicado em: 21/09/2017
DSC_2799
Amor e limites são as bases da boa educação, diz apresentadora do Programa Super Nanny
 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

O Teatro Mario Covas de Caraguatatuba ficou lotado com pais e educadores em busca dos segredos da babá mais famosa da TV brasileira – a Super Nanny.

Em uma hora e meia, a pedagoga, apresentadora e escritora Cris Poli, 71 anos, abordou temas importantes na educação: amor, autoridade, limites, sentimento de culpa, tempo e valorização.

O prefeito Aguilar Junior deu boas-vindas à palestrante e ao público presente e reafirmou o compromisso do seu governo em investir na qualidade da educação no município.

O secretário de Educação, Ricardo Ribeiro, também reiterou o empenho em dialogar, com pais, professores e auxiliares de desenvolvimento infantil no sentido de promover melhorias para todos os envolvidos na comunidade escolar.

A apresentadora de TV iniciou a palestra dizendo que entende a dúvida dos pais em agir de forma autoritária ou permissiva com os filhos. “A chave é obter o equilíbrio entre dar amor e dar limites. Vocês não têm que perguntar que horas uma criança quer dormir ou tomar banho, isso tem que ser regrado por vocês”, afirmou.

 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Cris Poli chamou a atenção para os sete primeiros anos de vida, período onde a criança mais aprende. “Nessa fase, as crianças são esponjinhas, absorvem tudo o que veem e escutam. As crianças olham para nós e aprendem por imitação. Portanto, cuidado com palavrões, tom de voz e comportamentos. Se vocês não querem que eles tenham determinado tipo de atitude, prestam atenção como vocês estão lidando com elas em casa e os professores na escola”.

De acordo com a pedagoga, dar limites é demonstrar amor. “Chamamos a atenção para não pular ou colocar o dedo na tomada é para que ela não se machuque. Mas isso não deve ser feito com “chacoalhões” pelos braços ou aos gritos”, ressaltou.

A hora da brincadeira também deve ser preservada como um momento de lazer, de troca de experiências e afeto entre pais e filhos.

Outra questão levantada pela educadora foi em relação às individualidades. “Pais e professores: não comparem seus filhos e seus alunos. Cada um tem seu talento, um dom e temos que ajudá-los nesse desenvolvimento. A parceria entre pais e escola é fundamental”, ressaltou.

O casal Cleonice e Eloir Albrecht têm três filhos: Evelin, 23 anos, Suelen, 20 anos, e Eloir Gustavo, 13 anos. “Duas coisas me chamaram a atenção: ela ter ressaltado os valores cristão nesse mundo, hoje, tão conturbado e também a importância de colocar limites”, declarou Cleonice.

O esposo Eloir apontou a qualidade do tempo que os pais reservam aos filhos: “Dar atenção, mostrar que se importa, dialogar é uma forma de demonstrar que valorizamos essa relação”.

 Amor e limites são as bases da boa educação diz apresentadora do Programa Super Nanny

Foto: Cláudio Gomes/PMC

Os auxiliares de desenvolvimento infantil, Camila Alves e Douglas Gomes, do CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho (Perequê-Mirim), são estudantes de Pedagogia e acompanharam a palestra. Ambos concordaram que se educa pelo exemplo, com paciência e muito amor e sempre que os pais os abordam sobre o comportamento dos filhos, chamam a atenção para essa fórmula.

 

Outro casal presente foi Larissa e Samuel dos Santos, que levaram os filhos Chloe, quatro anos, e Caio, cinco meses. “Gostei quando ela abordou a presença de Deus na educação, o poder das palavras no dia-a-dia, o exemplos que damos e que a autoridade tem que ser conquistada e não imposta pelo medo”, concluiu Samuel.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba
Jogos da Copa da Criança de Futsal agitam final de semana em Caraguatatuba

O final de semana será animado com os jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal 2024, no Ginásio do Poiares. O evento contará com diversas partidas entre as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), estão programados 15

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo
Caraguatatuba mantém serviços de plantão no feriado da Paixão de Cristo

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não funcionarão nesta sexta-feira (29/3), em decorrência do feriado da Paixão de Cristo. Alguns serviços públicos estarão de plantão no período da Páscoa. O expediente continua na segunda-feira (1°/4), no horário habitual de cada setor. Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 27/03/2024
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024