Pesquisar No Site

Novo programa de Coleta Seletiva será lançado nesta quarta-feira em Caraguatatuba

coleta seletiva
Novo programa de Coleta Seletiva será lançado nesta quarta-feira em Caraguatatuba

A cidade de Caraguatatuba vai poder contar com um novo serviço de coleta seletiva que irá atender todo o município. O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (23) em cerimônia que será realizada junto às cooperativas da cidade.

Ao todo, mais de 30 pessoas, entre cooperados e funcionários da Electra Pavimentação e Construção Civil Ltda, empresa responsável pela coleta, estão envolvidos neste novo sistema de gestão, que colocará Caraguatatuba entre as cidades que desenvolvem políticas públicas em resíduos sólidos, para a preservação do Meio Ambiente.

Hoje a cidade produz mais de 100 toneladas de lixo por mês. Destes, mais de 30 são de materiais recicláveis, porém, apenas nove toneladas são reutilizadas.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Pesca e Agricultura, Marcel Giorgeti, isso significa que, do lixo coletado em Caraguatatuba, cerca de 30% é reciclável, porém, apenas 2% é reaproveitado.

Além disso, conforme o secretário, todo lixo coletado é levado diariamente para a cidade de Jambeiro, já que não há na região nenhum aterro licenciado para a destinação dos resíduos, o que encarece significativamente o serviço.

Giorgeti ressalta que com a inovação no serviço de coleta seletiva, os gastos com os serviços  diminuirá drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo.

Outro ponto importante destacado por ele é que a coleta eficiente está diretamente ligada com a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reciclados.

Para o prefeito Aguilar Junior, além da questão ambiental e de limpeza pública, a medida vai reforçar os serviços dos cooperados, já que todo material coletado será entregue as cooperativas cadastradas na prefeitura que irão realizar a triagem, aumentando a eficácia do trabalho. “Sem contar a geração de renda e emprego e, principalmente o fomento social”, destacou.

O prefeito ressalta ainda que o serviço será levado a todos os bairros e a coleta será feita porta a porta, em residências, condomínios, comércios, órgãos públicos, entre outros pontos.

Além da Coleta Seletiva, também estão programadas capacitação técnica para os cooperados e atividades de educação ambiental que contemplará toda a comunidade, bem como adequação na legislação municipal.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 234 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (10), o quadro de vagas de emprego para 234 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 10/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024