Pesquisar No Site

Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

Publicado em: 30/08/2017
DSC_0996
Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

O MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – realiza nesta sexta-feira (1º), às 19h, a vernissage da exposição “Grupo Escolar Adaly Coelho Passos – Educação, História e Reverência”. A mostra faz parte da programação da 11ª Primavera de Museus e atende convocação do Governo Federal através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que este ano trabalha o tema “Museus e suas memórias”.

Exposição no MACC traz história do Grupo Escolar Adaly Coelho Passos

Fotos: JC Curtis/Fundacc

Carteiras, tinteiros, uniformes, cadernetas escolares, palmatórias, relógios, um pouco de tudo estará exposto para que os visitantes conheçam um pouco mais sobre este que foi o primeiro grupo escolar de Caraguatatuba. Muitos desses materiais foram doados ou emprestados por alunos, professores e funcionários que fizeram parte da comunidade do Adaly.

“Todo material que chegou foi catalogado e esperamos fazer uma exposição para ficar na memória não só dos visitantes, mas de toda essa comunidade que passou por esse colégio que foi um marco em Caraguatatuba”, disse Silmara Mattiazzo, presidente da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, responsável pelo Macc.

De acordo com o diretor do Museu, Alexandre Palaiologos, a exposição ficará aberta até o dia 29 de setembro e a, após sua abertura, poderá ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h.

Ainda conforme ele, durante a exposição serão apresentados ao público fotos, documentos e objetos materiais que mostram o desenvolvimento da Escola/Museu em seus 84 anos de fundação.

 

Início

O Grupo Escolar de Caraguatatuba foi criado por decreto em 11 de abril 1933 e instalado no dia 25 do mesmo mês com quatro classes. Adaly Coelho Passos foi nomeada a primeira professora da unidade. Oito anos depois o grupo passou a funcionar em prédio próprio, onde hoje é o MACC.

Nas comemorações do Centenário de Emancipação Político Administrativa de Caraguatatuba, em 20 de abril de 1957, o Grupo Escolar já tinha 13 classes funcionando em dois períodos, com 539 alunos matriculados.

O Grupo Escolar passou a ser denominada E.E.P.G. Profª Adaly Coelho Passos em 1972, em homenagem a sua primeira professora, sendo que em 1998 se tornou Escola Municipal de Ensino Fundamental. Um ano depois a escola foi desativada e os alunos transferidos para novas unidades escolares.

Entre os anos de 2000 e 2001, o prédio foi adaptado para abrigar o Polo Cultural Adaly Coelho Passos, inaugurado em junho de 2002, e onde hoje funciona o MACC, à rua Altino Arantes, S/N, no Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre
Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abre hoje (13/3) o período para retirada de fichas de inscrições para as equipes que queiram participar do Campeonato Municipal de Futebol Master 50 ou do Municipal de Futsal Feminino Livre. Os times interessados têm até o dia

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 13/03/2024
Serra Antiga da Tamoios tem registro de deslizamento de terra
Serra Antiga da Tamoios tem registro de deslizamento de terra

A Concessionária Tamoios constatou que houve um deslizamento de terra na altura do km 73 da Serra Antiga, durante a noite de quinta-feira (07). Equipes da Concessionária estiveram no local. O deslizamento foi registrado no trecho da Serra Antiga que já estava interditado preventivamente por conta do risco de queda

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 08/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim
Prefeitura de Caraguatatuba forma jovens da 5ª turma do projeto Guarda Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba formou no sábado (23/3) a 5ª turma da Guarda Mirim, um projeto que contribui para formação profissional e cidadã de adolescentes. A cerimônia foi realizada no Teatro Mario Covas com a participação de 49 alunos. O curso de formação foi realizado com turmas nos períodos da

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 25/03/2024