Cerca de 250 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social realizada no último sábado (15/7), no auditório do Centro Universitário Módulo. O evento reuniu trabalhadores do setor, sociedade civil, usuários dos serviços da assistência social, entidades e representantes do Poder Público.

8ª Conferência Municipal de Assistência Social discutiu garantia de direitos (Fotos: Lucas Camargo/PMC)

Com mais de 10 horas de duração, a Conferência que teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, objetivou debater o planejamento de metas e a criação de estratégias para promover avanços na política de Assistência Social.

Participaram da cerimônia de abertura, o prefeito, Aguilar Junior; o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC), Jonas Fontes; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), Alcione Ribeiro dos Santos; a secretária adjunta da Saúde, Derci Andolfo, além dos representantes dos trabalhadores e dos usuários. Também estiverem presentes no evento, vereadores e secretários.

Aguilar Junior agradeceu a presença de todos e disse estar muito feliz pelo empenho e dedicação dos funcionários e comunidade no sábado. “É um grande momento que aproxima Poder Público e população. Aproveitem deste espaço democrático para propor ideias e debater as propostas. Parabéns a todos e ótimo trabalho”, disse.

O secretário Jonas Fontes, enfatizou a importância da participação da Sociedade Civil e Poder Público, para fortalecer e reafirmar a Assistência Social como Política Pública, também parabenizou toda a sua equipe na realização do evento.

Fontes disse se sentir honrado em promover a Conferência. “Saber que nossas propostas chegarão na Conferência Estadual, e em Brasília, na Conferência Federal, me faz acreditar nesse trabalho e sempre oferecer o melhor à população”, destacou.

A presidente do Comas, Alcione Ribeiro dos Santos, finalizou agradecendo o comprometimento do munícipe em participar de mais uma Conferência. “Acredito que após esse espaço as mudanças vão acontecer em nossa cidade”, ressaltou.

A cerimônia prosseguiu com a palestra do psicólogo, Prof. Dr. João Laurentino dos Santos, que teve como tema “Considerações sobre o acesso e garantia dos direitos socioassistenciais na lógica da PNAS/SUAS: inclusão, acolhida, proteção e permanência”.

Após a palestra, foram divididos cinco grupos de trabalho, que discutiram e apresentaram na plenária as propostas escolhidas nas salas. Ao todo, 16 propostas serão levadas à Conferência Estadual.

Também foram escolhidos os delegados que representarão a cidade, na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.

A 8ª Conferência foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Assistência Social.

Conheça os delegados:

Representante da Sociedade Civil