Pesquisar No Site

Montagem da Casa Caiçara está a todo vapor para 20º Festival do Camarão

Publicado em: 24/06/2017
DSC_9895
Montagem da Casa Caiçara está a todo vapor para 20º Festival do Camarão

Faltando pouco menos de três semanas para o início do 20º Festival do Camarão, evento realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba em parceria com a Comunidade Pesqueira da Praia do Camaroeiro, a preparação para que todas as atrações estejam prontas em tempo já começou. Uma das principais atrações é a Casa Caiçara, tradição na festa.

Quem passar pela Praça da Cultura, no Centro, já poderá conferir a montagem da Casa. São 108 metros quadrados feitos de barro amarelo, bambu, pontalete de eucalipto e pente de piaçava, a típica casa caiçara.

Ela é construída há mais de 15 anos e entregue toda paramentada com direito a fogão de lenha e forno para torrar farinha. Nos dias do Festival, caiçaras estarão dentro dela para receber turistas e moradores e expor seus trabalhos.

De acordo com Silvio Fernandes, chefe de manutenção da Fundacc, em até 15 dias, com o tempo bom, é possível construir a estrutura da casa.

A Casa Caiçara oferecerá comidas típicas, como café garapa feito no fogão à lenha, bolo caipira, paçoca, além da Casa da Farinha, que será comandada pela Família Gonzales, tendo à frente o casal Ailton e Dulcinéia.

Os visitantes poderão ouvir a história da farinha de mandioca e conferir a exposição de todo o maquinário utilizado para a sua confecção, com demonstração de todo o seu processo.

Do lado de fora da Casa haverá tecelagem da rede de pesca que será feita por Miguel Andrade, além de exposição de uma das mais antigas canoas da cidade.

O Festival do Camarão é realizado pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba -, tem o propósito de ser fonte de renda para a comunidade pesqueira, com exclusividade aos pescadores de camarão do entreposto de pesca da Praia do Camaroeiro e reúne os saberes da tradição local, não somente por meio da gastronomia, mas também por meio do artesanato identitário e outras manifestações culturais e registros audiovisuais do cotidiano da vida caiçara.

Nesta edição, serão 20 barracas onde os pescadores poderão vender porções e espetos de camarão rosa e sete-barba, porção de mandioca, porção de peixe frito, além de dois salgados à base de camarão. Haverá também diversas apresentações de músicos locais, exposições e tendas especiais. A expectativa é que 50 mil pessoas prestigiem o evento.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade
Litoral City e Rio do Ouro Futsal avançam para quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade

Os jogos desta quarta-feira (27) revelaram outros dois times que avançaram para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. Com vitórias acirradas, Litoral City e Rio do Ouro Futsal se classificaram para a próxima fase. No primeiro jogo da noite contra Hidraulica Caiçara, o time Litoral

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino
Exposição “Ecoar” traz obras indígenas, africanas e o universo feminino

O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) apresenta a exposição “Ecoar”, do grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, em comemoração ao aniversário do município. A abertura é dia 20 de abril, às 18h. A entrada é gratuita e a mostra é livre para todos os públicos. Entre outros eventos culturais

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024