Pesquisar No Site

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

DSC_2957
Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

Não dá para falar de Caraguatatuba sem lembrar que a cidade é privilegiada com uma natureza exuberante, abraçada pela Mata Atlântica e abençoada com quilômetros e quilômetros de belas praias.

O Parque Estadual da Serra do Mar e a grande planície litorânea, com mar azul, compõem a vista panorâmica em todo município. O Parque foi o primeiro núcleo a ser criado no Litoral Norte em agosto de 1977. Um marco na história da preservação da Mata Atlântica, que abrange cerca de 90 mil hectares.

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente

Caraguatatuba realiza Semana do Meio Ambiente (Fotos: Cláudio Gomes/PMC)

E para comemorar tanta beleza e preservação, a Prefeitura de Caraguatatuba programou para a próxima semana várias ações para conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente comemorado em todo mundo, no dia 5 de junho.

Além disso, a cidade se prepara para implantar pela primeira vez na história de forma efetiva, o programa de Coleta Seletiva em todo município.

Para isso, o prefeito Aguilar Junior irá contratar uma empresa para executar os serviços com ações efetivas de recolhimento porta a porta, bem como atividades de educação ambiental junto à população.

Outra medida anunciada pelo prefeito é a pactuação de uma empresa para reforçar a limpeza pública, também com medidas voltadas às questões ambientais.

Audiência Pública

Uma das mais importantes ações da Semana do Meio Ambiente é a realização da audiência pública sobre o Plano de Coleta Seletiva que permitirá a implantação do programa na cidade.

O encontro acontece no próximo dia 6 de junho, às 19h, no auditório do Módulo – Campus Centro. (confira programação)

Durante o encontro será apresentando o panorama atual dos resíduos sólidos gerados no município, a proposta para o cenário da coleta em um horizonte de planejamento para 20 anos, sugestão de programas municipais (capacitação técnica e educação ambiental), além de proposta de adequação na legislação municipal.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marcel Giorgeti, destaca a importância da coleta seletiva  para a sociedade.

Segundo ele, além da geração de renda, o custo dos resíduos sólidos do município diminui drasticamente, uma vez que esse material segregado não será mais disponibilizado para o transbordo. Sem contar a questão da sustentabilidade, pois esses materiais que são considerados “lixo” podem ser reutilizados.

“Sem essa separação não é possível reciclar nenhum material que é recolhido pelos serviços comuns das prefeituras”, completou o secretário.

Para o prefeito, além da questão ambiental e de limpeza pública, as medidas irão reforçar os serviços das cooperativas gerando mais emprego e renda ao cidadão.

Aguilar Junior ressalta que a ação vai reduzir em 40% a quantidade de resíduos recicláveis que vai para o aterro particular na cidade de Jambeiro, o que representa menos gasto com destinação.

Confira a programação da Semana de Meio Ambiente

05/06 – segunda

10h – Abertura da Semana com apresentação do Coral Chorus Vocalis – Praça do Caiçara (Centro)

06/06 – terça

14h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)

19h – 1ª Audiência Pública – Plano de Coleta Seletiva de Caraguatatuba – Auditório do Módulo (Centro)

07/06 – quarta

11h – Dança Circular – Praça do Caiçara (Centro)

08/06 – quinta

9h e 14h – Oficina de artesanato com caixas de leite – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro)

09/06 – sexta

9h – Contação de histórias – Centro de Educação Ambiental – Biblioteca Afonso Schmidt (Centro) – inscrições pessoalmente na FUNDACC.

10/06 – sábado

8h – Alongamento, caminhada ecológica / limpeza da praia e zumba – Praia da Cocanha (Próximo ao rancho dos pescadores)

8h – Limpeza da praia – Camaroeiro

 

De 5 a 9

Centro de Educação Ambiental/Biblioteca Afonso Schmidt: 9h às 16h – Sessões de vídeo com temática ambiental, exposição de fotos e livros da Mata Atlântica e atividades de alunos da rede municipal de ensino.

Praça do Caiçara: 9h às 13h – Mostra de artesanato sustentável e agricultura orgânica, troca de agasalhos (Campanha do agasalho) e óleo de cozinha usado (Projeto Água sem Óleo) por mudas de árvores nativas, estande com informações de turismo ecológico.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas
CaraguaPrev promove censo obrigatório para servidores da ativa, aposentados e pensionistas

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (Caraguaprev) realiza de 1° de maio a 5 de julho o Censo Previdenciário e Funcional Cadastral Obrigatório 2024, no site https://www.caraguaprev.sp.gov.br/, mediante a cadastro de login e senha. Servidores efetivos da ativa da Prefeitura Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc),

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 12/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024