Pesquisar No Site

Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê

Publicado em: 19/05/2017
Encerramento da semana do bebê e do brincar - Auditório FUNDACC
Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê

A pedagoga e doutora em Educação, Solange Estanislau dos Santos, encerrou a Semana do Bebê e do Brincar, em Caraguatatuba, abordando o tema “A (in)visibilidade da Criança bem pequena na sociedade”.

De acordo com a professora, ainda há necessidade de construir políticas públicas mais educativas para bebês e crianças.

“A ciência tem feito várias descobertas sobre a vida dos bebês. Eles têm sua própria linguagem e precisamos criar metodologias por meio da observação para estabelecermos uma comunicação efetiva. E isso se dá, principalmente, pela observação do comportamento deles. Não há como compararmos a infância dos nossos avós, com a dos nossos pais, a nossa e a dos nossos filhos. São épocas e vivências completamente diferentes”, esclarece.

Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê

Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

A pedagoga acrescentou ainda que crianças aprendem e produzem cultura entre si e que as salas multietárias, ou seja, com diferentes faixas etárias, enriquecem o aprendizado.

A articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, e coordenadora da Semana, Débora Fontes, agradeceu o comprometimento dos profissionais de todas as secretarias envolvidas na realização dessa proposta que será anual, de acordo com a Lei Municipal aprovada este ano.

O encerramento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior; do secretário de Educação, Ricardo Ribeiro; do secretário de Saúde, Amauri Toledo; do presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; e Denise Mendes, articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância no Litoral Norte.

Semana – A Semana do Bebê e do Brincar foi realizada nesta semana nas Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS, quadra do Massaguaçu, Ciase do Travessão e no campo de futebol do bairro Rio do Ouro.

Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas) e dança criativa, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, estão entre as atividades, promovidas no evento.

A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação e Pastoral da Criança que, com ações articuladas, mobilizam sociedade em geral sobre a importância em direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio
Inscrições para Vestibulinho 2º Semestre da ETEC de Caraguatatuba continuam até 9 de maio

Continuam abertas as inscrições para o Vestibulinho de 2º Semestre 2024 da ETEC de Caraguatatuba. Os interessados podem se inscrever até às 15h do dia 9 de maio pelo site https://www.vestibulinhoetec.com.br/unidades-cursos/escola.asp?c=230 Entre os cursos oferecidos estão Administração (EaD – On-line), Comércio (EaD – On-line), Desenvolvimento de Sistemas (EaD – On-line),

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 18/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
#PraTodos Verem: Cena de apresentação, atores fantasiados
15° Litoral Encena – Mostra de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba está com inscrições abertas

O Litoral Encena – Mostra Nacional de Teatro de Rua, Teatro de Bonecos, Circo e Dança de Caraguatatuba, tradicional festival de artes cênicas que reúne artistas e grupos teatrais de várias expressões, está com inscrições abertas. A 15ª edição em 2024, ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 09/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março
Prefeitura de Caraguatatuba executa mais de 260 serviços de tapa-buracos em março

Após a temporada de verão, a Prefeitura de Caraguatatuba segue com a operação Tapa-buracos em diversos bairros da cidade, tendo a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob) como responsável pelo serviço de manutenção da pavimentação das vias asfaltadas. Em março, foram executados 263 operações Tapa-buracos, beneficiando  bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/04/2024