A pedagoga e doutora em Educação, Solange Estanislau dos Santos, encerrou a Semana do Bebê e do Brincar, em Caraguatatuba, abordando o tema “A (in)visibilidade da Criança bem pequena na sociedade”.

De acordo com a professora, ainda há necessidade de construir políticas públicas mais educativas para bebês e crianças.

“A ciência tem feito várias descobertas sobre a vida dos bebês. Eles têm sua própria linguagem e precisamos criar metodologias por meio da observação para estabelecermos uma comunicação efetiva. E isso se dá, principalmente, pela observação do comportamento deles. Não há como compararmos a infância dos nossos avós, com a dos nossos pais, a nossa e a dos nossos filhos. São épocas e vivências completamente diferentes”, esclarece.

Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê

Palestra sobre “Invisibilidade da Criança na Sociedade” encerra Semana do Bebê (Fotos: Gustavo Grunewald/PMC)

A pedagoga acrescentou ainda que crianças aprendem e produzem cultura entre si e que as salas multietárias, ou seja, com diferentes faixas etárias, enriquecem o aprendizado.

A articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância em Caraguatatuba, e coordenadora da Semana, Débora Fontes, agradeceu o comprometimento dos profissionais de todas as secretarias envolvidas na realização dessa proposta que será anual, de acordo com a Lei Municipal aprovada este ano.

O encerramento contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Trânsito, Segurança e Defesa Civil, Campos Júnior; do secretário de Educação, Ricardo Ribeiro; do secretário de Saúde, Amauri Toledo; do presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar; e Denise Mendes, articuladora do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância no Litoral Norte.

Semana – A Semana do Bebê e do Brincar foi realizada nesta semana nas Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS, quadra do Massaguaçu, Ciase do Travessão e no campo de futebol do bairro Rio do Ouro.

Apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas) e dança criativa, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, estão entre as atividades, promovidas no evento.

A Semana do Bebê e do Brincar é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das secretarias de Educação, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, de Desenvolvimento Social e de Cidadania, Saúde, Esporte e conta com a colaboração da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Secretaria de Comunicação e Pastoral da Criança que, com ações articuladas, mobilizam sociedade em geral sobre a importância em direcionar o olhar pontual para Primeira Infância.