Pesquisar No Site

Mais de 200 pessoas participam da segunda audiência da LDO e PPA

DSC_4484
Mais de 200 pessoas participam da segunda audiência da LDO e PPA

Com grande presença da população, audiência pública realizada na noite desta quarta-feira (17), no bairro do Massaguaçu, a prefeitura debateu com a comunidade a Lei Diretrizes Orçamentária (LDO) e o Plano Plurianual (PPA), do município.

Muitos moradores do Jardim Verde Mar, frisaram que seu bairro nunca recebeu qualquer benfeitoria do governo e já a boa vontade do prefeito em estar junto a população é um avanço. A maior necessidade dos moradores é a questão do esgoto que ainda não existe no bairro.

“A primeira providência a ser tomada em nosso bairro é o esgoto, pois nós sabemos que não pode ser feito qualquer calçamento antes da rede de esgoto entrar na cidade”, salientou Paulo Roberto dos Santos, morador do Verde Mar.

O prefeito Aguilar Junior, presente a reunião, destacou que está em tratativas com a Sabesp o cronograma de obras.

Mais de 200 pessoas participam da segunda audiência da LDO e PPA

Mais de 200 pessoas participam da segunda audiência da LDO e PPA (Fotos: Luís Gava/PMC)

“Estamos em fase de assinatura de novo contrato com a Sabesp. Na última conversa que tivemos com seu presidente ele não ofereceu uma proposta que considero boa para o município. A rede de esgoto na cidade iria demorar até 2030 para estar em 100% da cidade e isso eu não aceito”, enfatizou o prefeito.

Para ele, a descentralização dos encontros com a inserção de bairros mais distantes na discussão do orçamento, além de ser uma inovação, contribui efetivamente na ordenação das ações do governo.

Além das reuniões, o cidadão também pode participar dando a sua sugestão eletronicamente no site oficial da prefeitura.

Dentro dos quatro eixos, até o momento, os itens mais votados no orçamento participativo foram: Saúde, Segurança, Educação, Geração de Emprego e Drenagem Pluvial.  Lembrando que, conforme previsto na Constituição Federal, todos os municípios têm por obrigatoriedade aplicar 25% da sua receita na área de Educação e, 15% na Saúde.

Contudo, por determinação do prefeito Aguilar Junior, está previsto no PPA, aplicação de 32% na Educação e, 21% na área da Saúde, para o próximo ano (2018). Vale destacar, que os investimentos e aplicações para o ano de 2017, já foram ordenados tanto da LDO como no PPA, pela gestão anterior.

A receita prevista para o ano 2018 está na ordem de R$ 586 milhões. A prefeitura, dentro da elaboração da LDO e PPA, pretende trabalhar em quatro eixos. Formação e Cidadania: que contempla construção de creches, construção de escola de musica, aumento de vagas em pré-escolas, cursos e oficinas culturais, entre outros.

Já no eixo Saúde, Bem Estar e Vida estão inseridos construção e reforma de UPA e UBS, ampliação da Santa Casa, construção de Hospital Infantil, além de construção complexo esportivo.

No eixo Inclusão Social e Turismo, prevê a construção de complexo turístico, construção de Centro Comunitário, construção de Centro da Juventude, Museu do Mar e Parque Linear de Santo Antonio, aumento no atendimento na Proteção e Social Básica, entre outras ações.

No quarto e último eixo: Infraestrutura Urbana, estão pavimentação, projetos de drenagem, galerias pluviais, novo cemitério, criação da avenida das Torres (interligando os bairros do Perequê Mirim e Barranco Alto), além de outras melhorias.

O próximo encontro com a comunidade está marcado para o dia 22, na Praça do Caiçara, atrás do Museu Adaly Coellho Passos, no Centro, às 19h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 254 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (03/04) o quadro de vagas de emprego para 254 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 03/04/2024
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba
XVI Encontro de Ceramistas em Paraty tem participação de artistas de Caraguatatuba

A cidade de Paraty, conhecida por sua charmosa atmosfera histórica, acolherá a décima sexta edição do Encontro de Ceramistas durante a Semana Santa, data tradicional do evento que se consolidou como referência nacional na celebração da arte cerâmica. As artistas Lu Chiata e Luciana Renna representam a cerâmica de Caraguatatuba. Este ano,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/03/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo
Após vitória, times se preparam para a semifinal do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo

No último domingo (7), os gramados de Caraguatatuba tremeram com jogos das quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. Logo na primeira partida disputada no Campo Estrela do Morro, no Morro do Algodão, o EC Beira Mar enfrentou o EC Primavera e venceu por 3

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 08/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024