Pesquisar No Site

Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Publicado em: 23/05/2017
Ação CDP
Fundacc leva teatro e música para Jornada da Cidadania no CDP de Caraguatatuba

Pelo menos 30 presos do Centro de Detenção Provisória Dr. José Eduardo Mariz de Oliveira (CDP), de Caraguatatuba, participam, nesta quinta-feira (25), dentro da 2ª Jornada de Cidadania e Empregabilidade, de um espetáculo de teatro e apresentação de canto e coral. A montagem foi feita pela equipe da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba .

A peça “O Reflexo do Espelho Estrangeiro e a Esperança de um Povo Brasileiro” foi desenvolvida pela professora Bruna Guimarães que há três semanas ensaia com 10 detentos. Eles farão a abertura do evento às 9h.

Segundo a professora, esse experimento partiu de uma roda de conversa sobre algumas questões, por exemplo: o que é o crime? qual sua origem no Brasil? Como reagir de forma positiva dentro de uma situação negativa?

“Assim fomos traçando um desenho do que queríamos falar. Pois acredito que para sair de uma situação da qual não queremos permanecer, é necessário entender o porquê chegamos até ela. Filosofar e depois expressar”.

De acordo com o coordenador de teatro Heron Carrillo a fundação pretende fazer com que os detentos usem seu tempo para ter contato com atividades artísticas, diminuindo o número de presos que após obter a liberdade acabam cometendo um novo delito. “É o teatro e a Fundacc usando a arte como ferramenta de pura cidadania” ele completa.

 

Canto e coral

Outra participação importante feita pela Fundacc é levar o canto e coral para os detentos, sendo que 20 deles farão uma apresentação especial na Jornada da Cidadania.

De acordo com a coordenadora da Fundação, Mara Amaral, “através de habilidades que os próprios participantes já traziam, desenvolvemos o experimento mesclado de canto, jogo de capoeira, música e interpretação”.

Na formatura, eles apresentarão a música Raridade, de Anderson Freire, sendo que um detento estará no viola e outro na percussão. O trabalho foi desenvolvido em quatro ensaios e ainda envolve toda uma movimentação corporal.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca a importância da parceria com a o CDP como forma de levar cultura e educação para os presos. “Essa é uma parceria salutar e esperamos levar muito mais cultura para essa população”.

 

Jornada

A Jornada da Cidadania é um evento que abre as portas da unidade prisional para a sociedade civil e entidades parceiras. Ela será realizada das 9h às 16h, quando serão realizados um mutirão de atendimentos nas áreas da saúde, da cidadania e do judiciário.

No dia, irá ocorrer a formatura de 30 detentos que concluíram o curso do PET (Programa de Educação para o Trabalho e Cidadania). A cerimônia acontecerá no período da manhã e irá contar com beca e outras formalidades comuns à ocasião.

À tarde, o grupo “Contadores de Histórias” da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) irá levar entretenimento à população carcerária por meio de histórias, lendas e causos. Dois atores irão falar sobre aspectos da vida caiçara de forma divertida e descontraída.

No quesito cidadania, estão previstos a expedição de mais de 400 documentos entre RGs, CPFs e Certidões de Nascimento para os presos provisórios.

Uma exposição de 35 telas (22,5 x 16,5 cm) pintadas pelos próprios reeducandos irá compor parte do cenário da Jornada.  Ao final do evento, convidados serão presenteados com as pinturas.

 

Cronograma de atividades

9h às 16h – Confecção de RGs, CPFs e Certidão de Nascimento

9h às 16h – Apresentação dos trabalhos dos reeducandos – curso do PET

 

Pavilhão de Trabalho

9h – Cerimonial de Abertura

10h – Teatro – Fundacc

10h45 – Formatura dos alunos do curso de PET

13h30 – Palestra – Qual é o seu Fruto – Funap

14h30 – Workshop Fundacc

 

Pavilhão Escolar

9h – Palestra Caef

9h às 12h – Palestra “Apresentando projeto pinturas em telas” – Fundacc

9h às 16h – Atendimento de saúde, exames específicos como aferição de pressão arterial, glicemia, entre outros

10 às 16h – Atendimento Jurídico

13h30 – Contadores de Histórias – Fundacc

14h30 – Palestra Narcóticos Anônimos

14h30 – Palestra “DST/AIDS”

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP
Prefeitura de Caraguatatuba realiza palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou nessa quarta-feira (13) uma palestra sobre o Programa CACAU SP. O evento, realizado no auditório do Parque Natural Municipal Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, reuniu cerca de 20 produtores agrícolas e engenheiros agrônomos da Coordenadoria

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 13/03/2024
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira
Fundacc e Pontos MIS realizam oficina de adaptação de texto para roteiro audiovisual nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (20), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e o Pontos MIS, oferece gratuitamente a Oficina Quem conta um conto aumenta um ponto, com Raphael

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
1
Prefeitura abre inscrição para palestra de sensibilização do Programa CACAU SP

Caraguatatuba receberá uma palestra sobre o Programa CACAU SP na próxima quarta-feira (13/3), às 9h. Liderado pela equipe Regional de São José do Rio Preto no Parque Natural Municipal Juqueriquerê, a ação é fruto de uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e a Prefeitura de Caraguatatuba,

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/03/2024
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros
Após chuvas, Prefeitura intensifica serviços de limpeza e Bota-fora nos bairros

Após vários dias de chuvas fortes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), intensificou esta semana os serviços de limpeza e operação Bota-fora em diversos bairros. No Morro do Algodão, região Centro/Sul, as equipes já trabalham com as roçadeiras para, em seguida, fazerem a varrição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 25/03/2024