Pesquisar No Site

Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba explica sobre as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal

as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal (4)
Secretaria de Meio Ambiente de Caraguatatuba explica sobre as vantagens de cadastramento para o pescador artesanal

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, explica sobre as vantagens que o pescador artesanal da cidade pode usufruir a partir de seu cadastramento em instituições oficiais.

As vantagens de cadastramento para o pescador artesanal (Fotos: Cláudia Ottini)

De acordo com Ronaldo Cheberle, Oceanógrafo e Diretor Consultivo de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a secretaria por meio de infra-estrutura como entrepostos, fomenta a comercialização do pescado proveniente da pesca artesanal no município. Outro benefícios também são oferecidos como, o subsidio ao transporte de gelo, apoio e participação em eventos municipais, capacitação pra boas práticas de manipulação de alimentos, auxilio no período de defeso do camarão, além da parceria com a Colônia de Pescadores para a orientação sobre as legislações vigentes e para a emissão de documentação da categoria.

Contudo, para utilizar a infra-estrutura disponível, o pescador precisa primeiramente estar caracterizado como pescador artesanal, comprovado por meio de documentação federal, conforme prevê a legislação (carteira de pesca), podendo desta forma, efetuar seu cadastro na Secretaria, nas Associações de Pescadores Artesanais ou na Colônia de Pescadores Z8.

Entrepostos:

A Prefeitura, em parceria com as associações, disponibiliza a infra-estrutura dos entrepostos para a comercialização da produção dos pescadores artesanais do município. Os Entrepostos de pescados, servem para a comercialização da produção dos pescadores do município.

A permissão de uso dos boxes é realizada anualmente atendendo critérios legais pré-estabelecidos por meio de um chamamento público realizado pela Prefeitura, existindo uma comissão de análise das documentações, de acordo as disposições da Lei Municipal.

Em Caraguatatuba existem quatro Entrepostos de Pescados: Entreposto de Pescado da Tabatinga, Entreposto de Pescado da Cocanha, Entreposto de Pescado do Camaroeiro e Entreposto de Pescado do Porto Novo, todos vinculados às comunidades tradicionais de pescadores artesanais dessas localidades.

De acordo com Marcel Giorgeti, secretário da pasta,  um dos principais objetivos é apoiar as comunidades tradicionais buscando melhorias para os pescadores, desenvolvendo e implementando políticas públicas de maneira legal, com ampla transparência e participação dos setores envolvidos

Segundo ele,  a pesca artesanal é caracterizada pela mão de obra familiar, com embarcações de pequeno porte ou sem embarcações, podendo também ser realizada com parceiros que dividem a produção, denominados ‘meeiros’.

Esta modalidade, ainda de acordo com Giorgeti,  atende principalmente o mercado local sendo voltada a subsistência de quem a realiza. As embarcações utilizadas, devido a sua autonomia e aos limites impostos pela Capitania dos Portos/Marinha do Brasil, costumam trabalhar próximas a costa.

Vale destacar,  que em Caraguatatuba não existem registros de embarcações industriais ou acima de 20 AB (Arqueação Bruta).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril
Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo iniciam dia 1º de abril

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nos dias 1, 2 e 3 de abril as Audiências Públicas de Revisão do Plano Diretor de Turismo da Estância Balneária de Caraguatatuba (PDTur). As Audiências Públicas são necessárias para ouvir a população, de forma que o PDTur consiga abranger os segmentos turísticos e as

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/03/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo
Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 agita Caraguatatuba neste domingo

Caraguatatuba recebe a 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 neste domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. São esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e competidores de todo o Litoral Norte, Vale do Paraíba e capital paulista. Os participantes poderão vivenciar as disputas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 11/04/2024
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança
“De Ponta a Ponta” comemora Dia Internacional da Dança

Para comemorar o Dia Internacional da Dança, lembrado em 27 de abril, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza “De Ponta a Ponta – Mostra de Dança Itinerante” para promover e reunir os grupos artísticos da nossa região em diversas apresentações gratuitas. “De Ponta a Ponta – Mostra

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024
Caraguatatuba recebe 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024

A 1ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu 2024 chega a Caraguatatuba no dia 14 de abril, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 8h. As inscrições ainda estão abertas e devem ser concluídas até o dia 9. Este ano são esperadas 1.300 pessoas, entre público presente e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024